Voltar ao início

Você sabe o que é Phishing?

Você sabe o que é Phishing?

Você sabe o que é Phishing?

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

Estar bem informado é o primeiro passo para saber identificar um golpe cibernético e não cair na mão de criminosos. Entenda o que é Phishing e como proteger seus dados.

O que é Phishing e como funciona?

O golpe, conhecido como Phishing, é uma prática utilizada por cibercriminosos que tem como objetivo roubar informações confidenciais das pessoas — como senhas, CPF e até mesmo números de contas bancárias.

O golpista geralmente cria um site ou e-mail falso, se passando por uma organização de confiança. Hoje existem até páginas falsas nas redes sociais que fingem ser de outras empresas.

O texto encaminhado pelos criminosos, seja no e-mail, ou no site falso, tem como objetivo convencer a vítima a clicar em um link, baixar um arquivo, enviar informações ou até mesmo efetuar algum tipo de pagamento.

No caso dos golpistas que tentam roubar informações de clientes de corretoras, o cibercriminoso geralmente busca levar o investidor a clicar em uma página falsa que é semelhante a página oficial da empresa.

Logo, ao fazer o login, a vítima poderá estar fornecendo seus dados aos criminosos. Por isso, é muito importante verificar se a página que está entrando é realmente a da corretora, ou da empresa que deseja.

Além disso, é preciso estar sempre atento aos e-mails que recebe. Se achar algo suspeito, entre em contato com a empresa para verificar se a mensagem que recebeu foi encaminhada por ela, e lembre-se de não clicar em nenhum link sem ter certeza que é confiável.

A Ripio se preocupa com a segurança de seus clientes. Trabalhamos diariamente para manter a nossa plataforma livre de qualquer tipo de risco ou ameaça. E – modéstia à parte – temos feito um excelente trabalho.

Porém, existe uma variável que não conseguimos controlar: o usuário. Tão importante quanto a segurança e robustez da exchange, é a forma como os clientes cuidam das suas próprias informações de segurança, como senhas e códigos de 2FA. Por isso, é essencial que você saiba cuidar de seus dados.

Para te ajudar a entender um pouco melhor, fizemos esse vídeo que explica sobre esse golpe que infelizmente é comum no Brasil e no mundo. É um vídeo bem simples, de apenas dois minutos, mas muito importante. Veja com atenção e aprenda a se proteger!

Dicas para que sua conta fique segura

Agora que você entendeu como funciona o golpe, confira algumas dicas para se proteger:

  • Nunca forneça a sua senha para outras pessoas, nem deixe anotada em algum lugar que outros consigam ter acesso.
  • Evite que sua senha de acesso à corretora seja igual a de seu e-mail. Isso porque se houver algum vazamento de informações, como a divulgação da senha de e-mails, caso ela seja a mesma da sua conta, isso poderá colocar suas criptomoedas em risco.
  • Crie uma conta de e-mail exclusiva para acessar a BitcoinTrade. Isso dificulta o trabalho de hackers.
  • Por último, guarde em um local seguro a sua chave manual e de recuperação do seu código de 2FA.

O código 2FA, ou seja a Verificação em Duas Etapas (2FA), exige que duas etapas sejam concluídas para que você consiga finalizar uma compra, venda ou transferência de criptomoeda.

Dessa maneira, caso a sua senha seja descoberta, nenhuma pessoa conseguirá fazer transações em sua conta, isso porque será necessário ter o código de segundo fator.

Se possui mais alguma dúvida, não tem problema! Entre em contato com os nossos canais oficiais. Teremos o maior prazer em atendê-lo:

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.