Uma das maiores vantagens do Bitcoin e criptomoedas frente aos mercados tradicionais é a flexibilidade que o usuário tem de negociar conforme lhe convir. 

No início era mais comum a negociação direta entre os usuários, conhecido como p2p, ou Pessoa para Pessoa. Aos poucos foram sendo criadas as exchanges, equivalente às corretoras do mercado tradicional. 

Existem outras formas de negociação, especialmente quando envolvem valores mais altos. Imagine tentar vender 20 BTCs em algum livro de ordens? Por maior que seja a liquidez de sua exchange, esta tarefa poderá levar muito tempo ou ter um impacto grande no preço.

A partir desta demanda de grandes clientes, muitas vezes institucionais, os fundos de investimento e gestores de grandes fortunas, surgiu o serviço de OTC (Over the Counter) – Mercado de Balcão.

Mas afinal, qual o impacto deste tipo de negociação no mercado? Existe alguma demanda constante de compra ou venda? É possível aproveitar este fluxo para comprar mais barato?

Mercado de Balcão tradicional

Na Bolsa de Valores, alguns ativos menos líquidos são registrados para negociação em um mercado distinto, no qual as regras para listagem são mais brandas, há uma maior flexibilidade para as modalidades de negociação, além de possibilitar exigências anteriores aos participantes.

É comum ver negociações de debêntures, os títulos de renda fixa emitidos por entidades privadas, cotas em fundos de investimento, direitos e recibos de subscrição, certificados de recebíveis, e até mesmo ações de empresas com menor liquidez.

Devemos sempre ter em mente que independente da forma de negociação, no mercado tradicional existe a figura do agente intermediário, usualmente uma corretora de valores ou instituição financeira registrada, além da Bolsa de Valores, onde são registrados os negócios.

A negociação nas exchanges

Tela de negociação da BitcoinTrade

Algo que poucas vezes é levado em conta no mercado p2p é a ausência de processos de prevenção à lavagem de dinheiro. Ao atuar como intermediador dos negócios, a BitcoinTrade tira este risco das mãos dos clientes. Isto é possível pois dispomos de um padrão rígido de KYC – Conheça seu Cliente.

Na forma de negociação direta, os usuários ficam diretamente expostos ao envolvimento com valores de origem duvidosa, que é inclusive passível de multas ou até mesmo confisco.

Mercado OTC das exchanges

Buscando mitigar este problema na execução de ordens maiores, criou-se um Mercado de Balcão nas exchanges e em alguns agentes especializados, como custodiantes e empresas que intermediam empréstimos colateralizados de criptomoedas.

Tenha em mente que não é apenas o investidor do varejo que utiliza as criptomoedas para armazenar valores ou realizar pagamentos internacionais. Já é possível adquirir produtos, serviços e softwares pela internet realizando pagamento em criptomoedas, ou através da aquisição de gift cards, os vale-presentes.

É possível que em alguns momentos a demanda no Brasil seja maior na compra, levando o mercado para negociação num nível mais alto que o internacional. O inverso ocorre quando há uma pressão vendedora de Bitcoins na moeda brasileira.

Como monitorar este movimento?

Não há uma regra quanto à necessidade de registro destas negociação de OTC nos livros de ordens das exchanges. Por este motivo é tão difícil medir o tamanho deste mercado. 

No entanto, este prémio (ou desconto) criado pela pressão adicional pode ser medido comparando-se o preço do Bitcoin no Brasil à cotação internacional em Dólares ou Euros.

Monitor do Ágio no Brasil – fonte: Portal do Bitcoin

Quando esse ágio está negativo, significa que está mais barato neste momento comprar Bitcoin no Brasil em relação à cotação internacional. Este ágio negativo é um forte indicador de movimentos venda nas mesas de OTC.

É importante ressaltar que este não é um indicador de compra ou venda, apenas uma sinalização de que em determinado momento está ocorrendo uma pressão maior na venda ou compra em relação ao mercado internacional.

Os movimentos de preços são ditados pela soma dos mercados ao redor do mundo, e atualmente, os valores negociados na moeda brasileira não são relevantes na formação de preço global.

Sabia que já é possível comprar na Amazon utilizando Bitcoin? Neste outro artigo explicamos a diferença entre o dinheiro virtual e as moedas fiduciárias.


Sugestão: cadastre-se na BitcoinTrade e aproveite para construir uma carteira de investimentos diversificada neste momento de incerteza. Clique aqui para conhecer nosso serviço de OTC para grandes volumes.