Voltar ao início

O que é Ethereum? Conheça a moeda virtual!

O que é Ethereum? Conheça a moeda virtual!

Conheça a moeda alternativa ao bitcoin. Saiba o que é e como comprar ether e os motivos do que tem tornado essa moeda virtual uma das mais fortes no mercado econômico digital.

Santiago Juarros
Content Analyst
20/9/22

As criptomoedas têm ocupado cada vez mais espaço no mercado financeiro, chamando atenção de pequenos, médios e grandes investidores. Nesse meio, o Bitcoin é a moeda virtual mais conhecida, mas várias outras estão surgindo e se destacando pela alta valorização.

Neste post, você vai descobrir o que é Ethereum e Ether, uma das criptomoedas mais comentadas atualmente. Além de entender os conceitos e as particularidades da plataforma e da sua respectiva moeda, você vai entender as diferenças em relação ao Bitcoin e os benefícios que estão atraindo o interesse de novos investidores.

Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra!

O que é Ethereum?

Ethereum é uma plataforma que utiliza a mesma tecnologia do Bitcoin, mas também vai além e alcança outros meios, não se limitando ao sistema monetário. Ou seja, o Ethereum é uma plataforma aberta, também chamada de Open Source, que está direcionada para a criação e distribuição de aplicações descentralizadas. Elas estão integradas com sistemas financeiros, jogos, sistemas sociais, entre outros.

Isso significa que a plataforma utiliza a tecnologia Blockchain para questões que ultrapassam o setor financeiro, mudando completamente a forma como acontece o relacionamento com instituições. Para você ter uma ideia, o sistema é tão complexo e inteligente que poderia facilmente eliminar todas os funcionários e procedimentos de validação em instituições, banindo processos burocráticos e acabando com problemas atrelados à corrupção, por exemplo.

Assim, no conceito trazido pelo Ethereum, o trabalho humano pode ser substituído por códigos de programação e máquinas que realizam o serviço de forma conjunta. Isso o torna seguro, eficiente e reduz o risco de adulterações. Com a difusão e ampliação do Ethereum, instituições como cartórios, por exemplo, seriam desnecessárias.

Dentro da plataforma, a moeda utilizada é o Ether, que é uma criptomoeda assim como o Bitcoin. É possível encontrá-la nas corretoras pela sigla ETH. Vale lembrar que muitas pessoas confundem o Ethereum com o Ether, entretanto, o primeiro termo refere-se à plataforma e não à criptomoeda.

Quais as diferenças entre Ethereum e Bitcoin?

Sem dúvida estamos falando das duas criptomoedas mais famosas atualmente. O Bitcoin foi pioneiro e abriu caminho para a criação de diversas outras moedas virtuais. Algumas pessoas defendem a ideia de que o Ethereum é uma “evolução” do Bitcoin já que oferece funções diferenciadas.

No entanto, o Bitcoin é uma moeda virtual enquanto a Ethereum é uma plataforma tecnológica alimentada pela criptomoeda Ether. O Bitcoin é a principal moeda do mundo, o Ether é a segunda maior.

Embora as plataformas sejam parecidas, uma das principais diferenças está no estrondoso crescimento a curto prazo da moeda oriunda do Ethereum. Além da diferença na valorização, o tempo de transação também varia entre elas. Enquanto a transação da pioneira leva aproximadamente 10 minutos, transações com Ethereum costumam demorar cerca de 20 segundos para serem efetivadas.

Outra diferença está no limite de moedas virtuais a serem geradas, a Ethereum não possui limitação, diferentemente do Bitcoin.

Quais os benefícios do Ethereum?

Inúmeros são os benefícios na utilização da plataforma Ethereum e no investimento nessa nova moeda virtual. Grande parte deles já está exposta na própria comparação com relação ao Bitcoin.

Além deles, podemos destacar a versatilidade do mercado e o conceito de que os seus investimentos devem ser variados, oferecendo maior segurança e estabilidade para a sua carteira de investimentos. Além disso, a moeda é de fácil compra e venda, o que facilita no momento de realizar transações.

Investir em moedas virtuais é uma realidade e deve ser encarada como uma oportunidade de estar presente nas mudanças de mercado, participando ativamente das soluções tecnológicas e inovadoras disponíveis para consumo.

Agora que você já sabe o que é Ethereum, que tal aprofundar os seus conhecimentos? Acesse o nosso artigo que ensina como transformar moeda virtual em dinheiro vivo. Até a próxima!