Você sabe como o valor do Bitcoin é calculado? Aprenda agora!

Negociar Bitcoins tem se mostrado uma opção muito interessante. Os lucros obtidos com as variações de preço são grandes e atraem investidores. Mas as oscilações recentes no mercado também trazem dúvidas ao investidor iniciante. Uma delas é como o valor do Bitcoins é calculado, assunto abordado neste post.

O Brasil é um dos países mais afetados pela disparidade entre oferta e demanda. O mercado brasileiro de Bitcoins está amadurecendo, e com isso as negociações em exchanges tendem a ocorrer de maneira mais fluida.

O valor de cada Bitcoin é determinado pelo mercado, resultando da barganha de donos da moeda e de interessados na compra. A negociação ocorre em uma exchange, que funciona como uma casa de câmbio. Nela, são listados os valores oferecidos para compra e venda. Quando esses valores se encontram, ocorre a negociação.

Diversos fatores influenciam nos valores apresentados nas negociações, mas alguns são claramente mais relevantes. Confira abaixo alguns deles.

Oferta e demanda

A lei da oferta e demanda é o fator fundamental para a determinação de preços de qualquer bem ou ativo. Portanto, não há como escapar dela ao buscar entender como o valor do Bitcoin é calculado.

A produção de Bitcoins é estável e tem um limite claro. Cerca de 21 milhões de moedas estarão disponíveis até o ano de 2140. É possível dizer, então, que a oferta de Bitcoins é estável.

Sendo assim, o preço do ativo é determinado majoritariamente pela sua demanda. Ela varia de acordo com a busca das pessoas por Bitcoins. Quanto maior o interesse, maior o preço diante de uma oferta estável.

Quantidade de novos investidores

Com uma análise nas redes, é possível determinar o fluxo de criação de novas carteiras de Bitcoins. Isso também deve ser levado em conta por quem quer saber como o valor do Bitcoin é calculado.

A criação de novas carteiras é um bom indicador de quantos novos investidores entrarão nesse mercado. Isso gera expectativa de maior demanda em um futuro próximo e leva quem já está no mercado a pagar mais pela moeda.

Aceitação da moeda

O Bitcoin funciona como ativo e como moeda, e esses usos dependem da sua aceitação no dia a dia. O Bitcoin é aceito cada vez mais como meio de troca, o que garante maior utilidade e demanda.

O seu uso como investimento também se consolidou. Cada vez mais os investidores buscam no Bitcoin uma possibilidade de proteção contra crises e de grande rentabilidade.

Mudanças no mercado

Falando em crises, grandes variações em outros mercados podem influenciar a cotação do Bitcoin. Isso porque essas mudanças podem alterar os fatores que importam na hora de pensar como o valor do Bitcoin é calculado.

Até o momento, as características do Bitcoin têm levado a uma maior procura por essa moeda em situações de crise. Esse fato está relacionado com a aceitação internacional da moeda e a garantia de oferta limitada.

Os fatores apresentados são os mais relevantes. Eles mostram a dinâmica da busca pela moeda e são aplicados na fórmula de como o valor do Bitcoin é calculado. Ao entender esse mecanismo, é possível prever variações futuras e lucrar com isso.

Gostou do nosso conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Quer dar uma sugestão? Deixe um comentário no nosso post! Ficaremos felizes em respondê-lo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.