Adquirir Bitcoins é uma tarefa descomplicada. Hoje, qualquer pessoa que tenha interesse em se tornar um investidor e comprar moedas virtuais, pode fazê-lo através de plataformas de trade, inclusive utilizando cartão de débito e crédito. Mas, a grande dúvida de quem está entrando para o mundo das moedas virtuais é como fazer o processo inverso, ou seja, converter Bitcoin em real, ou seja, bitcoin em reais ou outra moeda internacional.

Antes de começarmos o processo de btc para real, é muito importante que o investidor entenda como funciona esse processo, além de conhecer as vantagens e desvantagens atreladas a ele. A grande questão relacionada à transformação de moeda virtual em dinheiro é o custo. Se você quiser “trocar” suas moedas virtuais, deverá ter em mente que será necessário pagar algumas taxas, que podem variar de acordo com o método utilizado, ou seja, o cambio bitcoin (explicaremos isso de forma mais detalhada adiante).

Nesse sentido, a avaliação acerca da vantagem ou não de realizar a transformação dependerá das taxas cobradas no momento em que será feita a operação e da sua real necessidade de realizar este procedimento.

Neste artigo apresentamos um passo a passo simples para converter bitcoin em real. Ao final, você conhecerá quais são as outras formas possíveis de utilizar o seu Bitcoin como dinheiro.

Acesse a sua carteira Bitcoin

Para trocar o Bitcoin por dinheiro, o primeiro passo a ser dado pelo investidor é acessar a sua carteira virtual (bitcoin wallet) e verificar o seu saldo. Essa informação é atualizada diariamente em razão da variação na cotação da moeda.

Em alguns casos, para que essa transação seja feita, é exigida a existência de um saldo mínimo, que varia de acordo com a carteira utilizada. Como existem inúmeras delas disponíveis no mercado, é necessário avaliar quais são as regras e procedimentos adotados pela que você utiliza.

Verifique quanto quer transferir

Com as informações sobre o seu saldo em mãos, o próximo passo é a definição acerca da quantia que você deseja transformar em dinheiro.

Vale lembrar que é necessário estar atento às regras quanto ao valor mínimo e ao valor máximo disponíveis para a transação. Essa informação pode variar, por isso fique atento às regras aplicáveis ao seu caso.

Acesse a conta

Após definir qual será o valor transferido, é necessário acessar a sua conta e selecionar a opção de depósito em dinheiro usando Bitcoins.

Vale destacar que nessa etapa da transação será cobrada uma taxa que tem diversas variantes, por isso dependerá da carteira que você utiliza. Atualmente, o mercado oferece diversas opções, entretanto é necessário ficar atento para escolher empresas reconhecidas pela sua atuação no mercado de moedas virtuais.

Efetive a transferência

Após preencher as informações solicitadas pelo site e informar o valor transacionado, o dinheiro será transferido da carteira Bitcoin para o usuário, de acordo com os parâmetros previamente definidos.

Vale destacar que, após escolher o valor da transação, não é possível alterá-lo. Essa característica está ligada à própria tecnologia utilizada pelo Bitcoin e à segurança de suas operações.

Outras formas de transformar Bitcoin em real

Além de realizar um pedido através da sua conta, há outros meios de transformar Bitcoin em real. Entenda um pouco mais sobre cada conversor de bitcoins e o seu funcionamento:

Bitcoin ATM

Bitcoin ATM é um caixa eletrônico, igual aquele que você utiliza nas instituições bancárias, com a diferença que ele opera com a compra e saque das moedas virtuais diretamente da carteira do usuário.

Alguns modelos de ATM oferecem opções de compra e venda de outras moedas virtuais além do Bitcoin. O processo é bem simples e muito parecido com os caixas eletrônicos tradicionais. O usuário realiza a solicitação de saque, envia as moedas virtuais para a máquina e a mesma oferece o pagamento em espécie, ou seja, transformar bitcoin em real.

O valor disponível no ATM será compatível com a moeda do país, ou seja, no Brasil o pagamento será feito bitcoin em reais, nos Estados Unidos em dólar, e assim por diante.

Atualmente, existem cerca de 2.500 caixas eletrônicos de criptomoedas espalhados pelo mundo. No Brasil, o único registro de localização do Bitcoin ATM é na cidade de São Paulo/SP.

Vendas P2P

Outro meio de converter Bitcoin em real é através de negociações de vendas feitas de pessoas para pessoa.

Muitos usuários e detentores da moeda virtual realizam negociação por intermédio de plataformas como o Mercado Livre e Paypal. Todavia, é importante destacar que esse tipo de método de compra e venda de moedas virtuais não é totalmente seguro. Por isso, recomendamos que o usuário só faça este tipo de negociação se sentir confiança.

Empresas que aceitam Bitcoin como forma de pagamento

Outra forma de transformar a sua criptomoeda em dinheiro é utilizando a moeda para compra e produtos ou serviços diretamente no comércio. Atualmente, muitas empresas têm aderido às moedas virtuais como forma de pagamento, sem exigir intermediação para conversões.

As pioneiras nesse tipo de iniciativa foram as lojas virtuais e hoje são elas que se destacam na categoria forma de pagamento. Entretanto, tem aumentado significativamente o número de estabelecimentos físicos que já aceitam o Bitcoin como forma de pagamento.

Para localizar onde estão esses estabelecimentos, o usuário pode acessar o site da CoinMap que, além disso, traz inúmeras informações sobre meios de pagamento através de Bitcoins.

Como você pode ver, a expansão e popularização do Bitcoin tem garantido a facilitação na compra, venda e transformação da criptomoeda em dinheiro. Isso demonstra que o processo de crescimento e de investimento em moedas virtuais é uma crescente que tende a ganhar cada vez mais adeptos, se popularizando ainda mais pelo mundo.

A definição acerca da viabilidade e da vantagem de realizar a transformação do Bitcoin em dinheiro, variará muito de acordo com as taxas cobradas e com os objetivos do investidor. Assim como qualquer outro meio de investimento, a cotação da moeda varia diariamente e esse fator pesa na decisão e na análise da vantagem acerca da sua compra e venda.

A nossa dica para quem está em dúvida é buscar conhecer o mercado das moedas virtuais, investindo em conteúdos relevantes desenvolvidos por empresas especialistas. Além disso, é importante buscar dados e notícias veiculados por sites especializados em economia e investimentos.

Quer ajudar outras pessoas a aprenderem como transformar Bitcoin em real? Compartilhe este post nas redes sociais!