Voltar ao início

Uniswap: como funciona uma exchange descentralizada?

Uniswap: como funciona uma exchange descentralizada?

Uniswap: como funciona uma exchange descentralizada?

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

Quando pensamos em corretora de ativos digitais, ou exchange, a lógica é a conversão de criptomoedas em dinheiro. No entanto, esta tecnologia trouxe um novo formato de “dinheiro digital”, permitindo compras e vendas sem saques e depósitos bancários.

O segredo? As moedas lastreadas em dólar, conhecidas como stablecoins. Ao manter reservas equivalentes ao montante emitido, esses ativos digitais têm sua cotação muito próxima à moeda norte-americana.

Portanto, o nascimento das exchanges descentralizadas, ou DEX, é uma evolução natural deste mercado que nasce sem um coordenador central. Ou seja, seus usuários conseguem fazer trocas entre criptoativos de forma autônoma, coordenada pelos contratos inteligentes, ou smart contracts.

Confuso? Calma, a gente te explica o que é a Uniswap, e como essa DEX está revolucionando o mercado de transações digitais.

O que é Uniswap?

Uniswap é um programa de código-fonte aberto, ou seja, qualquer um consegue analisar as linhas do protocolo. Esta aplicação foi originalmente desenvolvida no banco de dados descentralizado da Ethereum, porém atualmente passou a integrar outras blockchains.

Ao contar com a tecnologia dos contratos inteligentes, os smart contracts, a Uniswap consegue funcionar sem um servidor central, e sem possibilidade de censura. Desse modo, qualquer usuário com uma carteira digital de ativos (wallet) compatível consegue interagir com a exchange.

Importante: ao contrário das corretoras tradicionais, a Uniswap não trabalha com conta bancárias, portanto somente criptoativos são transacionados.

Como funcionam os smart contracts?

Essa invenção ganhou fama com o lançamento da criptomoeda Ethereum, atualmente a segunda maior em capitalização de mercado. Ao adicionar uma camada adicional ao banco de dados blockchain, possibilitou que a própria rede de usuários se encarregasse de executar linhas de código computacional.

Conhecido como Ethereum Virtual Machine (EVM), ou “Máquina Virtual”, essa ferramenta torna impossível que alguma entidade censure transações. Ao registrar todas as operações na rede, as movimentações passam a ser públicas e auditáveis.

Além disso, a linguagem de programação garante que o “combinado” nesse contrato virtual seja seguido. Desse modo, a aplicação descentralizada, no caso a Uniswap, assegura que ambos os participantes recebam seus criptoativos na troca.

Diferenciais da Uniswap

Uma das inovações da Uniswap é o uso das cooperativas de liquidez, um grupo de usuários que deposita criptomoedas para dar liquidez à exchange. Em troca disso, os participantes dessas cooperativas recebem uma remuneração conforme a demanda por tais ativos digitais.

Esse conceito é conhecido como AAM, ou Automated Market Making, que basicamente é um formador de mercado controlado pelo próprio programa. O grande benefício é que não é preciso agregar um comprador e um vendedor de determinado par de criptoativos.

Através dessa cooperativa a Uniswap fornece as moedas para usuários que solicitam as trocas, cobrando uma taxa de corretagem pelo serviço.

Como fazer trocas na Uniswap?

  1. Criar conta em uma carteira digital (wallet) compatível, sendo a MetaMask a mais conhecida, porém não a única;
  2. Depositar moedas Ethereum (ETH) nesta carteira para pagar as taxas de confirmação na rede — disponível para negociação aqui na Ripio;
  3. Acessar o serviço através do site app.uniswap.org e autorizar a conexão com sua carteira MetaMask;
  4. Informar o criptoativo origem e quantidade a ser trocada;

O token de governança UNI

A exchange possui sua própria criptomoeda, na verdade, um criptoativo (token) responsável pela gestão da rede. Desse modo, seus detentores conseguem votar nas decisões sobre as taxas e entrada de novas cooperativas de liquidez, além de outras questões importantes.

Esse token UNI foi distribuído gratuitamente aos usuários do protocolo em setembro de 2020, e mais de 250 mil endereços da rede Ethereum participaram. Na época do lançamento o valor de mercado dessas 400 UNI era de 1.400 dólares. Em dezembro de 2021 essa mesma quantia de tokens vale 6.540 dólares, uma valorização de 367%.

Onde comprar Uniswap (UNI) no Brasil?

Comprar Uniswap (UNI) em Reais no Brasil é muito fácil, aqui na Ripio, e você pode abrir sua conta em menos de 5 minutos. Após depositar Reais através de TED ou PIX de uma conta bancária do mesmo CPF ou CNPJ cadastrado na plataforma, você pode comprar qualquer quantia a partir de R$ 10. Abra sua conta hoje mesmo e conheça mais essa novidade.

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.