Tipos de investimentos: descubra o mais indicado para o seu perfil

Investir é empolgante para muitas pessoas. Avaliar as melhores aplicações, agir no tempo certo, correr riscos (ou não) e, evidentemente, obter retornos financeiros. Tudo isso faz parte da vida de um investidor e pode ser uma rotina fascinante, se você souber aproveitá-la.

Para isso, é fundamental conhecer os tipos de investimentos mais adequados ao seu perfil. Há opções mais ou menos arriscadas, com maior ou menor liquidez. Vai depender das suas escolhas. Neste post, vamos ajudar você a conhecer algumas opções, inclusive a aplicação mais entusiasmante de 2017, o Bitcoin. Confira!

Tipos de investimentos para ficar de olho

Fundos de investimento

Os fundos de investimento concentram um grupo de investidores com o mesmo objetivo: aplicar recursos no mercado financeiro. Assim, o volume investido é maior, favorecendo negociações e rentabilidade.

Cada integrante do fundo é chamado de cotista, isso porque o montante das aplicações é dividido em cotas. Os recursos são administrados por um gestor, que será responsável por buscar as melhores condições de investimento.

A rentabilidade dos fundos depende dos ativos que compõem a carteira de investimentos.

Clubes de investimento

Os clubes de investimento são grupos de investidores (apenas pessoas físicas) que aplicam recursos no mercado de capitais. São formados por, no mínimo, três e, no máximo, 50 integrantes.

A estrutura de um clube de investimento é mais simples do que a de um fundo. Isso porque há menores exigências. Não é obrigatório, por exemplo, o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No entanto, assim como ocorre com os fundos, o rendimento dependerá da configuração dos investimentos.

Imóveis

O investimento em imóveis requer uma aplicação elevada, mas é preciso estar atento para o fato de que a liquidez é baixa. Se a aquisição for feita com o objetivo de formar um patrimônio para obter ganhos com valorização, o comprador precisa ser paciente e não pode depender do retorno financeiro a qualquer momento.

Há, ainda, a chance de utilizar o imóvel para locação. Dessa forma, se obtém uma renda mensal adicional. Ainda assim, é preciso ter em mente que a liquidez permanece sendo baixa, já que depende da demanda de locadores.

Em 2017, o valor dos imóveis sofreu retração de 3,3%.

Ações

Quando você adquire ações, está apostando no sucesso (valorização) das empresas de capital aberto. Por isso, é importante acompanhar os movimentos do mercado e o desenvolvimento dos segmentos econômicos e das companhias para operar da maneira mais eficiente.

A vantagem é que você pode comprar e vender ações de acordo com suas necessidades e expectativas. Ou seja, a liquidez é diária. Quem investiu na bolsa em 2017 deve ter atingindo uma rentabilidade média de 27%, que foi o percentual no ano.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público e se destaca entre investimentos de renda fixa. Existe a possibilidade de adquirir títulos pré ou pós-fixados, no entanto, você sempre saberá o retorno que será obtido. A liquidez é diária, mas vale observar que seu retorno será dado pela negociação do título no dia do resgate, caso ocorra antes do prazo previsto.

Em média, os títulos do Tesouro Direto atingiram uma rentabilidade de 11% em 2017.

Bitcoin

O investimento em criptomoedas está em evidência e ganha cada vez mais força como aplicação financeira. A aceitação da moeda digital como forma de pagamento também está em evolução, o que aumenta a rentabilidade. Em 2017, a alta na cotação do Bitcoin foi de 1.300%.

O comprador pode adquirir um Bitcoin ou frações da moeda e também pode vendê-las a qualquer momento. Na prática, funciona como qualquer investimento em moeda. A diferença é que, nesse caso, não há o valor em espécie. Tudo ocorre no ambiente digital, desde a composição da carteira até as operações de compra e venda, que são intermediadas pelas exchanges.

Tipos de investimentos que oferecem maiores perspectivas de retorno são também os que mais se ajustam aos investidores agressivos, mais dispostos a correr riscos. Investidores mais conservadores ou de perfil moderado buscam a previsibilidade. Em todos os casos, a melhor decisão é diversificar a carteira de investimentos.

Você está refletindo sobre a alta valorização do Bitcoin? Fique por dentro das novidades sobre criptomoedas seguindo a gente no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"