Voltar ao início

Shiba Inu: o que é e qual o valor

Shiba Inu: o que é e qual o valor

Agora você já pode negociar Shiba Inu, além de enviar e receber de sua carteira na Ripio. SHIB é uma das criptomoedas memes mais famosas do mercado.

Luana Miyuki
Content Analyst
28/7/22

Uma das características mais fascinantes do universo cripto é a possibilidade de expansão dos tokens atrelados a ele. As memecoins, por exemplo, podem até ter surgido como uma mera brincadeira de internet, mas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. E a Shiba Inu (SHIB) é uma delas!

A moeda surgiu em 2020, impulsionada pelo sucesso da Dogecoin (DOGE) – a primeira criptomoeda-meme do mercado. O seu valor de mercado atingiu US$ 51 milhões em janeiro de 2021, fazendo-a figurar no ranking das 10 criptos mais valiosas do mundo.

Entenda como essa memecoin se tornou um fenômeno e quais cuidados tomar antes de investir em ativos do tipo. 

O que é Shiba Inu (SHIB)?

A SHIB é uma memecoin, ou seja uma criptomoeda-meme originada de algum contexto específico da internet. O exemplo mais conhecido desse mercado é a DOGE, que se tornou um fenômeno instantâneo desde que foi lançada.

A moeda foi criada em agosto de 2020 pelo padrão de token ERC-20. Ela é geralmente usada para fins especulativos e em contextos específicos dentro da blockchain da Ethereum. 

A SHIB tem um fornecimento limitado de 1 quatrilhão de unidades, sendo que 50% deles foram queimados ou doados para instituições de caridade. Já a DOGE pode ser emitida de maneira ilimitada. 

Como a Shiba Inu (SHIB) funciona?

De acordo com o white paper do projeto, a SHIB foi criada como moeda teste para aferir os limites das memecoins no mercado. A ideia era criar uma comunidade espontânea e descentralizada entre os usuários de criptomoedas, a fim de impulsionar a criação de outros ativos do tipo.

A Shiba opera dentro da blockchain da Ethereum e tem um funcionamento mais robusto que a DOGE. O seu projeto engloba ainda mais três tokens – SHIB, LEASH e BONE –, uma exchange descentralizada (DEX) e um mercado de arte NFT.

SHIB, DOGE e outros

A SHIB surgiu sendo chamada de Dogekiller (o assassino de DOGE), autodenominando-se o token que iria assumir a capitalização de mercado da DOGE e superá-la – o que aconteceu por um tempo.

Na verdade, existem várias moedas baseadas em cachorros fofos, como: Baby Dogecoin (BabyDoge), Jindo Inu (JIND), Alaska Inu (LAS), Alaskan Malamute Token (LASM), Akita Inu (AKITA), Up Dog (UPDOG) e Baby Shiba (BABYSHIBAINU), entre muitas outras. Algumas são consideradas scams ou golpes, e outras são simplesmente moedas.

Assim como outras memecoins, a SHIB é geralmente utilizada como estratégia de especulação e ainda como forma de diversificação de carteira, já que costuma ser baratinha. Os riscos, porém, são grandes e não podem ser ignorados na hora de avaliar se vale ou não a pena negociá-la.

A grande diferença é que as memecoins não procuram confundir um investidor que não possui muito conhecimento do mercado. Essas criptomoedas anunciam claramente os seus objetivos e projetos, mesmo que não os tenham. 

Ingresse no mundo NFT e no ecossistema DeFi

A SHIB não é só uma memecoin, mas também uma moeda baseada em sua comunidade. E, assim como qualquer outra criptomoeda, ela sofre oscilações em seu preço. A comunidade que se autodenomina Shiba Army é composta por holders de SHIB, e ela reage às notícias que envolvem criptomoedas, tecnologia, internet, redes sociais e questões de arte e cultura.

O token se aproximou da comunidade artística com projetos, entrando no mercado de NFTs. Existe até mesmo um pequeno ecossistema DeFi (finanças descentralizadas) em torno do ShibaSwap, uma exchange descentralizada (DEX) equivalente ao UniSwap, mas com seus próprios termos caninos para ações, como fornecer liquidez, fazer staking ou negociar tokens

Além disso, a SHIB foi encontrando a sua própria narrativa em torno do amor pelos cachorros, sustentada por um programa de arrecadação de doações para auxiliar Shiba Inus em situação de risco. O programa "Shiba Inu Rescue Association" (SIRA) fornece suporte financeiro para organizações de resgate de cachorros por meio de doações em criptomoedas, especialmente em SHIB. 

O processo de doação é simples: os usuários interessados em fazer uma doação precisam apenas enviar as suas criptomoedas para o endereço da carteira SIRA, que é fornecido no site oficial do projeto. Todo o valor arrecadado é convertido em moeda fiduciária e enviado para organizações de resgate de cachorros selecionadas pelo SIRA.

Conclusão 

A SHIB costuma ser negociada em estratégias de day trade, operações de curto prazo que costumam durar um único dia ou no máximo uma semana – como é o caso do swing trade. A chance de perder dinheiro é alta, por isso você deve se planejar para não gastar um montante essencial ao orçamento.

Você pode apostar nessa cripto como forma de diversificar a carteira, já que ela é mais barata quando comparada a outros ativos mais consolidados, como o BTC e o ETH. Ainda assim, é recomendável que o valor investido não ultrapasse grandes quantidades. 

Além de holdear SHIB, você também pode convertê-la em moeda fiduciária ou tradear em exchanges por outros tokens e criptomoedas.

A SHIB e outras memecoins são um atrativo à parte no mercado cripto. Para negociá-la com segurança é importante que você tenha um conhecimento mais avançado desse mercado e o auxílio de plataformas confiáveis e seguras de compra e venda. 

Você pode negociar Shiba Inu (SHIB) na sua conta da Ripio.