Provavelmente você já deve ter ouvido falar na expressão “comportamento do consumidor”. Mas você sabe o que isso significa? Em que aspecto ela influencia na sua vida e qual é a importância de entender o seu conceito?

Neste artigo, além de entender o que é o comportamento do consumidor e quais são os fatores que costumam influenciá-lo, você vai também vai ter acesso a um panorama completo sobre a relação entre ele, o mercado de Bitcoins e as mudanças que prometem transformar a forma como você se relaciona com o dinheiro. Acompanhe e entenda!

O que significa o termo comportamento do consumidor?

Comportamento do consumidor é uma expressão utilizada para determinar uma área que estuda como as pessoas e grupos de pessoas se relacionam, compram, usam e descartam produtos, serviços e mercadorias. Ele também se refere ao estudo das experiências utilizadas para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.

Desta maneira, o comportamento do consumidor é um conceito que determina as técnicas e formas de estudo de como acontece o processo mental de decisão de compra.

De forma geral, o início do processo ocorre com a necessidade ou desejo de compra. A partir deste momento, o indivíduo pode passar por várias etapas até chegar a efetiva finalização da compra.

Neste contexto, o comportamento do consumidor é a estratégia que busca compreender quais são os fatores, hábitos, comportamento e estímulos que podem interferir neste processo.

Tecnologia e comportamentos de consumo

Com o avanço da tecnologia e principalmente a popularização da internet, o processo de decisão de compra mudou significativamente, com isso, a compreensão sobre esta jornada de se tornou mais complexa. 

Alguns fatores que influenciam o processo de compra são a classe social, a faixa etária, as experiências anteriores, as motivações, os desejos e as angústias.

Mesmo não sendo um processo simples, compreender este comportamento é essencial. Tanto para quem é consumidor e quer entender de que forma acontece a sua vontade de comprar, até para quem é empresário e precisa conhecer estas informações para adotar estratégias dentro de sua organização.

Como os Bitcoins influenciam este comportamento?

Cada vez tem aumentado mais o interesse dos consumidores pelas moedas virtuais. A medida que ela se populariza, é mais fácil encontrar alguém que conhece ou que utiliza este tipo de sistema financeiro.

O Bitcoin nada mais é do que uma moeda digital. Ele pode ser utilizado para comprar produtos e serviços, assim como já é feito com outras moedas, como o Real e o Dólar. A grande diferença entre estas moedas e o Bitcoin é que ele não existe fisicamente. O Bitcoin não é um pedaço de papel, mas sim um código.

Além disso, deferente do dinheiro que conhecemos, que pode ser impresso infinitamente, o Bitcoin é limitado.

O Bitcoin no mundo

Muitos países já enxergam o potencial econômico da moeda. No Japão, por exemplo, o Bitcoin já é reconhecido como forma de documento em estabelecimentos comerciais. Além disso, em diversos países no mundo (inclusive no Brasil) é possível encontrar “caixas eletrônicos” que permitem saques de Bitcoin na moeda do país (após a devida conversão).

Toda esta popularização e discussão sobre a moeda virtual faz com que ela cause uma influência significativa no comportamento dos consumidores, uma vez que pode aumentar o poder de compra em razão da sua versatilidade e da aceitação cada vez maior em estabelecimentos físicos e virtuais, como e-commerces.

Será que o Bitcoin realmente vale a pena?

Para influenciar o comportamento do consumidor o Bitcoin tem que valer a pena, não é mesmo? Muitas pessoas se perguntam sobre as vantagens e a segurança de investir neste tipo de moeda.

A segurança do Bitcoin está assegurada em razão do código matemático utilizado em suas transações. Além disso, a moeda é gerada e fiscalizada por uma rede de transações conhecida como blockchain.

Tecnologia blockchain

A tecnologia blockchain é muito semelhante a um livro de registros utilizado pelos contadores. Isso significa que todas as transações feitas no mundo envolvendo Bitcoins são registradas neste “grande livro”. Isso garante a integridade e a segurança da moeda, que fica protegida do risco de ataque de hackers.

Sempre que se realiza uma nova transação no sistema, é gerado um novo código que é adicionado ao código anterior, fazendo com que qualquer falsificação seja impossível de acontecer. Diferente do que acontece com as moedas tradicionais, que são constantemente falsificadas.

Desta maneira, se um hacker quisesse roubar um Bitcoin ele precisaria hackear simultaneamente todos os computadores que integram a rede, o que é praticamente impossível.

Com mais de dez anos no mercado, não foi registrado nenhum ataque de hackers que pudesse trazer dúvidas sobre a efetividade e a segurança da moeda.

Entretanto, é importante destacar que é preciso estar atento a regras de segurança, como a escolha de uma exchange séria e o uso de carteiras para armazenamento adequado das moedas virtuais.

Benefícios dos Bitcoins

Os Bitcoins estão trazendo inúmeros benefícios para seus usuários que participam de processos de compra, venda e troca. Além do baixo custo de transação, é possível receber os valores rapidamente com total segurança e viabilizando a realização de transações internacionais.

Estas vantagens refletem no comportamento do consumidor, que está cada dia mais integrado e ativo nas soluções e tecnologias disponíveis no mercado. As moedas virtuais devem impactar cada dia mais no comportamento dos consumidores, trazendo uma nova forma de enxergar o consumo e a relação mantida com as empresas.

A facilidade de realizar transações internacionais, por exemplo, diferencia muito as criptomoedas das alternativas tradicionais de compra. Além da agilidade, a burocracia é muito menor, assim como os custos e taxas que envolvem as transações, tudo isso impacta fortemente na economia e no mercado como um todo.

O mercado de investimentos já voltou o seu olhar e suas ações para o Bitcoin, isso é um sinal de que, cada dia mais, as moedas devem crescer e gerar um impacto representativo nas relações de consumo, afetando o comportamento do consumidor.

Você gostou de saber como o Bitcoin afeta o comportamento do consumidor e de que forma é essa moeda? Então, aprofunde o seu conhecimento e descubra porque as corretoras de valores são importantes ao aplicar em Bitcoin!