A a16z, ou AH Capital Management, é uma empresa privada americana de capital de risco, fundada em 2009 por Marc Andreessen e Ben Horowitz. Ou seja, fazem investimentos em startups antes da listagem em bolsa de valores, ou empresas de capital fechado com potencial de crescimento.

O que é Andreessen Horowitz?

A Andreessen Horowitz (a16z) apóia empreendedores na área de tecnologia. Possuem cerca de 16,6 bilhões de dólares em ativos sob gestão em diversos fundos, incluindo fundos ligados às criptomoedas.

A a16z construiu uma rede de especialistas, incluindo talentos técnicos e executivos, além de recursos em mídia e marketing e tecnologia. Essa rede é utilizada para ajudar as empresas de seu portfólio a expandir seus negócios. Em resumo, apoia o crescimento em todas as áreas.

Marc Andreessen é uma lenda viva no Vale do Silício, tendo co-fundado a empresa Netscape em 1994, fazendo dele “o pai” dos navegadores de internet. 

O que é a a16z Crypto?

A a16z Crypto são fundos voltados para empresas e protocolos de criptografia. Atualmente a a16z tem 865 milhões de dólares em dois fundos.

Tais fundos estão estruturados desde 2013, e pretendem manter investimentos por mais de 10 anos.

Além do Bitcoin e Ethereum, novos instrumentos compõem os fundos de criptos, incluindo tokens. O foco destes fundos não é especulativo, ou de trade.

O que é NFT?

Os NFTs são tokens únicos, registrados em blockchain. Ao contrário do Bitcoin ou Ethereum, estes tokens não são intercambiáveis, ou divisíveis. Assim, não pode ser substituído por outro semelhante, pois não há outro igual.

Os NFTs podem ser utilizados para uma infinidade de aplicações, incluindo os cards de esportes colecionáveis. Ingressos para eventos, direitos sobre obras de arte digital, e licenciamento de marcas são outros exemplos.

O que faz o OpenSea?

OpenSea é um mercado descentralizado de NFTs, os tokens não fungíveis. Em suma, a plataforma permite que você compre e venda colecionáveis digitais, como itens de jogos, arte digital e similares.

OpenSea é atualmente o maior mercado de produtos digitais, com mais de 200 categorias, além de 4 milhões de itens anunciados, uma espécie de Ebay ou MercadoLivre.

A negociação no OpenSea acontece por meio de contratos digitais, ou smart contracts, sem uma entidade central intermediando. Em vez disso, os usuários armazenam os itens em suas próprias carteiras, interagindo usualmente através do MetaMask.

Como comprar um NFT?

Se você deseja comprar itens NFT populares como CryptoPunks ou CryptoKitties, pode usar a criptomoeda Ethereum (ETH) para comprar estes itens no OpenSea. 

Além do OpenSea, existem outros mercados como o Decentraland, popular em imóveis virtuais. Na primeira semana de março a OpenSea vendeu quase 24 milhões de dólares em NFTs, de acordo com o site DappRadar.

O NBA Top Shot, outro site onde as pessoas podem comprar destaques em vídeo como NFTs, vendeu mais de 260 milhões de dólares em NFTs em fevereiro.

Um NFT de uma enterrada de LeBron James estabeleceu o recorde de vendas mais caras do NBA Top Shot, no valor de 208 mil dólares.

Os esportes virtuais também conquistaram uma fatia das vendas de NFT. O site Sorare funciona como um mercado virtual de futebol, onde as pessoas podem comprar, vender e gerenciar times virtuais por meio de cards de jogadores digitais.

Vale a pena investir em NFT?

Em suma, a especulação sobre a entrada do a16z no OpenSea faz sentido, e embora nem todos consigam entender o valor de um NFT, esse mercado cresce a passos largos.

Em relação ao valor pago em ativos digitais, da mesma forma que obras de arte tradicionais, o valor é subjetivo. Sem dúvidas, há um grande interesse de investidores e usuários, portanto esses marketplaces de intermediação tendem a crescer.

Redator | BitcoinTrade

Breno tem mais de 12 anos de experiência com Marketing Digital. Já passou por grandes varejistas tradicionais e em 2017 se apaixonou pelas criptomoedas. Hoje é responsável pelas estratégias de comunicação e aquisição de novos clientes na BitcoinTrade.