Se você busca uma resposta simples, aqui vai: depende.
Se está disposto a entender as diferentes estratégias, objetivos e prazos, esse post pode te ajudar. Não espere terminar a leitura um “expert” em trades, pois como qualquer atividade no mundo, operar ativos voláteis como o Bitcoin exige estudo e muita prática. Minha ideia com o post é mostrar algumas possibilidades. Vamos lá?
Pra começar, defina seu prazo “alvo”. Uma pessoa interessada em fazer Day Trade vai olhar os indicadores de uma forma. Alguém querendo uma valorização mensal vai olhar de outra maneira. E alguém que esteja “holdando” pra um futuro de longo prazo (2, 3, 5 anos), também terá visões diferentes. Eu diria que a primeira pergunta importante que você tem que se fazer é essa: Quando quero realizar meu lucro no Bitcoin?
Para quem responder: HOJE
Se a resposta for “hoje”, você obrigatoriamente terá que ficar muito ligado em todas as variações de preço das grandes corretoras internacionais, e setar seus tempos gráficos para períodos curtíssimos, como 15 minutos, no MÁXIMO. Isso quer dizer que cada barra no seu gráfico representará um período de no máximo 15 minutos. Uma boa estratégia é observar a movimentação nas corretoras internacionais e usar essa informação como sinal pra indicar o caminho no mercado nacional e na BitcoinTrade. Em geral, o mercado do Brasil “segue”as tendências de fora.
Para quem responder: ESSE MÊS
Se a sua resposta for “Esse mês”, você terá que ficar atento ao volume negociado e às tendências em um espaço de tempo maior. Gráficos de 4 horas ou até diários funcionam muito bem para esse caso. Outra boa estratégia é aguardar grandes movimentos (positivos ou negativos) para se posicionar – à favor ou contra – e evitar o famoso erro de Comprar na Alta/Vender na Baixa. Esse é um erro muito comum, repetido por muitos iniciantes no mercado, pois são levados pela emoção na hora de fazer seus trades. Imagine um cenário onde o Bitcoin está “parado” por volta de 10 mil dólares há uma semana. Em 30 minutos, ele dispara e chega aos 11 mil dólares. Nesse momento, a não ser que exista algum elemento gráfico anterior comprovando a teoria, não há nenhuma garantia de que essa subida vai continuar.
É nessa hora que muitas pessoas compram o Bitcoin, portanto pagando mais caro do que o preço médio da última semana. O mesmo ocorre ao contrário: após um período de marasmo, o Bitcoin cai 10% em 1 hora e o que as pessoas fazem? Vendem ele mais barato do que deveriam. Teoricamente, o correto seria fazer exatamente o contrário. Na hora em que o Bitcoin dispara para cima, você vende, para garantir aquele valor elevado. E na hora que ele dispara para baixo, você compra, assumindo que está comprando “com desconto”.
Para quem responder: “HODL” FOREVER
Caso o seu objetivo seja de longo prazo (2, 3 ou até 5 anos), a melhor estratégia é fazer compras constantes, em períodos fixos. O mais comum é todo mês, mas você pode fazer de 2 em 2 meses, ou duas vezes por mês, por exemplo. Essa estratégia funciona muito bem pois você garante sempre um preço médio interessante. Dessa forma, você eventualmente ganha “menos” caso ele dispare para cima, mas também perde menos em uma correção negativa. Pense que o importante aqui é acumular Bitcoins, e o valor de “face” no momento da compra importa menos. Isso vale para quem acredita (como nós), que o Bitcoin ainda tem um longo caminho de consolidação e valorização pela frente. Em um cenário onde muitos acreditam que o Bitcoin pode valer 100 mil dólares, por exemplo, dentro dos próximos 5 anos, pouco importa se você comprar a 10.500 ou 11.200, concorda? O importante é acumular o máximo possível para garantir um retorno de longo prazo.
E aí? Será que ajudei um pouco? Seja qual for o seu objetivo, o mais importante é entender o mercado. Leia, estude, treine. Aprenda a identificar os movimentos, as tendências e os indicadores. Uma excelente forma de praticar é fazer um depósito pequeno (aceitamos depósitos a partir de 50 reais) e “brincar” com esse dinheiro. Compre. Venda. Observe as mudanças no preço, veja qual foi a evolução do seu saldo no período de 1 mês. Com o tempo, vá aumentando aos poucos a sua posição até se sentir confortável. E lembre-se de nunca investir mais do que você pode. Apesar de parecer uma afirmação óbvia, é sempre bom lembrar que todo o potencial de lucro é proporcional ao risco de perda, e um bom gerenciamento financeiro te ajuda a ficar mais seguro. No mais, bons trades e boa sorte! To the moon!
Breno tem mais de 12 anos de experiência com Marketing Digital. Já passou por grandes varejistas tradicionais e em 2017 se apaixonou pelas criptomoedas. Hoje é responsável pelas estratégias de comunicação e aquisição de novos clientes na BitcoinTrade.
Deixe seu comentário:
Gabriel Coutinho
27.08.2019Boa noite eu gostaria muito de poder fazer um curso para eu aprender a investir corretamente em criptomoedas vocês têm algum curso ? ou me indicam algum ? curso pago mesmo. eu quero entender melhor onde olhar para que eu possa tomar a melhor decisão.
Ivanildo Muniz De Oliveira
27.08.2019Eu acho que o bitcoin vai disparar, há qualquer hora. eu não tenho dúvidas sobre isso, eu ainda sou novo esse mercado das criptomoedas.
Edson Azevedo De Souza
27.08.2019Muito bom saber gostei muito do conteúdo aprende trades vai ser bom
Edson Azevedo De Souza
27.08.2019Quero saber sim muito como aplicar meu dinheiro
Alexandre
27.08.2019Gostei da dica da bitcointrade
Deraldo
27.08.2019Nossa da hora do show de bola velho botico aí quero saber o valor mais a mais
Fernando
27.08.2019Retirei 90% do dinheiro que tinha em outra exchange porque o meu objetivo principal é o primeiro e a uma taxa de 0,7% é muito difícil ter ganhos, ou seja, estava fazendo dinheiro para eles, isso não tem logica. também tenho como objetivo os dois pontos a medio e longo prazo, por isso estou migrando aos poucos para o bitcoin trade e espero não me arrepender pois venho observando que a política de vocês é mais sensata e também um grande diferencial, existe um canal de comunicação. quando se é pequeno e atingimos uma grande fatia de mercado e queremos nos manter no topo, temos que respeitar sempre nossos parceiros, aqueles que nos fizeram chegar ao topo, pois no mundo capitalista sempre haverá novas mentalidades e inovadoras com visão de mercado e como todo comércio não é o cliente que depende da corretora e sim o inverso. por isso venho parabenizar a política de trabalho de vocês que cobram uma taxa de corretagem realista além de, digamos, respeitar a parceria. vou recomendar para os meus amigos a bitcointrade.
José Henrique Costa
27.08.2019Boa noite a todos da equipe ! sensacional as informações neste post que recebi de vocês... estou buscando conhecer mais sobre este produto bitcoins... é de grande importância as informações que vocês enviam... continuem com essa sabedoria e ajudando quem mais precisa... gratidão pela atenção.
Flávio Mendonça Leite
28.08.2019Tenho muito interesse em pesquisar mais e necessito de muita informação, principalmente como começo a investir o passo a passo inicial se alguém puder e tiver interesse em ajudar-me ficarei imensamente grato.
Lucas Carvalho Costa
30.09.2019Desde 2017 venho acompanhando o mercado bitcoin,e de todas corretoras brasileiras que vem surpreendendo é a bitcointrader,gostaria de parabenizar por tudo que tem feito pelo seu clientes,meu marketing é totalmente de vocês ,é a numero 1
Ruan Félix
30.09.2019Excelente postagem! resumido, mas bastante esclarecedor!
Regina Célia Wiira Sá Freire
01.10.2019Bom dia! matéria interessante, há muito tampo atrás comprei bitcoin nesta plataforma, e nunca mais investi, gostaria realmente de continuar comprando como disse aos poucos e esperar em longo prazo um retorno considerável.
Regina Célia Wiira Sá Freire
01.10.2019E orientação na hora de comprar
Claudio
01.10.2019Informações muito importante pra quem está começando a investir como eu, obrigado
Nestor Oss Emer
04.10.2019Quero receber todas as informações possíveis.