Qual a diferença entre DOC e TED e por que se atentar a isso?

As movimentações e transferências bancárias fazem parte da nossa rotina profissional e pessoal, por isso, é importante conhecer alguns conceitos, entendendo, com clareza, a distinção entre alguns processos bancários. Neste post, vamos explicar qual a diferença entre DOC e TED e por que é tão importante compreender e saber diferenciar essas duas operações bancárias.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da Transferência Eletrônica Disponível (TED) e do Documento de Crédito (DOC), chegou a hora de aprender definitivamente os conceitos e as características de cada um deles. Continue a leitura deste post descubra!

Transferência Eletrônica Disponível (TED)

Tanto a TED como o DOC são operações utilizadas para transferência de dinheiro entre duas contas bancárias. Em uma TED, o dinheiro transferido cai na conta do beneficiário no mesmo dia, sendo essa a principal diferença entre as duas operações.

De forma geral, a tarifa cobrada varia de um banco para o outro, por isso, é necessário consultar a sua instituição bancária para verificar qual é a taxa para a realização da TED.

Uma dica para quem vai executar esse tipo de operação é fazer o processo pela Internet ou pelo telefone, já que as transferências eletrônicas costumam ser muito mais baratas do que aquelas realizadas presencialmente nas agências bancárias.

Por fim, quando se trata de TED, para que o valor caia na conta do beneficiário no mesmo dia, é importante atentar para o prazo de realização. O horário para operacionalização das transferências varia de um banco para o outro, entretanto, via de regra, deve acontecer, no máximo, até as 16h59.

Nesse caso, recomendamos que você consulte a instituição bancária e confirme qual é o horário limite para a realização da transferência. 

Documento de Crédito (DOC)

O Documento de Crédito, mais conhecido como DOC, também é uma operação de transferência bancária que se diferencia da TED principalmente pelo prazo.

Enquanto a TED permite que o dinheiro caia na conta bancária no mesmo dia, no DOC, o dinheiro só cairá na conta do beneficiário um dia útil após a realização da operação.

No procedimento, as taxas também costumam variar de um banco para outro, por isso, é necessário consultar as regras em vigor na sua instituição bancária

Como você pode ver, a principal diferença entre DOC e TED está, principalmente, no prazo de compensação. As outras características, como taxas dos serviços e horários de realização, variam de uma instituição bancária para outra, por isso, é importante que você obtenha informações acessando os canais de suporte do seu banco.

Outra dica para quem realiza transações bancárias com frequência é o uso dos canais online para facilitar os processos e evitar filas em bancos. A tecnologia é, hoje, uma excelente aliada para a otimização dos processos, inclusive para a realização de transações bancárias, pagamento de contas, entre outros.

Viu como é simples? Agora, ficou muito mais fácil entender qual a diferença entre DOC e TED. Todavia, se você ainda tem dúvidas, basta deixar um comentário neste post que nossos especialistas estarão disponíveis para respondê-lo. Vamos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.