Investir em Bitcoins pode causar muitos medos em quem ainda está dando os primeiros passos nesse mercado. Nesse contexto, uma boa ideia para os novos investidores é procurar as corretoras de valores, que representam um ponto de apoio importante no que diz respeito a segurança, além do auxílio para começar.

O fato é que há muitos desafios nesse universo, principalmente quando o assunto envolve o melhor momento para comprar e vender essa e outras criptomoedas. É claro que há, também, o medo dos iniciantes, que é natural em uma situação cheia de riscos como essa.

Assim, contar com o apoio de uma corretora de valores trará mais tranquilidade para os investidores. Para ficar mais claro, preparamos este conteúdo para que você entenda o papel dessas entidades no investimento em Bitcoins. Está interessado em saber mais? Então, acompanhe a leitura a seguir!

O que são as corretoras de valores?

As corretoras de valores são instituições financeiras que lidam com investimentos diversos. É possível abrir uma conta em uma delas — os procedimentos são os mesmos realizados em um banco convencional —, com o objetivo de comprar e vender ativos financeiros.

Ou seja, as corretoras de valores funcionam como intermediárias entre investidores e órgãos que oferecem investimentos. Por meio delas é possível comprar ações na bolsa de valores, bem como adquirir títulos de crédito privado, cotas de fundos de investimento, títulos públicos federais e também criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo.

As corretoras de valores que oferecem investimentos nessas moedas virtuais são chamadas de exchanges. Sua operação funciona de maneira totalmente online, ou seja, elas têm uma plataforma por meio da qual atendem os consumidores pela internet.

Além disso, essas instituições ajudam os clientes ao oferecerem assessoria para investimentos, bem como produzem análises e materiais educativos. Os conteúdos preparados por elas se concentram nas perspectivas do mercado e servem para orientar os investidores. Assim, uma boa corretora ajuda o cliente a tomar as melhores decisões.

Qual é a importância das corretoras de valores em Bitcoins?

As corretoras de valores oferecem benefícios e vantagens para quem aplica em Bitcoins. Veja, a seguir, uma lista com algumas de suas características. São essas especificidades que ajudam a combater as dificuldades normais que os investidores iniciantes desse mercado enfrentam. Confira!

Oferecem uma grande diversidade de criptomoedas

Quando se investe por meio de uma corretora de valores que atua no mercado de Bitcoins, é possível ter acesso também a outras criptomoedas, as chamadas altcoins. Cria-se, então, um cenário em que é possível diversificar a escolha dos investimentos conforme o perfil do investidor, já que diferentes moedas virtuais têm características distintas.

Facilitam o processo de compra e venda

As corretoras de valores usam uma plataforma online para a compra e a venda de Bitcoins, bem como para a aplicação em outros investimentos. Esse formato torna o processo muito mais fácil.

Um de seus grandes diferenciais, portanto, é a praticidade para observar as variações de valores para quem compra e vende criptomoedas. Isso é essencial para auxiliar o investidor a fazer a melhor escolha.

Ajudam a identificar oportunidades de mercado

Nem todos os usuários têm conhecimento aprofundado sobre o mercado para identificar suas tendências de alta e baixa. Nesse cenário, as corretoras podem prestar assessoria para os clientes de forma a auxiliá-los na identificação de oportunidades de compra e venda de Bitcoins no momento certo.

Garantem a segurança das transações

Como operam de forma virtual online, as corretoras garantem a proteção da realização das transações. Isso porque a segurança é uma de suas prioridades: como lidam com informações sensíveis dos clientes, trabalham de forma incansável para garantir que não haja margem para golpes ou fraudes que possam afetá-los.

Como escolher uma corretora de valores?

Existem orientações que podem ser úteis para ajudá-lo a fazer aplicações em Bitcoins com mais confiança. É importante, por exemplo, saber escolher uma corretora de valores que possa oferecer o suporte necessário para as transações. Acompanhe algumas dicas importantes a seguir!

Analise as taxas e os benefícios da instituição

Existem diversas corretoras de Bitcoin no Brasil. Um dos pontos que pode diferenciá-las são as taxas de serviço. Ou seja, a cada transação feita na plataforma, há a cobrança de uma tarifa.

Então, é importante que se analisem as alternativas nesse sentido para verificar qual opção oferece o melhor custo-benefício de acordo com o quanto se pretende aplicar. Além disso, algumas instituições oferecem benefícios para novos investidores: vale a pena colocar na ponta do lápis esses dados para decidir qual exchange deve ser escolhida.

Pesquise sobre a reputação da corretora de valores

Outra boa prática é pesquisar sobre a reputação da entidade. Afinal, como se trata de algo sério e que envolve o dinheiro do investidor é sempre bom verificar a idoneidade da instituição.

A boa notícia é que a internet oferece muitos recursos para isso. Entre eles, há os sites de reclamação, em que é possível examinar os transtornos que outros clientes eventualmente possam ter sofrido, bem como a resolução que a corretora deu para cada situação.

Há também os sites que comparam o número de transações feitas pelas corretoras de Bitcoins. Isso permite que o interessado tenha uma boa base em relação a como é sua reputação no mercado.

Entenda quais são os serviços e as ferramentas oferecidos

Outro aspecto bastante pertinente são os serviços e as ferramentas oferecidos pela plataforma. O ideal é que as corretoras facilitem a vida dos clientes por meio de tecnologia e auxílio de mercado.

Então, o interessado deve entender se a corretora vai além de simplesmente oferecer uma interface de compra e venda. É importante, por exemplo, que ela ofereça a possibilidade de consultar relatórios e fazer comparações, bem como tenha profissionais que auxiliem os clientes por meio de consultorias.

Deu para entender como o apoio das corretoras de valores é importante no mundo dos Bitcoins, certo? Então, não perca tempo: comece a avaliar desde já as opções que o mercado oferece.

Quer saber como é o nosso método de trabalho nesse segmento? Então, entre em contato com a nossa equipe.