Voltar ao início

Polkadot: o que é, seu preço e cotação

Polkadot: o que é, seu preço e cotação

Você sabe o que é a Polkador? Descubra mais sobre essa criptomoeda, seu valor e se vale a pena investir.

Santiago Juarros
Content Analyst
13/9/22

O que é Polkadot? Vale a pena investir? 

Febre no mercado asiático, a Polkadot (DOT), ou Dot Coin, é hoje uma das principais criptomoedas do mercado. Mas ela vai muito além de um simples ativo digital: trata-se de uma rede blockchain que bate de frente com a Ethereum.

Considerado como o protocolo blockchain da próxima geração, essa rede conta com várias vantagens bem interessantes. 

Se você está pensando em diversificar os seus criptoativos, que tal conhecer mais sobre a DOT e descobrir se ela vale a pena para o seu perfil? Siga conosco!

O que é Polkadot?

A Polkadot é uma das principais blockchain do mercado cripto. Trata-se de um protocolo de código aberto e é considerado pelos próprios criadores como uma evolução da rede Ethereum.

Ela foi criada com o objetivo de solucionar as falhas da Ethereum e expandir as suas funcionalidades, especialmente àquelas em relação à escalabilidade e habilitação de novas estruturas operacionais cross-chain (conexão entre várias blockchains) ou inter-chain (capacidade de trocar dados entre diferentes blockchains).

Ou seja, a Polkadot não só expande o conceito de blockchain, como permite a junção de várias outras redes em um processo colaborativo no universo cripto. Portanto, deixa de ser uma “concorrente” de outras redes para trabalhar em conjunto com elas.

O conceito por trás da Polkadot foi desenvolvido inicialmente pelo Dr. Gavin Wood, um dos fundadores da Ethereum. A ideia da equipe era concentrar os seus esforços na segurança, escalabilidade e inovação, por isso precisaram desenvolver uma infraestrutura capaz de suportar não apenas as novas ideias e conceitos, mas que também conseguisse garantir a interoperabilidade adequada.

Hoje, a Polkadot é utilizada por desenvolvedores para conectar diferentes criptomoedas, trazendo mais escalabilidade para a blockchain e para moldar a Web 3.0. 

Como funciona a Polkadot?

A Polkadot funciona de maneira diferente do Bitcoin. Enquanto a principal criptomoeda do mercado tem uma blockchain em camada única, a Polkadot possui várias camadas (multichain). Na prática, significa que várias cadeias de blocos funcionam em paralelo, o que permite processar um número muito maior de transações.

Essa conexão de múltiplas cadeias não é feita apenas dentro da Polkadot, mas também com outras blockchains de projetos externos, o que a torna tão diferenciada. Assim, uma das principais características da Polkadot é a sua capacidade de operar diferentes tipos de blockchain em paralelo, além de cumprir duas funções bem definidas:

  • Funcionar como uma cadeia de transmissão e processamento de dados, recebendo informações de outras cadeias, processando essas informações e enviando-as de volta à cadeia de origem. Assim, a Polkadot poderia se tornar uma camada de escalabilidade para qualquer outra blockchain;
  • Funcionar como uma operação independente, criando suas próprias cadeias. Isso permite a operação nativa de aplicativos descentralizados e tokens na rede, que podem aproveitar ao máximo o seu potencial.

A ideia é que a Polkadot se torne uma opção de escalabilidade para outras redes e outras criptos, além de servir para interconectar diferentes ecossistemas em diferentes blockchains, todos na mesma rede.

O que é DOT Coin? 

Da mesma maneira que outros projetos de blockchain, a Polkadot tem o seu próprio token, o DOT, que funciona como um token de rede, assim como o Ether (ETH) funciona na Ethereum. 

Há várias possibilidades de uso para o DOT: ele concede direitos de governança aos holders (detentores), que podem determinar as taxas de rede, votar em atualizações gerais e para a implantação ou remoção de parachains.

Além disso, o token facilita o consenso da rede por meio do staking, prática em que os usuários recebem uma renda passiva por deter a criptomoeda. Assim, todos os holders de DOT são incentivados a seguir as regras. Caso não as sigam, perdem todo o  valor que deixaram em staking. 

Como comprar e vender DOT?

É possível encontrar o token DOT nas principais exchanges do mercado. Para comprá-la, o processo é semelhante às demais criptos, sendo necessária uma conta em na exchange escolhida e uma carteira compatível com DOT. Algumas opções de carteiras são: Parity Signer, Polkawallet, Mathwallet, Lunie, Trust Wallet, Ownbit e Safepal.

Vale a pena investir em Polkadot (DOT)?

A Polkadot conta com uma série de vantagens e por isso é considerada um projeto tão inovador. Primeiro, ela é construída em uma nova estrutura de blockchain, conhecida como Substrate, que é mais simples de construir por conta das dezenas de módulos combináveis.

Além disso, ela usa uma combinação de cadeia de retransmissão (as parachains, que já explicamos), permitindo a construção de inúmeras soluções. Claro, ainda há a inovação das pontes, que permite conectar o ecossistema Polkadot com outros.

Todos esses pontos já são vantagens interessantíssimas, mas a rede ainda oferece outros benefícios frente aos seus concorrentes, como:

  • Velocidade: com tempo de bloqueio de apenas seis segundos, a maioria das transações são finalizadas após menos de um minuto;
  • Escalabilidade: atualmente, a Polkadot pode lidar com mais de mil transações por segundo (tps), em comparação com apenas 25 tps da Ethereum. Gavin Wood acredita que com o uso da fragmentação e das parachains otimizadas, esse valor pode chegar a até 1 milhão tps;
  • Interoperabilidade: significa que os aplicativos construídos na Polkadot e nas suas parachains podem interagir facilmente com aqueles construídos em outras blockchains.

Apesar de todas as vantagens óbvias da Polkadot para os desenvolvedores, é preciso lembrar que este é um ecossistema muito “jovem”. Ainda que existam vários projetos em desenvolvimento, levará certo tempo até que haja o lançamento de um grande projeto. Por isso, ainda é cedo para afirmarmos que esse ecossistema realmente irá revolucionar o setor das blockchains.

Em relação ao token DOT, os seus criadores alegaram que ele não é desenvolvido para especulação. Embora  possua um valor monetário nas exchanges e no mercado cripto, a sua principal função é para os fins que explicamos neste conteúdo.

Agora que você já sabe o que é Polkadot e como funciona a DOT, que tal continuar acompanhando os melhores conteúdos sobre o mercado criptoaqui na Ripio?