Se você está pesquisando sobre novas alternativas de investimento, já deve ter se deparado com diversas opções de aplicação. Porém, se você está buscando uma alternativa que tenha liquidez, mas que ainda assim, tenha uma demanda maior do que a oferta, que não seja emitido frequentemente, como as ações empresariais e sem lastro, o ouro e Bitcoin são opções interessantes.

Desde 2017, o Bitcoin superou o valor do ouro em dólares e isso fez com que especialistas em investimentos voltassem seus olhares para a moeda virtual. Contudo, qual é o melhor investimento? Neste artigo, vamos te explicar qual a vantagem e desvantagem de cada alternativa e ajudar você a tomar a melhor decisão para o seu investimento.

Ouro

O ouro possui um valor de mercado garantido, não importa se ele se encontra em formato bruto, barras ou moedas antigas. Além de ser indestrutível, ele também é anônimo, sendo impossível rastreá-lo. Em pequenas quantidades, ele é relativamente fácil de ser transportado e comercializado. Porém, se a sua intenção é realizar um grande investimento, deve-se ficar atento às dificuldades de armazenamento do ouro em grande quantidade.

A demanda de ouro é crescente e a sua oferta é limitada, mas ainda não temos conhecimento de quanto ouro ainda há disponível no mundo, sabemos que uma hora ele vai acabar. E isso faz com que tenhamos certeza que o preço do ouro sempre estará em alta, ou pelo menos, terá uma estabilidade. Apesar de ser considerado um ativo de renda variável, a velocidade e a imprevisibilidade dos preços do ouro são pequenas.

Bitcoin

O Bitcoin é uma moeda virtual que tem se destacado nos últimos anos, hoje, muitas pessoas investem em criptomoedas. Mas, em se tratando de liquidez, o Bitcoin possui uma desvantagem, afinal, são poucos os lugares que aceitam a moeda e que podem revertê-la para dinheiro em espécie.

Entretanto, diferentemente do ouro, realizar operações de transferência de Bitcoin é extremamente rápido. Sem falar que as taxas cobradas para realizar transações com a moeda virtual são muito baixas. Por ser uma moeda virtual a armazenagem e transporte da criptomoeda são fáceis e com um custo muito baixo, caso você opte por comprar uma carteira hardware.

Além disso, a oferta de Bitcoin é limitada, porém, diferente do ouro, sabemos que o limite de emissão da moeda virtual é de 21 milhões. Portanto, quanto mais se aproxima desse número limite, maior é o valor de mercado da criptomoeda.

A grande vantagem do Bitcoin é oferecer resistência às tentativas de bloqueio e censura por parte de agências governamentais. Por mais que um país queira banir o uso da moeda virtual, é incrivelmente fácil driblar a censura, visto que o Bitcoin não pode ser rastreado.

O ouro e Bitcoin possuem suas vantagens e desvantagens. Enquanto o ouro possui mais liquidez, a criptomoeda tem um custo de transação mais baixo, se valoriza mais rápido e é melhor para armazenar e transportar. Agora cabe a você decidir qual é a alternativa de investimento que mais se adéqua ao seu perfil!

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre a comercialização de Bitcoin? Então, entre em contato conosco agora mesmo!