Voltar ao início

O que são altcoins e qual a diferença para o Bitcoin?

O que são altcoins e qual a diferença para o Bitcoin?

O que são altcoins e qual a diferença para o Bitcoin?. Aprenda tudo sobre investimentos e criptomoedas aqui no Launchpad!

Santiago Juarros
Content Analyst
20/9/22

O mundo das criptomoedas não se resume somente ao Bitcoin! Hoje, existe uma vasta quantidade de aplicações e outras moedas virtuais que ajudam a trazer ainda mais valor para esse mercado chamado criptoeconomia. No post de hoje, vamos falar mais sobre o assunto e aprender mais sobre o que são Altcoins.

Para quem ainda não sabe, as Altcoins são moedas virtuais alternativas, que foram lançadas depois do Bitcoin, aproveitando todo o caminho que foi aberto para a criação das criptomoedas, e com oportunidades de traçar um destino com diferentes focos e explorar outras oportunidades.

Ficou interessado em saber com mais detalhes o que são Altcoins? Continue acompanhando a leitura conosco!

Quais são as características das Altcoins?

Como hoje existem diversas Altcoins, é impossível definir características fixas para todas essas criptomoedas, mas podemos destacar que muitas delas surgiram da motivação de trazer melhorias para algumas funcionalidades do Bitcoin.

Outras Altcoins resolveram aproveitar a oportunidade de melhorar algum serviço existente no mundo fora das criptomoedas, indo além da função de apenas ser uma moeda de troca, trazendo outras funcionalidades.

É importante destacar que ao longo do tempo foram criadas algumas redes de desenvolvedores para elaborar novos recursos que têm certa sinergia com os desafios atuais do mundo das criptomoedas. Uma funcionalidade muito explorada, por exemplo, é a da segurança.

Como comprar Altcoins?

Comprar Altcoins é mais fácil do que você imagina: a maioria deles pode ser encontrada nas “exchanges”, que são plataformas de intermediação de compra e venda das criptomoedas e funcionam como corretoras no mundo online.

A Bitcoin Trade é uma delas e conta com uma vasta experiência na intermediação de transações em Bitcoins e Altcoins.

Quais são as semelhanças entre Altcoins e Bitcoins?

As semelhanças entre Altcoins e Bitcoins podem ser muitas, dependendo da particularidade de cada uma dessas moedas alternativas. A primeira delas é bem óbvia: tanto Bitcoins quanto Altcoins representam esse movimento disruptivo que é a criação de moedas virtuais.

Além disso, destacamos que muitas delas foram criadas com base no Bitcoin, projetando melhorias para suas funcionalidades, principalmente as que estão relacionadas com a segurança e agilidade.

Algumas Altcoins surgiram do processo de fork do Bitcoin, que nada mais é do que o movimento de criação de uma nova criptomoeda atualizando o seu código de funcionamento. Para saber com mais detalhes o que é o fork, acesse o nosso criptodicionário.

Destacamos, também, que todas elas incentivam a descentralização e a segurança das informações do mercado financeiro.

Quais são as diferenças entre Altcoins e Bitcoins?

Por fim, trazemos aqui algumas das diferenças entre Bitcoins e Altcoins. Segue uma lista com as principais delas:

  • as Altcoins têm um algoritmo próprio;
  • muitas Altcoins têm uma estrutura de funcionamento bem diferente do Bitcoin, por exemplo: nem todos utilizam a tecnologia do Blockchain;
  • as funcionalidades das Altcoins também são diferentes das do Bitcoin;
  • grande parte das Altcoins surgiu com a ideia de trazer mais velocidade para o processamento das transações;
  • o preço de mercado também é algo que difere: Bitcoins e Altcoins têm cotações diferentes.

Deu para saber o que são Altcoins e suas diferenças para o Bitcoin, não é mesmo? Então, continue estudando sobre o assunto e encontre a criptomoeda que mais se encaixa à sua realidade!

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.