Os investidores que querem começar a comprar criptomoedas, estudam e planejam estratégias que condizem com seus planos e objetivos, visando investimentos de curto, médio ou longo prazo. 

No mercado de criptomoedas, comprar ativos digitais vai muito além de escolher aleatoriamente para aproveitar as oscilações de preços e a valorização. É necessário investir com estratégias que vão te auxiliar a alcançar seus objetivos e mitigar os riscos pelo caminho.

Aproveite para conhecer a estratégia de Swing Trade.

O que é Swing Trade

O investidor que está começando agora a negociar criptomoedas precisa saber detalhes sobre o funcionamento desse novo mercado e também é importante definir metas e objetivos de modo que tenha decisões mais conscientes em relação aos seus investimentos. 

Swing trade é uma das estratégias utilizadas pelos traders que estão buscando lucrar com as criptomoedas no curto prazo. Sendo completamente diferente do Day Trade, que visa lucrar com a compra e venda imediata da moeda. 

A estratégia leva mais tempo para ser analisada e leva mais de um dia para ser realizada, podendo exigir meses até a venda do ativo. O Swing trade pode ser aplicado em investimento de renda variável, como ações ou criptomoedas. 

Nessa estratégia, o investidor tem que buscar conhecer toda a tendência do mercado, com o intuito de entender as criptomoedas que oferecem mais vantagens, motivos e mais oportunidades para valorização. 

Além de estudar o mercado de modo a conhecer os riscos de cada ativo para entender a oscilação do mercado e estar ciente dos riscos que podem acontecer durante o investimento.

A estratégia swing trade é muito utilizada por novos investidores que estão aprendendo a lidar com os ativos e suas volatilidades. Após se familiarizar com o funcionamento e as oscilações do mercado de criptomoedas, o investidor então poderá partir para as demais estratégias de trade.

Como fazer Swing trade de criptomoedas

O objetivo do swing trade é identificar bons ativos que vão valorizar ao longo dos meses, visto que diferente da estratégia de hodler, que detém o ativo por anos, swing trade mantém o ativo por dias, semanas ou meses. 

Para começar a aplicar a estratégia, é importante que tenha conhecimento sobre o mercado e principalmente sobre a criptomoeda que está querendo comprar. O Swing Trade exige que o investidor saiba analisar bem os gráficos, acompanhar portais de notícias, personalidades, manter-se firme em sua estratégia, respeitar os limites que terá que definir de lucro e de prejuízo e estar atento às criptomoedas que demonstram grande desempenho.

A técnica pode ser aplicada em ativos de renda variável, principalmente nas criptomoedas. O investidor terá que escolher a corretora que confia e que possui as melhores taxas e benefícios.

Siga estes 5 passos para começar a fazer swing trade de criptomoedas:

  1. Estude o mercado e acompanhe notícias e reportagens;
  2. Aprenda analisar gráficos com intervalos de tempo segundo as expectativas para realizar a operação;
  3. Identifique as tendências do mercado e faça metas para saber o limite de perda e de lucro, assim terá mais visibilidade e controle na oscilação do mercado;
  4. Programe stop loss ou stop gain, e continue acompanhando o desenvolvimento das negociações e as notícias;
  5. Por fim, mantenha a estratégia e não se desespere com a oscilação do mercado. Com a estratégia definida, é importante que continue mantendo seus objetivos, cuidando para não se arriscar demais.

Outro ponto importante é diversificar a carteira e manter as criptomoedas de acordo com cada estratégia. Há quem utilize as altcoins para swing trade e day trade, e existem pessoas que utilizam o Bitcoin para manter a longo prazo.

As principais diferenças entre Swing Trade e Day Trade

Ambas estratégias são utilizadas para aproveitar a valorização do ativo a curto prazo, entretanto, a principal diferença entre as duas é o tempo das operações em que cada estratégia é executada.

No Day Trade as negociações ocorrem em até um dia. O investidor adquire conhecimento suficiente para analisar os gráficos das criptomoedas e determinar em qual criptomoeda vai investir pensando no lucro imediato, ou seja, no mesmo dia. 

Já as negociações de swing trade têm mais tempo para a venda do ativo, podendo ser realizada em dias, semanas ou até meses, com o intuito de lucrar com a valorização da criptomoeda analisada pelo investidor a médio prazo.

Os tipos de gráficos analisados em cada técnica são diferentes. Cabe ao investidor determinar a melhor técnica que será aplicada para conseguir alcançar os planos e objetivos. 

Entretanto, uma das vantagens da operação de swing trade, é o fato de ter mais tempo para analisar e não precisar dedicar o dia todo com negociações e acompanhamento de preços. Por ter mais planejamento, a operação se torna menos arriscada.

Escolha o swing trade para criptomoedas se os seus objetivos e planos de médio prazo estão bem definidos.

Acesse a BitcoinTrade e aprenda mais sobre criptomoedas, além de diversos conteúdos que certamente vão te auxiliar a investir com mais segurança. Baixe o nosso aplicativo via iOS e Android.