Se você não é expert em finanças, talvez não tenha ouvido falar em pirâmide financeira. Mas é muito provável que já tenha sido convidado, participado ou tenha estado próximo a esse esquema sem saber. Infelizmente, esse golpe já enganou muitas pessoas no Brasil e no mundo, apesar de ser um velho truque utilizado por muita gente.

Com promessa de dinheiro fácil sem muito esforço, dá para entender por que o esquema se mostra atraente ainda que os resultados não sejam exatamente certos. Esse tipo de esquema promete dinheiro fácil e garantido, atraindo muitas vítimas. Mas tudo não passa de uma fraude, e logo milhares de pessoas são prejudicadas.

O que é pirâmide financeira?

Pirâmide financeira é um esquema criminoso que se baseia em um modelo comercial insustentável, dependendo do recrutamento recorrente e progressivo de novas pessoas para se manter. Sim, pirâmide financeira é crime e você precisa tomar muito cuidado para não se tornar mais uma vítima. 

O esquema consiste basicamente em receber convites virtuais ou de conhecidos para participar de algum modelo de negócio, no qual você não precisa vender nenhum produto ou serviço, mas fazer um investimento inicial e, depois disso, continuar convidando pessoas para entrar no negócio. Esse modelo cria justamente a configuração de uma pirâmide e acaba por nomear o esquema, uma vez que, quem está no topo, sempre precisa de mais pessoas para alimentar a base e continuar o ciclo.

Acontece que os retornos prometidos dificilmente aparecem e a pessoa que entrou se vê condicionada a conseguir mais pessoas para alimentar a pirâmide e, assim, recuperar o dinheiro. 

Para você entender melhor o que é e como funciona um esquema de pirâmides, preparamos o vídeo abaixo. Assista com atenção e aprenda a proteger seus patrimônios!

Como funciona a pirâmide financeira?

O conceito de pirâmide tem como maior característica processos comerciais que oferecem como principal receita a remuneração pela indicação de novos membros. E a entrada dessas pessoas só é formalizada através do pagamento de uma taxa para ingresso no negócio.

O investimento inicial é relativamente baixo e a promessa de ganhos costuma ser desproporcional. Além disso, as operações costumam não oferecer informações claras sobre o risco do investimento e sobre o histórico da empresa. Operações como essas costumam atrair, sobretudo, pequenos investidores.

O conceito da pirâmide está relacionado ao processo de venda no qual, no topo da pirâmide, está o primeiro vendedor do produto, no seguinte está o grupo de pessoas convidadas por ele e assim sucessivamente. O degrau inferior sempre mantém a sustentação do degrau superior

Isso significa que o valor aplicado pelos novos investidores serve como pagamento aos que os recrutaram. Assim o dinheiro segue o caminho para o topo da pirâmide, deixando os investidores nos degraus mais baixos dependentes do recrutamento de novas pessoas para ter retorno sobre o seu investimento. Quando o sistema perde a capacidade de recrutamento de novos membros, toda a pirâmide financeira entra em colapso e os investidores ficam no prejuízo. Esse é o tempo que dura uma pirâmide financeira.

Como identificar uma pirâmide financeira

A principal característica é a necessidade de investir um valor para entrar no negócio, que geralmente é desproporcional ao praticado no mercado. Além disso, algumas características podem ajudá-lo a identificar um esquema de pirâmide financeira. Para fugir de situações como essa, listamos estes sinais para você perceber rapidamente o esquema e não cair nessa armadilha. Confira a seguir:

Como evitar cair em uma pirâmide financeira

A principal dica para evitar cair neste tipo de golpe é ficar atento às características citadas e desconfiar de promessas exageradas. Antes de ingressar ou investir em qualquer negócio é importante também buscar informações com pessoas que conheçam o mercado e finanças.

Notícias de sites confiáveis e artigos de especialistas também são boas fontes de informação, pois trazem explicações aprofundadas sobre investimentos idôneos e sobre esquemas de pirâmide.

Para você entender perfeitamente a configuração de uma pirâmide financeira, vamos entrar mais a fundo em cada uma das suas características.

Promessa de recompensas grandiosas

No esquema de pirâmides, sempre há a promessa de recompensas grandiosas sem muito esforço. Se o convite para o negócio vier acompanhado da garantia de que você recuperará o dinheiro rapidamente, sem ter que se preocupar com o trabalho em si, desconfie. A frase famosa no mundo dos negócios se aplica nesse caso: não existe almoço grátis.

Qualquer proposta diferente disso deve ser cuidadosamente analisada para garantir que ela não se torne, na verdade, uma verdadeira dor de cabeça.

Rentabilidade que encanta

Como isca para atrair as pessoas que farão parte da base da pirâmide financeira, a rentabilidade prometida para o investimento pode encantar e fazer com que qualquer pessoa seja enganada. Ainda que esse atrativo faça você pensar duas vezes sobre o assunto, tenha em mente que dificilmente o esquema entrega o prometido: ou seja, as taxas de rendimento propostas são, efetivamente, impraticáveis e acabam por deixar o investidor na mão.  

Retornos acima do mercado

Em um golpe de pirâmides, os retornos prometidos, como dito anteriormente, são acima do mercado. Geralmente, a diferença é significativa, fazendo com que as pessoas sejam levadas a entrar no esquema em busca de maiores rendimentos. Por esse motivo, se o negócio tem as características mencionadas acima e ainda apresenta retornos discrepantes, pode ser que você esteja diante de uma pirâmide.

Não ser regulado por nenhuma instituição

Outro fator que pode ajudar na identificação desse tipo de esquema é a falta de regulamentação. Por se tratar de um golpe e um crime reconhecido pelo Ministério Público Federal (MPF), naturalmente não existe nenhuma instituição que possa regular todo o processo envolvido na armadilha de conseguir dinheiro fácil sem muito esforço.

Por isso, na falta de qualquer regulamentação, é importante estar atento aos perigos que a proposta oferece e ao fato de que não existirá ninguém para dar suporte caso a coisa toda dê errado.

Empresa só existir no papel

Empresas que só existem no papel é outro indicador que deve levantar suspeitas logo no início. O fato da empresa não ter uma base física ou algum escritório pode ser outro agravante para que, caso o esquema dê errado, as chances de procurar um responsável ou alguma forma de reaver o dinheiro sejam reduzidas. 

Bitcoin é pirâmide financeira?

Não! Bitcoin não é pirâmide financeira. Muitas pessoas acreditam que o Bitcoin seja um esquema de pirâmide financeira e esse conceito errôneo tem se espalhado, principalmente entre aqueles que desconhecem as criptomoedas e o seu significado dentro do mercado financeiro mundial.

Este entendimento está errado, primeiro porque nada relacionado ao Bitcoin é segredo. Diferente dos esquemas de pirâmide, no Bitcoin as informações são abertas e qualquer pessoa pode ter acesso ao código, analisando ou contribuindo para o mesmo. Além disso, todo o histórico e operações também estão disponíveis para qualquer pessoa.

O Bitcoin é uma moeda virtual e o seu preço está relacionado à oferta e demanda, desta forma a obtenção de lucro depende da valorização e do sucesso na negociação da dessa criptomoeda e não da participação de novos investidores. Não existe lucro mínimo garantido. A valorização ou desvalorização da moeda dependem das variáveis do mercado, como diversos investimentos de risco. 

Mesmo assim, alguns esquemas de pirâmide tentaram se apropriar da alta valorização do Bitcoin e foram responsáveis pelo prejuízo de inúmeros investidores. De modo geral, esses esquemas prometiam lucro mínimo garantido e o pagamento de comissões pela indicação de novos investidores para os esquemas. Isto é, Bitcoin não é pirâmide, mas golpistas também armaram pirâmides de Bitcoin, com promessas falsas de um retorno de investimento exorbitante nas criptomoedas. 

Independente da pirâmide ser de dinheiro ou de moedas digitais, o importante é que você esteja sempre atento a este formato para não cair nessa cilada. Tome cuidado para fugir dessa armadilha e evitar possíveis prejuízos que o esquema pode trazer para seu orçamento. 

Se você tem dúvidas se pode estar em uma plataforma idônea de compra e venda de Bitcoins ou em um esquema de pirâmide, pesquise e converse com investidores mais experientes. 

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a não caírem nesse golpe!