Voltar ao início

O que é Parachain?

O que é Parachain?

O que é Parachain?

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
26/9/22

Alguns termos e tecnologias do mercado de criptomoedas podem ser um pouco complicados no início, inclusive quando falamos de Parachain. Tal tecnologia é conhecida também como uma forma mais simples de blockchain e tem chamado a atenção de estudiosos e entusiastas do mundo cripto.

Nas Parachains contém uma estrutura de dados e soluções para serem utilizadas para dar forma ao sonho de interoperabilidade entre as redes blockchains. E se baseiam na tecnologia da Polkadot (DOT).

Neste artigo, vamos te explicar como funciona a Parachain.

O que é Parachain

Parachain é uma solução utilizada para dar forma a interoperabilidade entre redes blockchains, além de ser possível transacionar informações entre diversas blockchains, sendo uma das formas mais simples da tecnologia.

As parachains se baseiam na Polkadot, que conecta a rede principal, usada para manter a segurança e para validar transações, com as blockchain paralelas. Sendo assim, uma blockchain consegue se comunicar com outras blockchains, trazendo mais escalabilidade para a Polkadot, que possui e sustenta o sistema de parachains.

Essa conexão proporciona a troca de informações através das diferentes blockchains e sistemas em uma rede universal. As parachains se conectam à cadeia principal e delegam o consenso e seus cálculos de segurança para a principal cadeia, para se tornar mais rápida e livre de congestionamento.

Por fim, cada parachain pode ter suas próprias regras de governança. Além disso, o token da DOT atende a diferentes funções dentro da rede, inclusive como token de governança, permitindo o poder de voto para as atualizações gerais da rede e implementação ou remoção das parachains.

Como funciona uma parachain

A rede Polkadot permite a criação de blockchains customizadas, que possibilitam a criação de jogos, DeFi e diversas aplicações em blockchain, para oferecer segurança e se conectarem com todo o seu ecossistema.

As parachains funcionam como uma forma de ajustar e customizar o algoritmo de consenso, velocidade dos blocos, entre outros pontos. Mas, nas parachains existem muitas diferenças se comparadas a outras blockchains, que também permitem a criação de jogos, DeFi, entre outros.

Diferente de outras blockchain, a Polkadot possui um sistema extremamente competitivo, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso as parachains. Nesse ecossistema, por exemplo, existem cerca de 100 parachains, que vão sendo liberadas aos poucos.

Para ter acesso a uma parachain, as pessoas precisam dar lances em DOTs, e o ganhador do leilão consegue ter acesso a uma parachain por cerca de dois anos. Nesse período, os ativos dedicados ao leilão serão travados.

Leilões de parachains

Os leilões de parachains na rede Polkadot acontecem quando as pessoas querem fazer parte de uma parachain, dando lances para ganharem e permanecerem na rede. Através de uma conta única é possível ter acesso a uma parachain.

Entretanto, a conta única é um processo relativamente caro, voltado para as baleias do mercado que querem desenvolver projetos em parachains. Outro método é através dos usuários que unem suas criptomoedas, no caso DOT, para financiarem juntos um projeto.

Enfim, os leilões são finalizados de forma aleatória, para incentivar as pessoas a darem seu lance já no início e não ficarem esperando chegar no final do leilão. Esse mecanismo permite que todos participem, e não só aquele que tem o maior capital dar o preço final para acabar ganhando.

A parachain funciona dentro do projeto da Polkadot que possui um token (DOT), que pode ser utilizado para que as pessoas possam participar do leilão, mantendo os tokens travados até finalizar o uso na parachain. O DOT é uma criptomoeda do projeto e possui diferentes funções.

Sendo uma das funções, um token de governança, que permite os usuários participarem na votação das decisões sobre o projeto e nas votações em atualizações gerais da rede e implementação de outras parachains.

Quando outras parachains são adicionadas ao ecossistema da DOT, o token também pode ser utilizado para bonding, em que nesse período, a DOT vinculada fica bloqueada, e é liberada assim que a duração do bonding termina.

Para comprar DOT e participar de leilões para obter uma parachain é simples. A Ripio agora oferece a criptomoeda que pode ser negociada a qualquer momento. Basta acessar o site e realizar a sua compra.

A Polkadot e sua natureza das parachains é uma das principais vantagens da moeda, que tem auxiliado no crescimento do ativo no mercado cripto. A capacidade de explorar e se comunicar entre diferentes blockchains como a blockchain do Bitcoin e da Ethereum, tem feito todo o projeto se destacar.

Por fim, o projeto e toda essa tecnologia parachain ainda é muito nova e está sendo construído, criando melhorias significativas para todo o ecossistema cripto. Portanto, para as pessoas que já querem comprar DOT, basta acessar a Ripio.

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.