Voltar ao início

Kusama: o que é e qual a relação com polkadot?

Kusama: o que é e qual a relação com polkadot?

Afinal, o que é kusama e qual a relação com polkadot? Saiba mais aqui!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
26/9/22

O que é Kusama? Qual a sua relação com Polkadot?

Considerada uma espécie de “versão experimental” da rede Polkadot, a rede Kusama  possui  uma das principais criptomoedas do mercado, a KSM. 

A Kusama foi desenvolvida para implementar testes e funcionalidades de aperfeiçoamento para a sua rede originária mais famosa. Ou seja: todas as novas aplicações direcionadas para a Polkadot são testadas nessa rede antes de passar para o estágio final. 

Entenda o que é Kusama (KSM) e se vale a pena investir nesse ativo.

Afinal, o que é Kusama?

A Kusama  é uma rede experimental conhecida como “prima” da Polkadot e foi criada em 2019. Denominada de rede “canário”, ela foi desenvolvida para implementar testes e funcionalidades de aperfeiçoamento.

Essa blockchain conta com uma rede de banco de dados independente, que tem como objetivo principal permitir a integração entre diferentes blockchains — atuando como uma ponte. Ao mesmo tempo, ela oferece alta capacidade de processamento com baixo custo.

A rede é como  um clone da rede Polkadot, mas com uma filosofia mais experimental, colocando em prática conceitos e teorias ainda em desenvolvimento ou em estágio inicial.

Origem da Kusama

Tanto a rede Kusama como a cripto de mesmo nome (a KSM) foram idealizadas pelo Dr. Gavin Wood, fundador da Polkadot, ex-CTO da Ethereum e fundador da Web3 Foundation. A sua ideia era lançar uma versão experimental e testar a produção de novas tecnologias e modelos de governança a fim de evitar uma rede testnet sem valor financeiro.

Todo esse ecossistema trabalha em conjunto para construir uma internet justa e descentralizada, na qual as criptos desempenham um papel importante.

Quantos tokens de Kusama existem? 

Atualmente, cerca de 8 milhões de KSM estão em circulação no mercado, com limite de emissão de 11 milhões de unidades desta moeda. 

Um fato interessante é que os detentores e investidores da ICO (Oferta Inicial de Moeda) da Polkadot (DOT) receberam KSM de graça conforme o tamanho de sua posição.

No entanto, a maior parte das criptomoedas da rede Kusama  permanece na tesouraria do projeto, e será utilizada para remunerar os validadores, incentivar o staking (depósito remunerado), contratar desenvolvedores e incentivar projetos do ecossistema.

Como funciona a Kusama? 

O funcionamento da Kusama é parecido com o de outras redes blockchain, como a Ethereum. Trata-se de uma rede descentralizada que permite aos usuários atuar de forma independente, podendo enviar transações e validar o histórico sem o intermédio de bancos ou órgãos monetários.

Além disso, conta com um sistema de validação automatizado que assegura que somente o detentor da senha (chave privada) consiga movimentar as moedas. A blockchain da Kusama utiliza a computação paralela (sharding) para aumentar significativamente a capacidade de processamento e validação das transações.

O projeto ainda mantém uma camada principal de trabalho em conjunto com redes paralelas e independentes, conhecidas como parachains. A sua blockchain principal da  pode se conectar a diversas outras redes, como Ethereum, Tron e Solana.

Existem funções e módulos previamente criados na rede para facilitar a criação de aplicações de finanças (DeFi), tokens não fungíveis (NFT), soluções de identificação utilizando blockchain, entre outros projetos. Além disso, a Kusama está preparada para se integrar aos projetos da rede Ethereum.

Para que serve a criptomoeda Kusama (KSM)? 

A Kusama não utiliza o sistema de mineração (ou seja,esforço computacional) para encontrar a solução do algoritmo de cada novo bloco de informação. No entanto, para se tornar um validador de transações é necessário utilizar o token KSM como garantia (processo conhecido como staking).

Desse modo, o gasto energético desse processamento é infinitamente menor que o Bitcoin (BTC) utiliza. Ao realizar o serviço para a rede Kusama, o validador recebe uma “premiação” por sua honestidade. Na ponta oposta, se for pego tentando trapacear, perde o depósito de garantia.

Como nem todos possuem o conhecimento ou disposição para atuar como validador, é possível nomear outro detentor e assim receber uma parte da premiação. No entanto, outro uso importante do KSM é o financiamento dos projetos para concorrer nas 100 redes paralelas (parachains).

Em suma, além de funcionar como meio de pagamento, a criptomoeda KSM permite criar e votar em propostas de mudanças e melhorias na rede Kusama, sendo, portanto,  um token de governança.

O que é Polkadot ?

A Polkadot é uma rede blockchain que oferece diversas funcionalidades, especialmente as que são para se comunicar com outras redes e aplicações descentralizadas. Ela foi criada para sanar limitações da rede Ethereum, além de otimizar as transações digitais e a escalabilidade dos sistemas descentralizados.

A rede é utilizada por usuários e desenvolvedores do mercado cripto a fim de solucionar problemas e criar novas aplicações. E a sua criptomoeda nativa, aDOT, é uma das mais valiosas do mercado e atua tanto como token de governança como ativo de valor.

Qual é a relação entre Kusama e Polkadot? 

A Kusama ficou conhecida como “rede canária”, o que significa dizer que é uma versão experimental da Polkadot. Por esse motivo, um canário foi escolhido como seu mascote e logotipo. 

A tecnologia e o fundador das duas redes são os mesmos, mas a Polkadot atua de forma mais regrada, buscando estabilidade e segurança. Enquanto isso, a Kusama apresenta uma flexibilidade maior na governança e menos barreiras de entrada para lançar parachains — o que é ideal para startups e projetos que não necessitam de segurança extrema.

Ou seja, a rede Kusama permite que entusiastas da tecnologia e projetos da blockchain Polkadot realizem testes em ambiente real.

Conclusão

Embora seja  parecida com a sua prima Polkadot, a Kusama funciona de forma independente e com um intuito distinto. A sua cripto possui menores barreiras econômicas e técnicas à entrada, sendo mais adequada para projetos de pequeno e médio porte com perfis de risco.

Com três anos de performance, a KSM já performou entre as 50 maiores criptomoedas em valor de mercado, ultrapassando alguns projetos mais antigos, como NEO, THORChain (RUNE), WAVES, e NEXO. 

Agora que você já sabe o que é Kusama e a sua principal relação com a Polkadot, que tal continuar acompanhando as principais notícias e novidades do mercado cripto?