Dentro do mercado de criptomoedas, existem várias siglas e nomenclaturas que podem deixar perdidos os investidores iniciantes. Uma dessas dúvidas comuns é sobre o que é ICO e como funciona essa modalidade de investimento.

ICO é a sigla usada para Initial Coin Offering, ou “oferta inicial de moeda”, em português. E se refere, basicamente, ao projeto de lançamento de uma nova criptomoeda, remunerando, com parte dela, as pessoas que financiam a ideia.

Quer entender melhor o que é ICO e avaliar se essa é uma boa possibilidade de investimento para você? Continue a leitura!

O que é ICO e como funciona?

ICO é a sigla para o evento de lançamento e inauguração de uma nova criptomoeda no mercado. Esse tipo de oferta é um pouco semelhante ao IPO (Oferta Pública Inicial), bem comum no mercado de ações. Podemos entender o que é ICO como um “financiamento coletivo”.

Assim, cada pessoa que deseja apoiar e financiar o projeto, recebe, em troca, um token da nova moeda. Depois que ela for lançada no mercado, esse apoiador poderá vender suas criptomoedas, trocá-las ou esperar pela valorização. Em troca dessas novas moedas, os investidores precisam oferecer Bitcoins ou Ethereums aos desenvolvedores, que são duas moedas virtuais populares e fortes atualmente.

É por isso que muitas pessoas comparam os ICOs com os IPOs. Afinal, cada token recebido pode ser entendido como uma espécie de título, que garante benefícios advindos da aposta financeira caso o projeto siga adiante e renda lucros. Inclusive, existem algumas pessoas mais otimistas que acreditam que o ICO pode se tornar os títulos de ações do futuro.

Como os investidores ficam sabendo dos ICOs?

Para saber das oportunidades de ICOs, os investidores devem ficar atentos aos fóruns sobre o assunto.

Para ajudar a entender o que é ICO, vamos falar um pouco sobre o papel dos investidores agora. 

As moedas virtuais têm a descentralização como base, por isso, não existe nenhum canal oficial que reúna as informações sobre ICOs e nem regulamentação governamental. A maioria dos projetos, contudo, costuma ser postada em fóruns, que também são referências para os investidores. Neles, você encontra muitos desenvolvedores em busca de apoiadores.

Os tópicos de anúncio geralmente contam com informações importantes sobre o projeto, como whitepaper, metas, cronogramas para ICO e o desenvolvimento do projeto, equipe, experiência anterior de cada membro integrante e outras características relevantes do projeto.

Em geral, como dissemos, os fundos são levantados em Bitcoin ou Ethereum, tanto por meio de um endereço público global quanto através da criação de contas para cada participante com um endereço exclusivo.

Porém, além de entender o que é ICO, é preciso entender a dinâmica dos ICOs, que pode variar. Em alguns casos, apenas poucas semanas ficam abertas para a captação da verba, em outros, existe uma reserva de tokens destinada a campanhas publicitárias, remuneração dos desenvolvedores e recompensas.

Após o lançamento do projeto, você receberá suas novas moedas assim que uma exchange listá-la e poderá guardá-las na sua carteira para esperar uma valorização, vendê-las ou trocá-las.

Como o ICO surgiu?

Para entender mais sobre o que é ICO e antes de decidir se o investimento vale a pena, confira qual é sua origem. Fonte: Towards Data Science

Embora esteja em alta, o ICO não nasceu junto com as criptomoedas. Uma das primeiras ações do tipo foi registrada em 2013, com o nascimento da moeda XRP, desenvolvida pela Ripple. Na época, a empresa vendeu cerca de 100 bilhões de tokens para financiar o desenvolvimento da plataforma Ripple.

Ainda em 2013, foi a vez da Mastercoin buscar fundos para criar uma camada em cima do Bitcoin, de modo a executar contratos inteligentes e utilizar tokens nas transações do Bitcoin. Para isso, o desenvolvedor vendeu cerca de 1 milhão de tokens Mastercoin.

O caso mais famoso é a fundação da plataforma Ethereum, em 2014. Na época o ETH foi vendido pelo valor de 0.0005 Bitcoin cada, e os desenvolvedores levantaram quase 20 milhões de dólares – tornando-se um dos maiores ICOs da história. É claro que esses investidores também lucraram bastante, afinal, hoje, o Ethereum é considerado a segunda maior criptomoeda do mundo. Com o sucesso desse ICO, novas pessoas passaram a se interessar pelo tema e a procurar saber o que é ICO..

Vale a pena investir em ICO?

Agora que você já sabe o que é ICO, pode estar se perguntando se esse é um investimento válido. Como é possível notar, essa é uma aposta que pode dar muito certo ou muito errado.

O mercado das criptomoedas por si só é bastante volátil, então nunca se deve investir mais dinheiro do que o valor com que se pode arcar. Ou seja, se a quantidade investida lhe fará falta, não invista! Afinal, não existem garantias precisas de retorno.

Para encontrar boas ICOs é preciso entender muito bem o mercado e analisar friamente as propostas, evitando cair em golpes, que, infelizmente, são comuns. Algumas dicas podem ajudar a “separar o joio do trigo” e encontrar boas propostas de ICO, como:

Time de desenvolvedores

Avalie muito bem o time de desenvolvedores, evitando projetos com equipes anônimas. Informe-se sobre a experiência de cada membro no universo das criptomoedas e avalie se possuem perfis no LinkedIn, GitHub ou Twitter que constatem que essas contas são verdadeiras. Além disso, depois de se informar sobre o que é ICO, procure saber mais do projeto desses desenvolvedores.

Comunidade de suporte

Agora que você entende o que é ICO, é válido verificar se existe uma comunidade ativa ligada ao seu futuro investimento.

Sempre verifique se a ICO possui uma comunidade ampla e aberta de suporte, como bate-papos públicos via Telegram ou Slack, ou ainda via Facebook, Reddit e Twitter.

Prática da recompensa

Atente-se às postagens e tópicos de recompensa. Essa é uma prática comum e solicita que determinados membros divulguem informações positivas sobre o projeto em troca de certas recompensas.

Isso não significa que a ICO é ruim ou falsa, mas cuidado com os exageros. Se a ICO for promissora e com bons profissionais, não fará um uso intenso dessa tática. Ao invés disso, os desenvolvedores buscarão fontes de divulgação mais seguras, como a imprensa. É um bom sinal ter uma equipe bastante presente nas mídias sociais e que tenha uma comunicação constante com os investidores.

Projeto

Sabendo o que é ICO, é importante ter em mente que não existe uma regra exata sobre como deve ser feita a apresentação do projeto. Existem boas ICOs que contam apenas com whitepaper e um roteiro aproximado, enquanto outras contam com uma versão beta ou um produto lançado, mas de funcionalidade limitada.

É claro que é mais seguro investir em projetos que estejam o mais próximo possível da versão final, porém não existe como prever o sucesso da empreitada. De uma maneira geral, bons investidores priorizam projetos com, pelo menos, algumas linhas de código.

Venture Capital

Outro sinal de que você está diante de uma boa ICO é quando existe um Venture Capital (VC), ou seja, um fundo de investimento focado em capital de crescimento. Em geral, esses fundos não investem em ideias que podem fracassar.

Então, se a ICO tiver um VC bem forte e conhecido, provavelmente ela divulgará, além do que é o ICO, essa informação, especialmente se for um VC relacionado às criptomoedas.

Bitcointalk

Os principais anúncios de ICO são feitos no Bitcointalk – e costumam vir marcados com a sigla ANN. Se a ICO que você está analisando não consta no fórum, é melhor não assumir esse risco.

Como você viu neste conteúdo sobre o que é ICO, ele espécie de “campanha de arrecadação de fundos” para o lançamento de uma nova criptomoeda, em que os investidores entram com moedas virtuais e recebem, em troca, uma parte da nova criptomoeda que será lançada.

Assim como as apostas financeiras, não existe uma certeza de ganho, sendo que o projeto pode dar muito certo e fazer com que a moeda renda bastante, ou não. E tudo depende, basicamente, da sua capacidade de analisar a ICO e entender se ela é atrativa e viável.

Agora que você já sabe o que é ICO, resolveu investir nessa opção? Se você quer conhecer mais sobre esse universo, entre em contato conosco e conheça nosso blog!

Conheça a BitcoinTrade