Voltar ao início

O que é cREAL. Conheça a stablecoin pareada ao real

O que é cREAL. Conheça a stablecoin pareada ao real

O que é cREAL. Conheça a stablecoin pareada ao real

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
26/9/22

A popularização das criptomoedas tem incentivado o mercado a criar opções que sejam tangíveis para diferentes públicos. As stablecoins, por exemplo, são ótimas oportunidades de investimento para quem deseja explorar o universo cripto de maneira estável. E agora os brasileiros também têm uma stable para chamar de sua: a cREAL.

Atualmente, 30% da população brasileira utiliza criptomoedas, segundo dados divulgados pela Visa. Isso faz do Brasil um dos mercados de ativos digitais que mais crescem na América do Sul. Foi esse crescimento que incentivou a blockchain Celo a lançar um ativo personalizado para o público brasileiro.

A stablecoin cREAL tem seus ativos pareados com o real, fazendo desta uma opção segura de investimento. Que tal conhecer mais sobre essa novidade que promete revolucionar o mercado cripto brasileiro? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre!

O que é stablecoin?

Antes de mais nada, é importante que você saiba diferenciar as stablecoins de outros ativos digitais – como o Bitcoin. A característica mais notável nesses ativos é o fato de serem lastreados em moedas fiduciárias na proporção de 1 para 1. Ou seja: elas funcionam de maneira estável porque são pareadas em moedas tradicionais, como o dólar e o euro.

A volatilidade das criptos pode afastar muita gente do mercado cripto, e por isso as moedas estáveis surgem como alternativas seguras e palpáveis. Portanto, se você não está acostumado a lidar com altas e baixas frequentes, começar com uma stablecoin pode ser a melhor solução para diversificar a sua carteira.

Um dos exemplos mais conhecidos de stablecoins do mercado é o Tether (USDT), criptoativo que tem seu valor atrelado ao dólar americano. Ou seja, 1 USDT sempre valerá US$ 1. Simples assim.

Stablecoins algorítmicas

As stablecoins algorítmicas tem como objetivo atrelar o preço de um token ao seu nível alvo por meio de algoritmos em cadeia que aumentam ou diminuem o fornecimento. Elas também podem oferecer compra e venda de tokens de acordo com as oscilações de mercado. É o caso da cREAL.

Como funciona a cREAL?

O cREAL é uma stablecoin algorítmica descentralizada e cripto-colateralizada que rastreia o real – ou seja, o seu valor não é necessariamente atrelado ao real. Suas reservas são baseadas em um sistema chamado “Mento”, um protocolo de estabilidade criado pela rede Celo.

Na prática, significa que a cREAL acompanha o mercado de forma mais segura, já que ela é emitida em maior quantidade quando o preço sobe, e reduzida conforme a oferta cai.

Em comparação às stablecoins fiduciárias, as algorítmicas usam um mecanismo de estabilidade baseado em smart contracts de código aberto, que tendem a manter sua estabilidade mais firme. Dessa forma, a cREAL funciona deve atender a obrigações, benefícios e penalidades de acordo com as regras estabelecidas pela Celo.

Segundo os criadores da stablecoin, uma das funcionalidades mais interessantes da cREAL é o fato de ter utilidade tanto serviços de finanças centralizadas como de finanças descentralizadas – os chamados DeFi. Além disso, há a possibilidade de realizar transações por meio do celular.

Quais as vantagens de se comprar cREAL ao invés do ativo real?

Agora que você já sabe como funciona a cREAL, fica mais fácil visualizar as várias vantagens que o ativo proporciona. Uma das principais é o fato de que essa stablecoin combina estabilidade de uma moeda tradicional com as facilidades da rede blockchain. Mas, quais seriam essas facilidades?

As redes descentralizadas oferecem inúmeras comodidades aos usuários, começando pelo fato de que não há interferência de câmbio e inflação para as transações financeiras. Isso garante serviços de troca de moedas mais baratos para qualquer lugar do mundo. Imagine que você queira transferir um montante para um amigo de outro país.

No sistema tradicional, você precisaria do intermédio de um banco ou outra instituição de crédito para efetuar a transação. Esse serviço inclui tanto as taxas administrativas como o IOF para conversão da moeda.

No caso de uma stablecoin, você pode transacioná-la de maneira prática, rápida e barata sem que haja barreiras burocráticas. A desburocratização das transações é o que faz da cREAL  uma alternativa moderna e eficaz para o uso da moeda brasileira.

O lançamento da cripto cREAL representa, no longo prazo, uma disrupção para as transações financeiras, oferecendo transações de baixo custo e mais rápidas do que os métodos tradicionais. Elas podem ainda ser realizadas por meio de qualquer smartphone.

Como comprar cREAL?

A stablecoin cREAL foi lançada no final de janeiro de 2022, e promete ser uma das criptos mais comercializadas no mercado brasileiro. Por conta do lançamento, a blockchain Celo oferece recompensas e outras vantagens para os primeiros usuários.

Comprar cReal (CREAL) ou outras criptomoedas é muito mais fácil e rápido do que você imagina. A Ripio é uma das exchanges brasileiras que negocia a stablecoin brasileira.