Para investir corretamente é essencial se informar e estudar bastante, tanto sobre investimentos como sobre o setor no qual pretende investir. E, entre as maneiras de aumentar seus conhecimentos, sem dúvida os livros para quem quer investir são fundamentais.

Manter sua biblioteca atualizada te ajudará a compreender melhor as opções de investimento de acordo com seu perfil e objetivos, tornando suas ações mais certeiras.

Continue a leitura e veja os melhores livros sobre investimento que separamos para você!

Os 10 melhores livros para quem quer investir

Abaixo, separamos os melhores livros sobre investimentos em geral, que dão dicas e orientações sobre o mundo dos negócios e sobre questões práticas de renda variável e de planejamento financeiro. Confira!

  1. O investidor inteligente (Benjamin Grahan)

Esse é considerado um dos melhores livros para quem quer investir. Ele ensina os fundamentos básicos de análise que todo investidor precisa saber antes de aplicar seu dinheiro.

O livro também se destaca porque tem uma leitura fácil e com os conceitos ilustrados por relatórios de eventos históricos. Embora o autor não dê uma receita única de investimento, ele deixa evidente a sua perspectiva de vida e oferece ferramentas que auxiliam na escolha dessas aplicações.

  1. Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

Outro clássico entre os livros sobre finanças, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos apenas no Brasil, o título de T. Harv Eker apresenta as principais diferenças entre as mentalidades de pessoas milionárias e dos demais – e mostra como esses super ricos conseguiram chegar lá.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, o autor te ajudará a refletir sobre o seu “modelo de dinheiro”, ou seja, aqueles conceitos que você possui desde a infância e que fazem parte das suas decisões financeiras.

Na segunda parte do livro, Eker apresenta os “arquivos de riqueza”, ou seja, o modo de pensar dos milionários que os distinguem dos demais.

  1.   Ações comuns, lucros extraordinários (Philip Fisher)

Esse é um dos melhores livros para quem quer investir e deseja aprender mais sobre o assunto.

Nele, Fisher oferece uma boa compreensão sobre o mercado de ações e conta com várias explicações técnicas de avaliação para encontrar os melhores investimentos. Para isso, o autor elabora uma lista com os 15 pontos mais importantes que devem ser considerados antes de escolher os investimentos na Bolsa.

Originalmente, a publicação foi feita em 1958, porém, até hoje, o livro se mantém atual, principalmente graças ao detalhamento do método usado por Fisher para escolher e aplicar em ações.

  1.  O jeito Warren Buffett de investir (Robert G. Hagstrom)

Warren Buffett é um dos homens mais ricos do mundo e se tornou bilionário usando muitas das ferramentas disponíveis para qualquer pessoa. Nesse livro, Hagstrom apresenta os doze princípios que orientam a filosofia de investimentos de Buffett.

Esses princípios são atemporais e podem ser aplicados em todas as circunstâncias e em todos os mercados. Portanto, eles são válidos para a instrução de qualquer investidor.

  1. Os Grandes Investidores (Glen Arnold)
Os grandes investidores, de Glen Arnold, está entre os melhores livros para quem quer investir.

Como será que Buffett, George Soros e outros se tornaram grandes investidores e bilionários? É exatamente isso que esse livro responde.

Nele, Arnold mostra como essas personalidades acumularam riqueza e quais as estratégias de investimentos que eles usaram – e que podem ser replicadas pelos leitores.

O autor mostra em detalhes as principais táticas, os elementos centrais que os levam a vencer o mercado e as lições dos grandes investidores.

  1. Os Axiomas de Zurique (Max Gunther)

Gunther reuniu no seu livro os conselhos dos banqueiros suíços para os investidores. Na publicação, o autor revela os segredos de homens que decidiram realizar diversos tipos de aplicações, como commodities, ações, imóveis e moedas.

Todos eles obtiveram êxito em suas ações e foram responsáveis por tornarem a Suíça um dos países mais ricos do mundo. Em Os Axiomas de Zurique você aprenderá quais os princípios e regras que eles usaram para reduzir os riscos e aumentar os lucros.

  1. O Homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)

Entre os melhores livros para quem quer investir, alguns títulos são considerados clássicos, como é o caso desse livro de Clason.

Nele, o autor conta, em uma narrativa simples, como diversas pessoas consideradas comuns conseguiram erguer uma das maiores civilizações mundiais da história: a Babilônia.

A partir dessa perspectiva, Clason mostra que não é necessário ser uma pessoa “especial” para atingir o sucesso, pelo contrário, o mais importante é realizar algumas mudanças de comportamento e de pensamento.

Se você deseja começar a investir, esse livro poderá te ajudar a desmistificar a área de investimentos e dar a coragem necessária para realizar seus primeiros passos.

  1. Investimentos inteligentes (Gustavo Cerbasi)

O consultor financeiro Gustavo Cerbasi escreveu uma das obras mais completas sobre investimentos para o mercado brasileiro. Esse é um livro imprescindível para qualquer investidor do país.

Nele, Cerbasi explica vários tipos de investimento, passando da renda fixa até os fundos, planos de previdência, ações e imóveis. A ideia não é afirmar qual é o melhor investimento do mercado, mas ajudar o investidor a identificar a melhor opção de acordo com seu perfil, objetivos e necessidades.

  1. Como organizar sua vida financeira (Gustavo Cerbasi)
Gustavo Cerbasi é um grande autor do setor de investimento, com excelentes livros para quem quer investir.

Aproveitando as dicas de Cerbasi, incluímos mais um título dele na nossa lista com os melhores livros para quem quer investir.

Em Como organizar sua vida financeira, a partir de uma linguagem simples e acessível, o consultor financeiro reúne as melhores ferramentas para gerenciamento de dinheiro, com dicas de autoconhecimento e de gerenciamento do orçamento doméstico.

Cerbasi também reforça a importância da organização financeira para quem deseja obter um estilo de vida melhor. Além disso, ele ajuda o futuro investidor a montar um orçamento doméstico eficiente e lidar com questões importantes como imposto de renda, créditos e dívidas.

  1. Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

Com mais de 9 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Pai Rico, Pai Pobre é um dos livros clássicos do mundo das finanças. Ele discorre sobre a história do próprio escritor, um empresário muito próspero.

Nas páginas do livro, o autor conta histórias e lições aprendidas quando ainda era jovem com o seu “pai pobre” (biológico) e o seu “pai rico” (pai de um dos seus melhores amigos).

Apesar de seu pai biológico ser muito bem remunerado e estudado, quando faleceu deixou diversas dívidas para a família, pois não sabia dominar as finanças. Com isso, Kiyosaki derruba alguns mitos, como o de um salário alto ser suficiente para uma vida financeira confortável.

Com os ensinamentos do “pai rico”, o autor conseguiu obter sucesso nas finanças, mostrando os conceitos fundamentais sobre o tema e as formas de superar desafios.

Melhores livros para quem quer investir em criptomoedas

Existem também diversos livros para quem deseja investir em criptomoedas.

Para quem deseja começar a investir em criptomoedas, também existem livros indispensáveis que o ajudarão a compreender melhor sobre o setor. Veja abaixo as dicas que selecionamos:

  1. Blockchain Revolution: Como a tecnologia por trás do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo (Don Tapscott e Alex Tapscott)

A Blockchain é um dos principais avanços tecnológicos trazidos com as criptomoedas e entendê-la é fundamental para qualquer investidor.

Nesse livro, a dupla de autores mostra de maneira clara e empolgante as principais mudanças trazidas pela Blockchain e como ela ainda impactará as formas como fazemos negócios.

  1. Bitcoin: A moeda na era digital (Fernando Ulrich)

Este é o primeiro livro brasileiro sobre Bitcoin. Nele, o economista Fernando Ulrich explica de maneira simples o funcionamento e o surgimento do Bitcoin.

Para apresentar a história da criptomoeda e rebater as principais críticas contra o Bitcoin, o autor utiliza as teorias monetárias dos economistas da escola austríaca, como Murray Rothbard, Carl Menger, F. A. Hayek e Ludwig von Mises.

Além disso, Ulrich também apresenta suas próprias contribuições para essas teorias.

  1. Blockchain para os negócios: promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da internet (Mougayar William e Sbravatti Vivian)

Neste livro, os autores fazem um diagrama pioneiro para ajudar a compreender o que é a blockchain e para que ela serve.

Eles mapeiam novos territórios e destrincham os elementos principais dessa tecnologia que, no futuro, permitirá às pessoas trocarem valores mais facilmente e ainda redefinir papéis, relacionamentos, confiança, poder e governança.

  1. The Bitcoin Standard (Saifedean Ammous)

Esse é considerado um dos principais livros sobre Bitcoin do mundo. Ele não aborda apenas como o Bitcoin funciona e quais são suas propriedades, mas também oferece um entendimento completo sobre economia, história do dinheiro e sistemas monetários.

O autor explora todos esses tópicos para mostrar por que o Bitcoin será a criptomoeda dominante do futuro.

Embora seja extremamente importante, o título é bastante denso e é mais recomendado para quem já tem certa experiência com o universo do Bitcoin e deseja entender um pouco mais sobre a teoria econômica do dinheiro.

  1. A Revolução das Moedas Digitais: Bitcoins e Altcoins (Tatiana Casseb B. M. Barbosa)

Nesse livro, a autora responde às perguntas mais comuns que surgem sobre as moedas digitais. 

Ela explica sobre o funcionamento das criptomoedas, a sua segurança e legalidade e ajuda o leitor a compreender mais a fundo a revolução tecnológica pela qual estamos passando, fornecendo as informações necessárias para que o leitor consiga formar sua própria opinião sobre o assunto.

Como você viu, a lista com os melhores livros para quem quer investir é longa e sempre há novos títulos para incluir nela. E apesar dos livros serem uma fonte inesgotável de conhecimento, o mundo das finanças, especialmente das criptomoedas, está em constante evolução.

Por isso, também se mantenha informado por outros meios, como os blogs especializados no setor, com análises e muitas informações importantes.

Assine a nossa newsletter e receba as novidades e postagens especiais diretamente no seu e-mail!