Elon Musk acaba com viés de baixa após informar que sua empresa SpaceX possui Bitcoin em caixa, e que não vendeu nada da posição de Tesla, nem tampouco de sua quantia pessoal. A alta acelerou em seguida com rumores de que a Amazon passaria a aceitar pagamentos em cripto, algo que foi negado dois dias depois. Com isso, a capitalização total de criptos bateu USD 1,66 bilhões, seu maior nível desde 15/junho.

Ethereum avança na expectativa do hard fork London.. A atualização torna a taxa de utilização da rede mais previsível, além de passar a “queimar” parte da receita que antes ia para os mineradores. Desse modo, o ETH tende a se tornar deflacionário, e abre caminho para encerrar o ciclo da Prova de Trabalho (PoW) até o final do ano. 

EUA divulga tributação de forma não-esperada

Após um rally de 42% em 10 dias, a alta do Bitcoin foi interrompida pelo ambiente regulatório nos EUA. Senadores incluíram uma proposta de taxação de criptomoedas com objetivo de arrecadar USD 28 bilhões. O penduricalho aparece no plano de liberar USD 1 trilhão em investimento de infraestrutura do governo.

Não bastasse o valor aleatório e provavelmente inalcançável, o projeto busca um maior controle nas transações realizadas por intermediários, e obriga o reporte de qualquer movimentação acima de USD 10 mil para a Receita Federal.

Em paralelo, um congressista norte-americano apresentou um projeto de lei, em estágio inicial, para regular o setor de criptomoedas, incluindo stablecoins e até mesmo as finanças descentralizadas (DeFi).

Fundo Grayscale tem 45 milhões de cotas liberadas para venda por investidores institucionais após período de “bloqueio” que dura 6 meses. Embora o BTC contido no fundo não possa ser vendido, a notícia assustou pessoas com menos conhecimento no produto, já que o valor é de USD 1,63 bilhão.

Principais criptomoedas, ativos e bolsas mundiais – até 30/jul

Notícias do mundo cripto:

Binance restringe alavancagem e saques: Novos clientes, ou aqueles sem cadastro (KYC), passam a ter redução no valor diário de saques. Além disso, delistou margem em GBP e EUR, e limitou alavancagem.

Outras 3 províncias chinesas restringem mineração: dando continuidade a pressão do governo para suprimir crescimento das criptos na região.

SEC posterga decisão de ETF: Gestora Valkyrie teve pedido de “vista”, estendendo prazo para regulador dar resposta. O mesmo havia ocorrido com WisdomTree e VanEck no mês anterior.

Bitcoin (BTC): Hash rate, o poder de mineração, recuperou 23% desde a mínima no início do mês. Valor segue 42% abaixo do pico de maio.

Bitcoin (BTC): Recorde de 57 mil BTC retirados de exchanges em um único dia, fazendo com que total caia para o menor valor desde 17/mai.

Ethereum (ETH): Brasil autoriza lançamento do ETF de Ethereum, QETH11 da gestora QR Capital.

Ethereum (ETH): Hard fork London aguardado para 4/ago irá destinar parte das taxas para “queima”, buscando tornar moeda deflacionária.

Bitcoin Cash (BCH): Nova versão da wallet Electron Cash 4.2.4, incluindo suporte para multi-assinatura, está disponível para Android.

Bitcoin Cash (BCH): Sidechain SmartBCH é lançada com 3 nodes validadores: BTC.com, ViaBTC e Matrixport.

Litecoin (LTC): Dev do MimbleWimble, protocolo de privacidade, divulgou nova atualização com mudanças no protocolo de validação dos hashes.

Litecoin (LTC): Poder de mineração, hash rate, se recupera 32% das mínimas no final de junho.

Ripple (XRP): Startup Mintable levanta USD 13 milhões para lançar tokens NFT na rede Ripple.

Ripple (XRP): Juiz federal dos EUA permite Ripple questionar ex-diretor da SEC, em decisão favorável à empresa.

EOS (EOS): Software EOSIO 2.2 em fase de validação pela comunidade, focando em escalabilidade.

EOS (EOS): Block.one, empresa por trás do lançamento da EOS, irá listar ações na bolsa de NY após compra da Far Peak, que já tinha ações negociadas.

Além das Criptomoedas

Bolsas pelo mundo

Em mais um mês de dados mistos, as principais bolsas fecharam o mês sem grandes ganhos. O foco é o pacote de USD 1 trilhão para infraestrutura sendo discutido nos EUA. Inflação CPI ex-alimentos e energia nos EUA em 4,5% ao ano surpreendeu, enquanto PIB na Zona do Euro ficou em 1,5%, ante expectativas de 2%. Na Inglaterra o FTSE100 encerrou o mês com leve queda de 0,1%. Já a Alemanha teve seu índice DAX30 em leve alta de 0,1%.

Quem se deu bem:

Oracle (ORCL US) subiu 12% com expectativas de novo contrato com Pentágono;

JBS ON (JBSS3) em alta de 10% com maior demanda da China e expectativa de bons resultados trimestrais.

Pfizer (PFE US): em alta de 9,3% com governos programando 3ª dose da vacina após início da variante Delta;

Quem se deu mal:

Americanas S/A (AMER3): cedeu 25,9% após expectativas de fusão com B2W.

Via Varejo ON (VVAR3) cedeu 20,3% após Amazon anunciar expansão da operação no país, incluindo venda de eletrônicos;

Pão de Açúcar ON (PCAR3) caiu 19,7% com resultados trimestrais desapontadores;

Banco Central avança em discussões do Real Digital

No webinar “Potenciais do Real em formato digital”, uma série de sete encontros, o Banco Central Brasileiro trouxe diversos especialistas que afirmaram não se tratar de uma substituição, e sim uma complementação do meio digital para suprir fricções, trazendo mais transparência e eficiência. Por último, deixou claro que não pretende fazer uso da tecnologia blockchain, ao menos na versão inicial.

Axie Infinity, a “febre” do momento

O jogo, que utiliza o blockchain da Ethereum para registrar tokens não-fungíveis (NFT), permite que usuários façam disputas com seus “bichinhos” virtuais, conhecidos como Axies.

Através de “cruzamento”, é possível procriar novos Axies, e alguns deles já atingiram valores milionários, pois cada batalha gera recompensas do token Smooth Love Potion (SLP), que possui valor de mercado nas exchanges.


Quer ficar por dentro de outras informações sobre moedas digitais? Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades em primeira mão!

Redator | BitcoinTrade

Breno tem mais de 12 anos de experiência com Marketing Digital. Já passou por grandes varejistas tradicionais e em 2017 se apaixonou pelas criptomoedas. Hoje é responsável pelas estratégias de comunicação e aquisição de novos clientes na BitcoinTrade.