Golpe de pirâmides: veja como não cair nessa armadilha!

Apesar de ser um velho truque utilizado por muita gente, o golpe de pirâmides ainda pega muitas pessoas, infelizmente. Com promessa de dinheiro fácil sem muito esforço, dá para entender por que o esquema se mostra atraente ainda que os resultados não sejam exatamente garantidos.

O esquema consiste basicamente em receber convites virtuais ou de conhecidos para participar de algum modelo de negócio, no qual você não precisa vender nenhum produto ou serviço, mas fazer um investimento inicial e, depois disso, continuar convidando pessoas para entrar no negócio. Esse modelo cria justamente a configuração de uma pirâmide e acaba por nomear o esquema, uma vez que, quem está no topo, sempre precisa de mais pessoas para alimentar a base e continuar o ciclo.

Acontece que os retornos prometidos dificilmente aparecem e a pessoa que entrou se vê condicionada a conseguir mais pessoas para alimentar a pirâmide e, assim, recuperar o dinheiro. Para fugir de situações como essa, listamos algumas dicas para não cair nessa armadilha. Vamos lá?

Promessa de recompensas grandiosas

A principal característica de um esquema de pirâmide é a promessa de recompensas grandiosas sem muito esforço. Se o convite para o negócio vier acompanhado da garantia de que você recuperará o dinheiro rapidamente, sem ter que se preocupar com o trabalho em si, desconfie. A frase famosa no mundo dos negócios se aplica nesse caso: não existe almoço grátis.

Qualquer proposta diferente disso deve ser cuidadosamente analisada para garantir que ela não se torne, na verdade, uma verdadeira dor de cabeça.

Rentabilidade que encanta

Como isca para atrair as pessoas que farão parte da base da pirâmide financeira, a rentabilidade prometida para o investimento pode encantar e fazer com que qualquer pessoa seja enganada. Ainda que esse atrativo faça você pensar duas vezes sobre o assunto, tenha em mente que dificilmente o esquema entrega o prometido: ou seja, as taxas de rendimento propostas são, efetivamente, impraticáveis e acabam por deixar o investidor na mão.  

Retornos acima do mercado

Em um golpe de pirâmides, os retornos prometidos, como dito anteriormente, são acima do mercado. Geralmente, a diferença é significativa, fazendo com que as pessoas sejam levadas a entrar no esquema em busca de maiores rendimentos. Por esse motivo, se o negócio tem as características mencionadas acima e ainda apresenta retornos discrepantes, pode ser que você esteja diante de uma pirâmide.

Não ser regulado por nenhuma instituição

Outro fator que pode ajudar na identificação desse tipo de esquema é a falta de regulamentação. Por se tratar de um golpe e um crime reconhecido pelo Ministério Público Federal (MPF), naturalmente não existe nenhuma instituição que possa regular todo o processo envolvido na armadilha de conseguir dinheiro fácil sem muito esforço.

Por isso, na falta de qualquer regulamentação, é importante estar atento aos perigos que a proposta oferece e ao fato de que não existirá ninguém para dar suporte caso a coisa toda dê errado.

Empresa só existir no papel

Empresas que só existem no papel é outro indicador que deve levantar suspeitas logo no início. O fato da empresa não ter uma base física ou algum escritório pode ser outro agravante para que, caso o esquema dê errado, as chances de procurar um responsável ou alguma forma de reaver o dinheiro sejam reduzidas. 

Entendeu como funciona o golpe de pirâmides? Fique sempre atento para fugir dessa armadilha e evitar possíveis prejuízos que esse esquema pode trazer para seu orçamento. 

Se você se preocupa com sua segurança financeira, confira também nosso artigo sobre como conseguir guardar seu suado dinheiro, e depois procure investimentos lícitos e regulamentados para conseguir otimizar seus rendimentos!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"