DOC e TED são movimentações e transferências bancárias fazem parte da nossa rotina profissional e pessoal, por isso, é importante conhecer alguns conceitos, entendendo com clareza a distinção desses processos bancários. Resolvemos então escrever este post para explicar qual a diferença entre DOC e TED, porque é tão importante compreender e saber diferenciar essas duas operações bancárias.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da Transferência Eletrônica Disponível (TED) e do Documento de Ordem de Crédito (DOC), chegou a hora de aprender definitivamente os conceitos e as características de cada um deles.

Continue lendo este post, pois ao final de sua leitura você entenderá a diferença entre DOC e TED.

O que é TED?

A TED, Transferência Eletrônica Disponível, é uma operação utilizada para transferência de dinheiro entre duas contas de instituições bancárias diferentes, sem limite de valor, ou seja, não tem valor mínimo ou máximo para transferir. O TED cai na hora, e a tarifa cobrada pelo TED entre os bancos pode variar dependendo da instituição. O cliente pode optar por fazer a operação na própria instituição ou via internet.

Existe um valor máximo para essa transferência bancária? O limite de valor de transferência é baseado em um valor diário. Se o dinheiro que precisa enviar for superior a essa quantia, você precisará entrar em contato com seu gerente, de preferência com antecedência, e pedir liberação para realizar essa operação.

O seu maior benefício é que ela é uma transação bancária automática, ou seja, o dinheiro cai na conta do beneficiário no mesmo dia. Só que é importante atentar para o horário de realização.

O horário para operacionalização das transferências varia de um banco para o outro, entretanto, via de regra, deve acontecer, no máximo, até as 16h59. Nesse caso, recomendamos que você consulte a instituição bancária e confirme qual é o horário limite para a realização da transferência.

A internet também é uma excelente opção para transferência rápida. Caso necessite de ajuda, verifique como fazer transferência bancária pela internet com o seu gerente, transferências eletrônicas costumam ser muito mais baratas do que aquelas realizadas por meio do telefone, autoatendimento (caixa eletrônico) ou presencialmente, nas agências bancárias.

Alguns bancos atualmente têm a opção de realizar a TED de conta-poupança, mas o normal é somente pela conta-corrente. Vale conferir essa informação no seu banco ou testar através do Internet Banking.

Agora, se você precisa transferir de uma conta-corrente para uma conta-poupança, não tem problema! Basta ter todos os dados em mãos.

O que é DOC?

O Documento de Ordem de Crédito, mais conhecido como DOC, também é uma transferência bancária, só que é limitada ao valor máximo de R$ 4.999,99 por operação, não existindo uma quantia mínima.

O prazo para efetivação da operação é de um dia útil para as transações realizadas até o horário limite do seu banco, então se você fizer a transferência hoje, ela só cairá no próximo dia. Transações realizadas após esse horário serão efetuadas somente no segundo dia útil. Então é importante consultar esse horário antes de escolher entre o TED e DOC.

Vale ressaltar que o débito do dinheiro é realizado no mesmo dia, mas cairá na conta do beneficiário utilizando a regra acima.

No procedimento, as taxas também costumam variar de um banco para outro e de acordo com o pacote que você contratou. Por isso, é necessário consultar as regras em vigor na sua instituição bancária

 

Caso a transferência seja para uma conta-poupança, é necessário conferir se o seu banco e o do beneficiário permitem a realização.

O que é necessário para realizar a transferência DOC ou TED?

Agora que já sabe a diferença entre DOC ou TED, você precisa saber os dados que necessitará ter em mãos no momento de realizar a operação.

Confira as informações necessárias para realizar um DOC ou TED:

 

Caso não saiba o número da instituição bancária, você pode conferir na lista publicada pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Posso agendar e cancelar?

Uma facilidade que os bancos permitem é você agendar o DOC ou TED para uma data futura. Isso evita que você tenha algum problema no dia e não consiga realizar até o horário limite.

Lembre-se, porém, de conferir se os dados do comprovante de agendamento estão corretos e depois, quando puder, verifique se o valor foi realmente debitado. Caso tenha algum dado errado, entre em contato com seu banco e peça para realizar a suspensão dessa transação.

Agora, se você precisa cancelar a transação porque digitou algum dado errado, não precisa preocupar! O banco automaticamente efetua o cancelamento da operação, estornando o valor para sua conta.

Se digitou o valor errado, você precisará complementar caso a transferência tenha sido inferior ao correto ou solicitar ao beneficiário que devolva o que foi pago a mais.

Qual a diferença entre DOC e TED?

Agora que você aprendeu os conceitos, mostraremos as 5 diferenças entre DOC e TED para ajudar você a escolher a melhor opção de acordo com a sua necessidade:

  1. tempo de efetivação;
  2. horário da realização da operação;
  3. limite de valor;
  4. tarifas cobradas;
  5. transferências para poupança.

Como você pode ver, a principal diferença entre DOC e TED está, principalmente, no prazo de compensação. As outras características, como taxas dos serviços e horários de realização variam de uma instituição bancária para outra, por isso, é importante que você obtenha informações acessando os canais de suporte do seu banco.

Outra dica para quem realiza transações bancárias com frequência é o uso dos canais online para facilitar os processos, evitar filas em bancos e pagar tarifas reduzidas. A tecnologia é, hoje, uma excelente aliada para a otimização dos processos, inclusive para a realização de transações bancárias, pagamento de contas, entre outros.

Se você gostou deste post sobre a diferença entre DOC e TED, então visite o nosso site e siga a gente no Facebook e no LinkedIn para acompanhar todas as nossas atualizações!