Para a geração que já nasceu aprendendo a usar computadores e smartphones, as operações do mercado financeiro realizadas online não são consideradas uma novidade. A globalização e o desenvolvimento de plataformas digitais tornam os investimentos cada vez mais acessíveis para quem se interessa pelo assunto.

As vantagens não param na acessibilidade: a segurança, a facilidade de transação e a eliminação de burocracia são outros pontos proporcionados pelo mercado financeiro online. Neste artigo nós explicaremos um pouco mais sobre isso para quem deseja aprofundar no tema.

Confira!

Mais segurança

A segurança é um assunto muito debatido nos dias de hoje, inclusive quando se trata da preservação dos recursos que você se esforça tanto para acumular. Nesse sentido, as plataformas online responsáveis pela intermediação de investimentos são elementos fundamentais para garantir maior segurança.

Afinal, muitas delas oferecem proteções e previnem o investidor de certos riscos. Somado a isso, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade privada que também visa a preservação da integridade do investidor e proporciona a manutenção de mecanismos de proteção que garantem até R$ 250 mil de restituição em casos de intervenção, liquidação ou falência da instituição na qual o dinheiro está investido.

Menores custos

O fato de poder realizar todas as operações de compra e venda em seu próprio computador e dispensar os serviços de corretagem fazem com que o crescimento do mercado financeiro online reduza consideravelmente os custos de quem está investindo.

Embora seja necessário fazer um cadastro em uma corretora para realizar esses investimentos, muitas já disponibilizam a possibilidade de investir por conta própria, sem a necessidade de pagar para que corretores realizem as movimentações.  

Facilidade de acompanhamento durante e após a captação

Tanto o mercado financeiro online quanto o acesso às notícias e informações sobre um determinado investimento tornam o acompanhamento da captação muito mais fácil. Tendo em vista que o recurso tempo também é um ativo importante e limitado, essa facilidade de acompanhar o andamento da transação representa uma vantagem considerável. 

Dessa forma, a praticidade proporcionada pelos meios eletrônicos tornam o mundo dos investimentos mais possível — principalmente para pessoas que não têm formação na área, mas que desejam buscar melhores rendimentos para o seu dinheiro. 

Menos burocracia 

Em um ambiente no qual as transações ocorrem online, atividades como a assinatura de contratos, a confirmação de operações e a transação de documentos importantes na relação investidor-corretora podem ser realizadas de forma eletrônica. 

Assim, haverá menos burocracia e mais agilidade para realizar todas as operações desejadas. Considerando a rapidez da circulação de informações nos dias atuais — além do fato de que no mercado financeiro o timing é um fator essencial para o sucesso —, a eliminação da burocracia é outro elemento que proporciona ganhos financeiros. 

Uma evidência do crescimento do mercado financeiro online é a ascensão das criptomoedas, especialmente o Bitcoin. Esse é um investimento que tem ganhado muita força nos últimos anos e proporcionado excelentes resultados para quem investe. 

Se você deseja ter mais informações sobre o assunto, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para ter sucesso nos seus investimentos!