A internet tem proporcionado novos hábitos de consumo e com isso as compras online têm crescido bastante. O número de lojas virtuais de todos os tipos aumentou muito nos últimos tempos. Dessa forma, precisamos, como consumidores, tomar alguns cuidados no momento do acesso e do fechamento de uma compra online.

Toda atenção na hora de realizar suas compras na internet é imprescindível para que tenha uma compra e entrega satisfatória do produto pretendido. 

Mesmo que o preço da loja virtual seja semelhante ao de uma loja física, comprar online tem suas vantagens pelo fato dos consumidores gastarem menos tempo na hora de escolher o produto pela Internet (evita congestionamentos e não faz fila), além de não gastar com transporte de ida e volta.  É muito cômodo comprar sem precisar sair de casa, mas para que esse processo transcorra bem devemos nos atentar e ter conhecimento de algumas dicas de segurança digital.

Confira como fazer compras online com segurança

Realize suas compras em dispositivos confiáveis

Ao comprar pela internet, é importante usar um computador, celular ou dispositivo de sua confiança.

Certifique-se que o dispositivo usado tenha antivírus e que o mesmo esteja atualizado. Isso porque serão inserido dados pessoais sigilosos, como, por exemplo, CPF e dados de cartão de crédito. 

Compre em lojas conhecidas

Não se pode acreditar em promoções ou descontos exagerados. Busque primeiro informações sobre a idoneidade da loja antes de efetuar a sua compra. Para saber sobre a sua reputação, acesse o site do Procon ou o portal Reclame Aqui.

Dados da empresa

Toda loja online, mesmo que seja de vendas de produtos ou serviços, precisa ter informações da empresa. Certifique-se de a empresa tem CNPJ, telefone, razão social e endereço disponível. Normalmente essas informações ficam no rodapé do site.

Você pode, inclusive, entrar em contato a fim de constatar a veracidade das informações e tirar algumas dúvidas sobre a loja e a entrega de produtos.

Privacidade e Política de compra

Antes de adquirir os produtos desejados, verifique o prazo de entrega, troca, devolução e todas as informações importantes que você precisa saber para fechar a compra com a devida convicção.

Verifique as formas de pagamento

A maioria das lojas online aceitam pagamentos por cartão ou depósito bancário, mas se for usado um cartão de crédito ou uma plataforma intermediária segura para pagamentos, é mais confiável.

Isso ocorre porque esses sistemas financeiros já fazem algumas verificações nas lojas antes de emitir os pagamentos.

Desconfie de preços muito baratos

Se a citação no anúncio for um preço muito abaixo do preço de mercado, desconfie, pois muitas vezes o barato pode sair caro.

Descontos muito impactantes podem ser uma fraude, que atrai consumidores para comprar produtos com problemas de qualidade ou mesmo sites falsos.

Quanto mais barato o produto, maior deve ser a atenção sobre a validação dos dados da empresa.

Registre todos os passos na hora da compra

Mesmo que o pedido tenha sido registrado internamente no site, guarde o e-mail de confirmação de compra e demais informações sobre o processo de compra. Se não houver outro registro, faça uma captura de tela e salve as etapas de compra.

Desistência da compra

Se o que você comprou for diferente do item que chegou, você tem 7 dias para devolver o produto. O consumidor não é obrigado a ficar com um produto danificado ou diferente do que foi comprado.

É importante que os produtos estejam nas mesmas condições divulgadas no ato da compra e que você atenda ao prazo de devolução do mesmo. 

Planeje e compare preços

Para economizar no momento da compra do produto desejado, você deve ter um planejamento do que você irá efetivamente comprar. Compre, somente, o que é necessário e previamente planejado. E não se esqueça de comparar preços e pesquisar cupons e descontos em sites de descontos. É importante fazer aquela pechincha virtual.

Procure seguir as dicas acima para que tenha uma compra online satisfatória e segura. Economizar é bom, melhor ainda é não cair em “pegadinhas”.