Quem acompanha o mundo dos investimentos e está sempre informado a respeito das novidades do mercado sabe que a criptomoeda é uma alternativa que ganhou força nos últimos anos. 

Com um conceito inovador e retornos acima das demais opções de investimento, as criptomoedas oferecem a possibilidade de operar um ativo sem regulamentação. Isso porque elas existem apenas virtualmente.

O ato de comprá-las e vendê-las pode ser novidade para muitas pessoas. Mas, com um pouco de leitura e prática, é possível entender como operar criptomoedas e ter sucesso com esse investimento.

Visando a um maior aproveitamento e à maximização dos seus resultados, listamos algumas dicas valiosas para quem deseja operar criptomoedas. Preparado para aprendê-las?

Escolha o site ou a plataforma

O primeiro passo para começar a investir em criptomoedas é escolher um site ou uma plataforma de confiança. Isso porque, como todo investimento, as criptomoedas exigem que o investidor faça sua transação por meio de intermediários, sejam eles uma corretora de valores, um site de compra e venda ou plataformas online destinadas a isso.

Um critério fundamental para a escolha da plataforma deve ser a segurança. Por se tratar de transações virtuais, em que muitas vezes é difícil identificar a pessoa com quem se está negociando, é fundamental que o sistema ofereça confiabilidade e meios de proteger seus usuários.

Por isso, uma pesquisa minuciosa deve ser feita antes de se realizar, de fato, esse investimento. Ela pode ocorrer por meio da avaliação realizada pela comunidade, da validação do cadastro a partir da documentação e dos comentários de quem está acostumado a operar esse ativo.

Adquira conhecimento sobre o assunto

Conhecer o assunto sobre o qual está tratando é algo muito importante em qualquer área, especialmente quando falamos de algo que vai impactar seu orçamento. Por isso, ir atrás da opinião de quem já é mais experiente, por exemplo, pode ser uma boa ideia para aqueles que estão pensando em começar a investir.

A internet é uma forte aliada nessa busca por conhecimento, uma vez que disponibiliza bastante material de forma gratuita em diferentes sites e plataformas. A rede também fornece depoimentos de quem já tem mais prática em investimentos, especialmente quando o assunto é criptomoedas.

Trace a sua estratégia

Traçar sua estratégia, estabelecer metas e manter uma análise completa e atualizada a respeito do investimento são estratégias muito eficientes na hora de tomar decisões relacionadas à forma como você vai investir seu dinheiro.

Por isso, estudar e se informar com antecedência são cuidados essenciais para ter bons resultados no futuro. Depois de adquirir conhecimento, definir uma estratégia e acompanhá-la regularmente são os próximos passos para o sucesso financeiro, seja ele obtido com as criptomoedas ou qualquer outro investimento.

Saiba quais são as principais criptomoedas

A criptomoeda é um conceito relativamente novo no mercado, tendo surgido em 2008. Na época, foi publicado um artigo científico que descrevia o funcionamento da moeda digital e do modelo peer to peer (P2P) — que consiste na conexão entre dois ou mais computadores de forma horizontal e direta, ou seja, sem a regulação de um agente.

Dessa forma, o computador de cada usuário pode realizar tanto a função de cliente quanto a de servidor, permitindo que a moeda seja produzida por meio do processo conhecido como mineração ou, até mesmo, negociada. Tudo isso ocorre sem a regulamentação de bancos ou instituições financeiras, como no caso de outras moedas, o que confere maior autonomia às criptomoedas e faz com que sejam valorizadas. 

Ainda que o Bitcoin seja a modalidade mais conhecida, que ganhou bastante mídia na explosão das criptomoedas, existem outras opções (como Ethereum, Litecoin, Monero e Dash). Conhecer cada uma delas antes de tomar sua decisão de investimento é essencial para não ter surpresas no futuro e otimizar os resultados.

Não invista mais do que pode

Quem deseja saber como operar criptomoedas deve seguir uma regra básica para manter o orçamento equilibrado: não investir mais do que tem condições. 

Os altos rendimentos e a possibilidade de multiplicar o patrimônio rapidamente podem gerar um sentimento de empolgação e levar ao descontrole. Com oportunidades como essa, acabar se perdendo na administração das finanças pode ser uma ocorrência mais comum do que de fato deveria.

Nesse contexto, dividir o orçamento e priorizar obrigações como pagar as contas mensais e manter uma reserva de emergência devem ser práticas constantes na organização financeira. Feito isso, determinar quanto será investido (e ater-se a esse valor) é uma alternativa eficiente para não causar um desequilíbrio nas finanças.

Tenha em mente que, à medida que o dinheiro for rendendo, você conseguirá investir mais e otimizar seus resultados. Por isso, não é necessário extrapolar no início e causar um problema que pode virar uma bola de neve no futuro, complicando todo o seu planejamento.

Não deixe de conferir gráficos e indicadores    

Partindo do pressuposto de que os gráficos e indicadores trazem informações básicas para que o investimento seja acompanhado, monitorá-los diariamente é uma tarefa importante a quem deseja obter sucesso com as criptomoedas. 

O acesso a esse tipo de dado é bem prático, uma vez que as próprias corretoras de valores e instituições financeiras disponibilizam análises em suas plataformas digitais. Na internet, muitos blogs sobre finanças e criptomoedas também divulgam gráficos e indicadores com informações relevantes para investidores.

E então? Já sabe como operar criptomoedas? O processo de compra e venda das moedas digitais é fácil e promissor. Quem deseja entrar nesse investimento precisa apenas ter uma conta em alguma corretora e começar as transações. O perfil e a propensão ao risco de cada investidor são traçados por meio de um questionário aplicado no momento do cadastro.

Identificar se o investimento está de acordo com suas características e ambições é outro passo importante. Feito isso, seguir as dicas listadas acima e ter disciplina com o seu próprio dinheiro são estratégias que aumentam bastante as chances de lucro.

Se você gostou deste artigo e quer dividir o conhecimento com seus amigos, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais! O conhecimento, aliado à prática de mercado, certamente vai render bons frutos!