Descubra agora como fazer o backup de uma carteira de Bitcoins

Assim como acontece com a carteira que você usa para guardar dinheiro, o wallet de Bitcoins também exige cuidados com a segurança. O backup da carteira de Bitcoin é uma das estratégias que pode contribuir para a proteção das suas criptomoedas; por isso é importante conhecer as boas práticas e estar atento a elas.

A possibilidade de negociar moedas virtuais com qualquer pessoa, a qualquer horário e de qualquer lugar do mundo é uma das grandes vantagens deste tipo de tecnologia. Entretanto, a praticidade destas funcionalidades acaba gerando algumas preocupações extras com a segurança das informações.

Para garantir que as suas negociações ocorram de forma equilibrada e seguras com relação ao ataque de hackers, é imprescindível fazer o backup da carteira de Bitcoins. Neste post você entenderá melhor o que é este backup e como pode ser feito. Continue a leitura!

O que é um backup de carteira de Bitcoin?

Backups são cópias de segurança. Realizando a cópia da carteira de criptomoedas o usuário está seguro caso ocorra alguma falha de hardware com a perda de informações sobre as suas transações. 

O processo também permite a restauração da carteira em casos de furto ou roubo do equipamento eletrônico (computador ou smartphone) onde ela está armazenada.

É importante destacar que além do backup completo da carteira, é necessário realizar a criptografia destes backups, principalmente se eles são armazenados online. Qualquer informação guardada na rede de internet está vulnerável a ataques cibernéticos.

Por isso, a criptografia dos backups é uma segurança extra para quem quer manter as suas moedas longe de crimes virtuais.

Outra boa prática vinculada ao backup da carteira diz respeito ao local de armazenamento. Por isso, considera-se recomendado o uso de diferentes mídias para o aprovisionamento das informações; como, pendrives ou até mesmo documentos impressos.

Por fim, o último cuidado que merece atenção está vinculado à regularidade com que são realizados os backups. É importante que o usuário faça cópias de segurança com frequência, garantindo que todas as mudanças de endereços de Bitcoin e suas respectivas atualizações estejam presentes no backup.

Qual é o passo a passo para fazer este backup?

O passo a passo para realização do backup da carteira de Bitcoins dependerá da carteira que está sendo utilizada pelo usuário. Os procedimentos podem variar de uma carteira para outra, por isso elaboramos um passo a passo com orientações gerais, que podem ser aplicadas em diversas situações.

Neste sentido, para fazer o backup o primeiro passo é abrir a carteira virtual; na página inicial deverá constar algum botão ou aba com a opção “backup”, “cópia de segurança” ou ainda “segurança dos meus fundos”. Ao selecionar a opção, o sistema apresentará uma série de palavras ou códigos. São estes códigos que trazem os dados para acesso do seu backup.

Assim, é importante que as informações sejam copiadas para um pendrive ou, até mesmo, escritas em um papel, que posteriormente deverão ser guardados em local seguro.

Lembre-se de que qualquer pessoa que tiver acesso a elas terá ingresso aos fundos de sua carteira, podendo utilizar as informações apenas com os dados destes registrados nestes códigos. O sistema poderá solicitar que você digite as palavras ou códigos, para verificar se as informações foram escritas/copiadas corretamente. 

Após a conclusão do backup, você não terá acesso à lista de palavras, salvo nos casos em que tiver um PIN pré-definido. Isto é uma medida de segurança que visa impedir o acesso de terceiros as suas moedas virtuais. 

É importante lembrar que o procedimento de backup varia de uma carteira para a outra. Inclusive, em alguns casos é preciso aguardar um período de tempo para realizar novas cópias de segurança.

Como uma exchange pode ajudar neste processo?

As exchanges são plataformas digitais que permitem a realização de negociações de compra, venda e troca de criptomoedas. Também conhecidas como corretoras de criptomoedas, elas integram uma parte importante do mercado de moedas virtuais, uma vez que conectam pessoas interessadas na compra ou venda de moedas de forma prática e segura.

Vale destacar que o usuário que busca uma exchange deve estar atento à credibilidade e ao reconhecimento da corretora no mercado, uma vez que ela servirá como meio de negociação e precisa trazer elementos que garantam a segurança dos usuários.

As exchanges, em vários aspectos, podem ser comparadas à corretora de valores do mercado financeiro, já que elas também costumam cobrar taxas e realizar negociações abertas. Entretanto, diferente das corretoras tradicionais, elas não são intermediários obrigatórios, mas sim facilitadoras. 

Isso significa que você pode muito bem negociar moedas virtuais sem uma exchange; entretanto este processo é muito mais complexo e, caso você não o conheça bem, pode ser também perigoso. Por isso a exchange, enquanto facilitadora no processo de negociação de criptomoedas, deve oferecer mecanismos que permitirão o envio de dados para a carteira de forma ágil e segura, facilitando todo o processo de backup das informações. 

O usuário que realiza suas transações por meio de uma exchange confiável e que toma os cuidados necessários para a segurança e proteção da sua carteira, com o backup frequente dos dados e o armazenamento adequado das informações, terá condições de obter um rendimento seguro, evitando perdas financeiras ou até mesmo ataques cibernéticos.

Como você pode ler neste artigo, o backup da carteira é um dos mecanismos de segurança que precisa ser adotado pelos usuários que negociam criptomoedas. Além dele, outras boas práticas devem ser adotadas, aumentando a eficiência e a proteção do seu dinheiro.

As moedas virtuais são negociadas em um mercado novo e diferenciado; por isso, além de buscar conhecimento e atualização constante, é preciso estar atento às medidas de segurança, entre elas o backup da carteira de Bitcoin. Esse cuidado trará mais agilidade, praticidade, tranquilidade e eficiência para os processos de compra, venda e troca via exchanges. 

Você conhecia estes procedimentos e está fazendo o backup da carteira de Bitcoin? Então, não se esqueça de buscar uma exchange de segurança. Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções para trade de criptomoedas com segurança e confiabilidade!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"