Voltar ao início

DeFi Kingdom: conheça o game play-to-earn do momento

DeFi Kingdom: conheça o game play-to-earn do momento

DeFi Kingdom: conheça o game play-to-earn do momento

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

Lançado em agosto de 2021, o jogo DeFi Kingdoms utiliza a tecnologia blockchain (banco de dados). Apesar dos gráficos “antiquados”, o jogo é baseado no modelo play-to-earn, onde o progresso do usuário é recompensado em tokens.

Os tokens são ativos digitais registrados na blockchain das criptomoedas. No caso, o DeFi Kingdoms optou pela Harmony, uma “concorrente” da rede Ethereum que oferece transações praticamente sem custo.

Por que jogar DeFi Kingdoms?

Os cripto games, ou jogos na blockchain, oferecem uma experiência de uso simples através do próprio browser (navegador) de internet. Por isso, os gráficos e a jogabilidade costumam ser limitados, mas o DeFi Kingdoms compensa com os ganhos financeiros.

Na realidade, debaixo da imagem de um jogo clássico da Nintendo existe uma rede de smart contracts – os contratos inteligentes das criptomoedas. Dessa forma, os participantes realizam trocas entre diferentes ativos digitais, incluindo os NFTs.

Como jogar DeFi Kingdoms?

O primeiro passo é baixar uma das wallets (carteiras digitais) compatíveis, dentre elas a Metamask e a Coinbase Wallet. Fique tranquilo, pois esses aplicativos são gratuitos e, inclusive, funcionam como uma extensão dos navegadores Chrome e Firefox.

Ao acessar o site oficial, você deverá autorizar a conexão com a sua carteira digital. Embora não seja necessário um investimento inicial para explorar o ambiente no DeFi Kingdoms, são necessários tokens Harmony (ONE) para jogar

Acima temos uma tela do universo DeFi Kingdoms em um setor chamado Taverna. Nesse local, o jogador pode verificar o catálogo de personagens disponíveis, comprar, alugar e vender heróis. Para começar a jogar é preciso ter pelo menos um personagem.

Como a blockchain é utilizada no jogo?

Ao utilizar a blockchain, a mesma estrutura que permitiu o surgimento da criptomoedas, o DeFi Kingdoms oferece recursos de finanças descentralizadas (DeFi). Os DeFi são contratos digitais programáveis, ou smart contracts, que permitem negociar valores sem intervenção humana.

Desse modo, o jogo consegue oferecer aos usuários uma experiência que combina jogabilidade, ativos digitais únicos colecionáveis (NFTs) e a possibilidade de gerar renda passiva. Tudo isso ocorre no Metaverso (universo imersivo), onde o usuário pode adquirir terrenos virtuais.

Para que serve o token JEWEL?

O JEWEL é o token da plataforma e a força vital da sua economia, pois envolve a maioria das ações do jogo. Com ele é possível comprar itens virtuais, como jóias e personagens, representados por ativos digitais exclusivos – os NFTs.

Além disso, o JEWEL também é usado para prover liquidez, permitindo que o jogador ganhe recompensas com o staking (depósito remunerado).

Outras funções do token incluem o direito a participar das diretrizes do game e permitir que os usuários tornem os seus personagens mais fortes, como, por exemplo, aumentando o nível e os atributos dos heróis.

Como o jogo integrou o staking e as funções de exchange?

Uma vez no jogo, você pode investir adicionando os ativos digitais às pools (bolsas) de liquidez no Market (mercado). Com isso, é possível fazer staking de tokens nos Gardens (jardim) ou no Bank (banco).

No Market, o jogador pode negociar tokens e se tornar um provedor de liquidez (LP). Ao fazê-lo, ele receberá taxas sempre que alguém negociar esses criptoativos.

No Garden, os usuários podem gerar liquidez com um par de ativos e ganhar tokens de provedor de liquidez para receber JEWEL. O jogador pode ver a sua parte da participação total na bolsa de liquidez representada por suas plantas.

Outra característica única do DeFi Kingdoms é a função banco, onde é possível depositar o token JEWEL. Com isso, o jogador ganha parte das taxas pagas nas transações da plataforma e ganha o direito de votar nas decisões do desenvolvimento do jogo.

Dá pra ganhar dinheiro jogando DeFi Kingdoms?

Como você percebeu, o DeFi Kingdoms oferece várias maneiras para os seus usuários ganharem dinheiro. Além das aplicações de DeFi, também é possível conseguir recompensas financeiras ao jogar.

Os heróis (personagens do game) podem ser utilizados para participar de missões e de batalhas em modo PvP (player versus player ou jogador contra jogador). Além disso, os personagens podem ser vendidos ou alugados para outros jogadores.

Outra forma de os usuários ganharem dinheiro é comprando lands (terrenos) NFT no DeFi Kingdoms. Esses terrenos diferem com base em sua localização, fornecendo, assim, uma quantidade diferente de recursos. Quanto menos recursos, mais valiosos eles são.

Deseja se aprofundar no assunto?

Em nosso canal no YouTube já conversamos sobre alternativas de investimento na DeFi, o conjunto de recursos de finanças descentralizadas que faz parte do DeFi Kingdoms. Acompanhe as nossas lives diárias do Cripto Morning, das 10 às 11 da manhã, para ficar por dentro das principais notícias e tendências do mercado cripto.