Em 2020, o Bitcoin bateu recorde de valorização, praticamente quadruplicando o seu valor. Em dezembro, ele saltou para impressionantes US$28.599,99. Justamente em um ano no qual a maioria dos investimentos não teve uma performance muito boa, devido à pandemia de covid-19.

Com esse salto, a criptomoeda acumulou uma valorização de 295% em 2020, o que fez com que muitas pessoas começassem a procurar por curso de Bitcoin, visando entender melhor sobre o assunto e começar, também, a investir no setor.

Esse é o seu caso? Então veja a seleção que montamos com 7 opções gratuitas para começar hoje mesmo!

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma criptomoeda. Ou seja, uma moeda digital, que existe apenas na internet e não tem uma versão física, como o Real ou o Dólar. Outra diferença é que o Bitcoin não é controlado e nem emitido por nenhum Banco Central.

Então, sua cotação é regulada pela lei de oferta e procura e pelo próprio mercado. Não há nenhum país, governo ou banco regulando seu funcionamento – tudo se dá pela Blockchain.

Essa é uma grande rede de dados em que acontecem todas as transações com Bitcoin, usando criptografia para proteção dos dados. Quem processa as transações são os mineradores que funcionam como nós nessa grande rede. São eles também que votam para decidir os “caminhos” do Bitcoin.

Como as transações são protegidas por criptografia, elas são mais seguras e praticamente impossíveis de serem interceptadas. O código de cada transação deve ser verificado pelos mineradores e são eles que fazem a validação conectando as carteiras digitais envolvidas.

Após a conclusão, as transações são incorporadas na Blockchain, onde estão os registros de todas as transações já feitas com Bitcoin. É essa rede que comprova que determinada transação foi realizada e garante a sua segurança sem que haja um Banco Central.

O registro das transações e dos valores fica público, mas as pessoas ou empresas envolvidas são anônimas.

Para manter todas essas transações funcionando, os mineradores são recompensados com Bitcoins ou com fragmentos de Bitcoins.

As transações podem ser para compra de novos Bitcoins ou de outras criptomoedas e também para compra de produtos ou serviços, já que inúmeros comércios e empresas ao redor do mundo já aceitam essa forma de pagamento.

Além disso, como o preço do Bitcoin tem registrado aumentos significativos, muitas pessoas usam a criptomoeda como forma de investimento.

Por que investir em Bitcoin?

Como você viu na introdução, o Bitcoin é uma criptomoeda que tem batido recorde de valorização. Só por isso, já vale a pena pensar em investir nele. Mas se você ainda está indeciso, nós separamos alguns bons motivos:

·         a adesão global ao Bitcoin está crescendo, o que significa que mais empresas têm se atentado a essa moeda. Em 2020, cerca de 25 milhões de comerciantes aceitavam a cripto como uma forma de pagamento;

·         o Bitcoin surgiu no meio da crise financeira de 2008 e, justamente por isso, é uma moeda capaz de suportar diferentes oscilações no mercado e têm mostrado a sua força, crescendo exatamente em uma época de pandemia e de crise mundial;

·         devido ao bom desempenho do Bitcoin, a criptomoeda tem chamado a atenção de investidores, analistas e empresas de Wall Street, inclusive com a entrada de investidores institucionais no mercado;

·         embora o Bitcoin tenha registrado vários altos e baixos durante a sua história, ele sempre conseguiu ultrapassar suas altas mais recentes após uma queda de preço.

Além desses pontos, é claro, devemos citar algumas das vantagens intrínsecas dessa moeda, como: é uma forma rápida e barata de transferir valores para qualquer parte do mundo; o Bitcoin é bastante seguro, tanto para o consumidor como para o comerciante; você não dependerá de bancos ou outros intermediários para custodiar seus Bitcoins ou transacioná-los; o Bitcoin não está sujeito a pressões políticas; é uma moeda descentralizada, então não pode ser confiscada por terceiros; os Bitcoins não podem ser inflacionados por nenhuma entidade e você consegue criar sua carteira rapidamente, sem burocracia.

Porém, é claro, como todo investimento, o Bitcoin também possui riscos, como:

·         não tem regulações e nem restrições de governos ou de agências governamentais;

·         quem determina o futuro da rede Bitcoin são os próprios mineradores;

·         a conjuntura econômica e o ambiente regulatório relacionados aos ativos digitais podem mudar, por exemplo com algum governo tornando ilegal o seu uso;

·         não há como prever, com exatidão, como o Bitcoin irá se comportar no futuro.

Dada sua alta valorização no mercado, investir em Bitcoin tem inúmeras vantagens, além de ser um procedimento bastante seguro.

Vale a pena fazer um curso de Bitcoin?

Já deu para perceber que o universo das criptomoedas é bastante complexo, não é mesmo? Por isso, um curso de Bitcoin é uma excelente oportunidade para entender mais profundamente essa área – e, assim, conseguir investir de maneira mais sábia.

Com um curso de Bitcoin, você:

·         partirá do zero e aprenderá tudo sobre Bitcoins, conceitos e funcionamento de criptomoedas e dicas de como investir;

·         terá acesso a métodos e estratégias de investimentos prontas e testadas, com modelos reais para aplicar;

·         receberá treinamento e suporte de pessoas que atuam e entendem do mercado;

·         conhecerá outros investidores e poderá fazer parte de uma comunidade de traders de Bitcoin.

Embora seja possível alcançar grandes ganhos com o Bitcoin, haja visto a sua valorização crescente, é importante lembrar que este é um ativo volátil, ou seja, da mesma forma que registra grandes altas, também tem grandes quedas no seu preço.

Assim, para investir com sabedoria, e evitar perder dinheiro, é fundamental compreender muito bem o setor, seu funcionamento e conseguir antever essas possíveis oscilações. Pontos em que um bom curso de Bitcoin poderá lhe ajudar.

Curso de Bitcoin: 7 opções grátis e + 2 bônus

Quer começar o seu curso de Bitcoin hoje mesmo? Veja algumas opções interessantes que separamos para lhe ajudar!

1. Curso de Bitcoin em português – Learncafe

Este curso foi desenvolvido pelo canal de YouTube “BTC em português” e pode ser acessado gratuitamente.

Nele, você aprenderá: o que é Bitcoin, as principais características dessa criptomoeda, quais as diferenças entre Bitcoin, ouro e Dólar, para que serve o Bitcoin, como começar a usar a criptomoeda, como obter Bitcoins, como funcionam as transações com a cripto, o que é a mineração e quais são os riscos do Bitcoin.

É um curso de Bitcoin introdutório, ideal para quem está começando a se aventurar pelo assunto e deseja um conhecimento mais preciso.

2. Curso de Bitcoin – Primecursos

Este curso da Primecursos também é gratuito e voltado ao ensino dos conceitos fundamentais da criptomoeda, ideal para quem deseja comprar e vender Bitcoins. Com uma linguagem simples e objetiva, ele lhe ajudará a entender melhor pontos importantes, como:

·         O que é Bitcoin;

·         Como o Bitcoin surgiu;

·         A trajetória e o crescimento da criptomoeda;

·         Crises das moedas fiduciárias;

·         A segurança do Bitcoin;

·         A Blockchain;

·         Carteiras para Bitcoin;

·         Recomendações de segurança;

·         Como comprar Bitcoins;

·         Como funciona a mineração de Bitcoins.

3. Mini curso de Criptomoedas com Felippe Percigo

Felippe Percigo é autor do CriptoFácil, um dos principais sites de informações sobre criptomoedas. Desde 2012, ele tem contato com o universo das criptomoedas e tem se dedicado a ajudar as pessoas a entender melhor sobre os criptoativos.

Em parceria com o canal do YouTube, Tio Huli, Percigo desenvolveu o mini curso de criptomoedas.

No curso são abordados pontos como bolhas financeiras, criptografia, mineração, blockchain, stablecoins, coins e tokens, Ethereum, segurança, como comprar Bitcoin e como montar um portfólio de investimentos.

Esse é um curso de Bitcoin um pouco mais completo, que vai além e ensina também como investir em outras critpomoedas e criptoativos.

Fazer um curso gratuito de Bitcoin é uma ótima forma de ingressar neste universo e aprender a investir assertivamente.

4. Investindo em Bitcoin do Zero – Rafael Lemos

Este é um curso de Bitcoin para quem deseja começar a investir nas criptomoedas de forma segura. No módulo gratuito, você terá acesso a tópicos como:

·         O que é Bitcoin e como ele foi criado;

·         Como ganhar dinheiro com Bitcoin;

·         Como comprar Bitcoin na prática;

·         Como guardar Bitcoins com segurança;

·         Como investir em Altcoins;

·         As principais ferramentas para criptoinvestidores.

5. Análise Técnica (Curso Bitcoin do Zero) – Voepa Bitcoin

Esse é um curso grátis disponibilizado pelo canal de YouTube Voepa Bitcoin. Além dos vídeos gratuitos do canal, quem se interessar também poderá fazer a versão paga do curso de Bitcoin sem segredo, com dicas mais avançadas para investir em criptomoedas.

O canal do Vô Epaminondas é um dos mais conhecidos sobre criptomoedas, com mais de 61 mil inscritos e 4,5 milhões de visualizações.

6. Bitcoin for Everybody – Saylor Academy (em inglês)

Se para você o inglês não é um problema, nós recomendamos este curso de Bitcoin gratuito da Saylor Academy.

Em 12 horas de aula, você aprenderá sobre a economia do Bitcoin, como comprar e investir em Bitcoin, a história e a filosofia da criptomoeda, a tecnologia por trás do Bitcoin e dicas práticas para começar a comprar, investir e usar Bitcoins no dia a dia.

7. Bitcoin e o Criptomercado – Investidor Moderno

O canal do Investidor Moderno também conta com vários cursos de Bitcoin, e essa é uma versão gratuita para quem está iniciando no setor.

Em 54 vídeos, você aprenderá tópicos importantes como: o que é Bitcoin, para que serve o Bitcoin, como a criptomoeda funciona, quais são as aplicações atuais e futuras, a história do Bitcoin, como comprar Bitcoin, mitos sobre Bitcoin, como funciona a mineração, a inflação e o Bitcoin, os principais riscos da criptomoeda, o futuro do Bitcoin, o que são altcoins, quais são os tipos de altcoins e como investir nelas, o que são tokens e muito mais.

É um curso bem completo, ideal para quem está iniciando na área e também para quem já tem certo conhecimento mas deseja se aprofundar em outras criptos que não apenas o Bitcoin.

Desde cursos mais introdutórios aos avançados, opções não faltam para quem quer aprender mais sobre Bitcoins.

Bônus: cursos pagos

Está afim de investir um pouco mais? Separamos dois bons cursos de Bitcoin pagos, que podem lhe ajudar a dar um passo adiante como investidor do universo cripto.

Cursos da EscolaCripto

A Escola Cripto conta com uma série de cursos voltados para investidores iniciantes e mais experientes.

Para quem está começando, a Imersão Iniciantes é uma boa escolha. Nela, você aprenderá sobre Bitcoin e Blockchain, a importância do Ethereum, como negociar Bitcoin e outras criptos, dicas de segurança e muitos outros tópicos.

Já para os investidores mais experientes, uma dica é conhecer a Academia Cripto, uma mentoria em grupo com análise de projetos e atualizações sobre o mercado, além de minicursos e diversos materiais de apoio.

Cursos BitNada

O BitNada foi criado por Felipe Escudero, criador do método colaborativo de trade em criptomoedas do Brasil, Sinais VIP BitNada.

Felipe ajuda as pessoas a se informarem melhor sobre o universo das criptomoedas com o seu canal no YouTube e com um portal de notícias.

Atualmente, o BitNada oferece uma série de cursos, como:

·        Jornada Decifrando o Trade, com dicas para dominar os principais pilares do Trade de criptomoedas;

·        Sinais BitNada, uma comunidade em que os membros recebem indicações de criptoativos e um guia para operar com esses sinais;

·        Hold Estratégico, uma newsletter com mais de 700 membros para a distribuição de informes sobre o mercado.

Depois de todas essas dicas de curso de Bitcoin, ficou mais fácil começar a investir nesse setor? Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter e receba mais dicas bacanas como esta diretamente no seu e-mail!

Redator | BitcoinTrade

Breno tem mais de 12 anos de experiência com Marketing Digital. Já passou por grandes varejistas tradicionais e em 2017 se apaixonou pelas criptomoedas. Hoje é responsável pelas estratégias de comunicação e aquisição de novos clientes na BitcoinTrade.