Calma, não saiu nenhuma parceria recente com a gigante de varejo online. O truque para utilizar criptomoedas não é novo, trata-se dos Vale-Presentes, ou gift cards, comercializados por alguns intermediários. Diversas lojas nacionais e estrangeiras fornecem este tipo de meio de pagamento, incluindo NetShoes, Americanas, Netflix, Starbucks, entre outras.

Alguns meses atrás compilamos uma lista de comércios, inclusive no Brasil, que aceitam pagamentos diretamente em Bitcoin. Desta vez vamos mostrar como adquirir estes Vale-Presentes, em quais e-commerces e serviços são aceitos, além de estudar suas vantagens e desvantagens.

Afinal, por que alguém utilizaria criptomoedas como meio de pagamento? Esta é uma questão que vamos explorar a fundo, pois mesmo que você possua um cartão de crédito internacional, existem diferenças no câmbio e impostos.

A BitcoinTrade mais uma vez busca benefícios reais para nossos clientes, buscando opções de pagamento para que você possa economizar nas compras. Acompanhe conosco este estudo e compartilhe com os amigos!

Vale-Presentes, ou Gift Cards

Antes mesmo do nascimento do Bitcoin, estes Vale-Presentes já existiam. Vendidos nas próprias lojas, além de farmácias e supermercados, usualmente possuem valores pré-estabelecidos e são validados no ato do pagamento.

Mais recentemente tais Vale-Presentes começaram a ser comercializados de forma digital. O comprador recebe um código que deve ser utilizado dentro da loja ou aplicativo, ao invés de fornecer os dados do cartão de crédito, por exemplo.

Vantagens para o lojista

A grande vantagem é receber o dinheiro de forma antecipada. Muitos Vale-Presentes levam alguns dias ou semanas para serem utilizados, enquanto outros acabam com saldos esquecidos pelo consumidor.

Para empresas exclusivamente digitais como Uber e Google Play, é uma maneira de oferecer o serviço para clientes que não possuem cartão de crédito, ou que não sentem-se confortáveis em compartilhar tais informações na internet ou em apps. 

Vantagens para o consumidor

Pra inicio de conversa, nem todos possuem cartão de crédito. Alguns por opção, a fim de evitar o risco dos exorbitantes juros por atrasos, outros simplesmente não conseguem aprovação pelos bancos.

Existem pessoas que desejam adicionar créditos em lojas ou apps para outras pessoas: funcionários, amigos, familiares, etc. Ou seja, mesmo que a compra seja feita por cartão de crédito pela internet, o destinatário deste Vale-Presente não tem acesso à tais informações bancárias. 

Por que utilizar criptomoedas?

Conforme mencionamos anteriormente, para compras no exterior há incidência de 6,38% de IOF. Além disto, o Dólar é convertido utilizando a cotação “Turismo”, entre 3% e 4% acima do Dólar comercial.

Muitos destes sites de e-commerce e apps armazenam as informações do cartão de crédito do comprador. Isto cria um risco adicional caso esta base de dados seja hackeada. No caso das criptomoedas, o intermediário não tem acesso à chave privada do comprador em nenhum momento.

Onde comprar estes Vale-Presentes?

Vamos listar os três sites internacionais que aceitam clientes brasileiros, sem ordenação específica:

Possui diversas opções nos EUA, dentre os quais destacam-se: Amazon, Walmart, Ebay, Hotels.com, Whole Foods, CVS e Starbucks. O grande diferencial é oferecer parceiros locais também: Americanas.com, Centauro e Netshoes.

No momento que fizemos a cotação, o valor em Bitcoin e Litecoin para os parceiros locais estava mais de 25% acima da cotação na BitcoinTrade. Para os parceiros internacionais, a cotação estava cerca de 3% acima. Neste caso seria vantajoso considerando o IOF.

Meios de pagamento disponíveis: BTC, BTC via Lightning Network, DASH, DOGE, LTC, ETH.

Além de incluir as opções mais consagradas como Amazon, CVS, Apple App Store, Ebay e Walmart, conta com American Airlines, Cinemark, GAP, Outback, Red Lobster e Stub Hub. Outra vantagem do eGifter é possuir seu próprio programa de fidelidade.

Meios de pagamento disponíveis: cartão de crédito, Paypal, BTC, BCH, LTC, ETH, DASH e BSV. A sobretaxa no momento do cálculo era de aproximadamente 2% para a cotação internacional.

São poucas opções disponíveis para clientes brasileiros, dentre as quais destacam-se: Amazon, Americanas.com, MercadoPago, Netflix e Delta Airlines. Tem a desvantagem de exigir a instalação da wallet deles para Android ou Iphone.

No momento do cálculo, a sobretaxa para compras em dólar era de 2% para a cotação internacional. No caso das lojas no Brasil a cotação estava ligeiramente abaixo da praticada na BitcoinTrade.

Informações importantes

Antes de comprar um Vale-Presente, utilizando ou não criptomoedas como pagamento, leia atentamente as regras de utilização:

Cartões pré-pagos de criptomoedas

Algumas empresas oferecem cartões pré-pagos que podem ser “carregados” com criptomoedas, no entanto deve-se atentar para:

Cashback em Bitcoin

A BitcoinBack é uma extensão do navegador Google Chrome (e Brave Browser) que conta com mais de 400 lojas parceiras no Brasil, oferecendo cashback em Bitcoin. Ou seja, para cada compra realizada nestes sites, um percentual é retornado para você em Bitcoins.

Esta é uma inovação que a BitcoinTrade trouxe para você. Imagine ganhar até 4,5% de volta em compras na Americanas.com ou 8% na Centauro. O cadastro é independente da exchange, e é super simples e rápido. Adicione o plugin em seu navegador e comece a economizar hoje mesmo!

Conclusão

Dependendo do caso há grandes vantagens na utilização das criptomoedas para aquisição dos Vale-Presentes, especialmente em viagens ao exterior e compras em sites internacionais.

Cobrar do varejista a venda de produtos diretamente em criptomoedas é fundamental para estimular a adoção. Existem diversos intermediários, gateways de pagamento, capazes de receber os valores em criptomoedas e imediatamente converter para o lojista na moeda local.

Lembre-se que o cartão de crédito cobra uma alta taxa do lojista, que é embutida no preço, de forma a cobrir eventuais estornos e usos indevidos. Tais riscos não existem em criptomoedas pois todas as transações, após as confirmações necessárias, são irreversíveis. Recomendamos este outro artigo para entender as diferenças do Bitcoin para as moedas convencionais.


Sugestão: faça seu cadastro na BitcoinTrade hoje mesmo e comece a acumular Bitcoins aos poucos. Em sua próxima compra internacional, compare a cotação utilizando um Vale-Presente e tenha mais uma opção de pagamento.