Uma dúvida muito comum dos investidores e fãs da criptomoeda é se existem formas de comprar com Bitcoin. Embora ela já exista há algum tempo e venha se tornando uma alternativa interessante de investimento graças a sua valorização, algumas pessoas ainda acreditam que é impossível utilizá-la para comprar produtos ou serviços.
Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário e diversos estabelecimentos online e físicos já aceitam pagamentos com Bitcoin. Quer saber quais são e como realizar essas transações? Continue a leitura!
Onde é possível comprar com Bitcoin no Brasil?
Uma maneira interessante de acompanhar a evolução do uso do Bitcoin como forma de pagamento é por meio do site Coinmap, que traz, de forma atualizada, a quantidade de estabelecimentos que aceitam o pagamento com a criptomoeda.
Atualmente, mais de 15 mil estabelecimentos aceitam Bitcoin como forma de pagamento no país, sendo a maior concentração na região sul e sudeste, com destaque para as cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
Em termos de shoppings centers, um destaque é o Paço Alfândega, no Recife – que se tornou o primeiro centro de compras brasileiro a aceitar Bitcoins em todas as suas operações. Para isso, foram instaladas máquinas de vendas, criadas pela Tempest, nas quais é possível comprar e trocar Bitcoins dentro do shopping.
Outro destaque é o metrô da cidade do Rio de Janeiro que também aceita pagamento com Bitcoin. Isso só foi possível graças à uma integração do metrô com fintechs que operam criptomoedas. Assim, o usuário pagará o valor em Bitcoin, a fintech fará a conversão e o metrô receberá o pagamento em reais.
Veja algumas outras lojas e serviços em que é possível comprar com Bitcoin por todo o Brasil:
- Calvin Klein (lojas de São Paulo, nas unidades da Oscar Freire, Shopping Iguatemi, Morumbi Shopping e Shopping JK Iguatemi);
- Uber (para usar essa modalidade, é preciso adicionar a forma de pagamento “pré-pago” no Uber e usar um serviço que permita a transferência de Bitcoins para pagamentos);
- Netflix (o procedimento é semelhante ao anterior e também é preciso usar os serviços de uma empresa intermediária);
- Pizzaria Camelo e Tartuferia San Paolo (dois restaurantes situados na capital paulista que aceitam o pagamento com Bitcoin);
- Kripto BR (revendedora oficial da Ledger e Trezor);
- Innova Host (hospedagem de site);
- Drall (soluções em tecnologia);
- Hastinger (hospedagem de site);
- AppIdeas (desenvolvimento de sites e aplicativos);
- HyperBit (desenvolvimento de software e manutenção de computadores);
- QueroVinho (loja virtual de vinhos);
- Loja Geek Click (loja virtual com produtos geek);
- Agência BMweb (agência de marketing digital);
- Minha Ideia (agência de publicidade);
- Pousada Luzes de Geribá (pousada em Búzios-RJ);
- JS Hostel (hostel em São Paulo);
- Instituto Gesto Bom (instituição social);
- Piratas (loja virtual de moda alternativa masculina e feminina);
- GoSkate (loja virtual de skate);
- Lojão Autocenter (loja virtual de peças automotivas);
- Ultrafitness (loja virtual de suplementos alimentares);
- Square (marcenaria e design em São Paulo);
- Mercado Viagens (pacotes de turismo);
- PurePilates (estúdio de Pilates em São Paulo);
- Renova Pele (centro estético em Jundiaí);
- Top Class Colchões (loja de colchões em São Paulo);
- Qaz Street Art (loja de presentes em São Paulo);
- LojaBit (loja virtual de importados);
- Nowear (loja virtual de camisetas e moletons);
- Luz Calçados (loja de calçados em São Paulo);
- Ok Brasil (operadora de turismo);
- Tecnisa (construtora);
- Eletro Ponto (loja de materiais elétricos em Bauru, interior de SP);
- PrevetHome (clínica veterinária em São Paulo);
- Alquimia Orgânica (produtos naturais e orgânicos em Lagoa Santa);
- Clínica INeuro (clínica de neurologia em Gravataí);
- Krassmann & Ribas Advogados (em Santo Ângelo e São Borja, no Rio Grande do Sul).
O que é possível comprar com Bitcoin no mundo?
Fora do país, também são muitos os locais onde é possível comprar com Bitcoin. Além do Uber e da Netflix, existem vários outros serviços que permitem o uso da criptomoeda, como a Microsoft – que vende apps, músicas e jogos de Xbox na sua loja virtual.
O aplicativo de relacionamento OkCupid conta com uma lista de recursos premium para quem pagar com moedas virtuais e a Bloomberg.com aceita o pagamento da sua assinatura com Bitcoins.
Até mesmo algumas universidades aceitam as criptomoedas, como a de Draper, na Califórnia, e a de Lucerne, na Suíça.
Soluções de pagamento usando Bitcoin
Com mais empresas interessadas em oferecer a possibilidade de comprar com Bitcoin, passaram a surgir, também, inovações nessa área – que fazem o “meio de campo” entre a criptomoeda e o real.
Uma dessas soluções é o Pague Com Bitcoin, que permite pagar boletos e fazer recargas para celular usando a criptomoeda.
Além dela, também há a Kamoney, um gateway que pode ser usado pelos lojistas para receber pagamentos em Bitcoin e altcoins e também pelos usuários que desejam usar suas criptomoedas para pagar boletos, fazer recarga de celular, transferências bancárias, comprar produtos digitais e até criar um cartão pré-pago recarregável para comprar com Bitcoin ou com outras criptomoedas.
Esse tipo de cartão também tem sido disponibilizado por outras empresas e oferece uma série de vantagens na hora de usar as criptomoedas para comprar produtos e serviços. A primeira, claro, é que ele trabalha sem a necessidade de uma conta bancária.
Além disso ele é recarregável com Bitcoin e outras criptomoedas, pode ser usado no Brasil e no exterior, permite realizar compras pela internet, o depósito online pode ser feito nas Casas Lotéricas (assim como o saque em toda a rede lotérica), não tem burocracia, não tem juros e pode ser solicitado mesmo por pessoas negativadas.
Além desses, existem outros gateways de pagamentos para quem deseja receber a criptomoeda como o Zpay e Bitpay.
Basicamente, todos funcionam de forma bem semelhante aos gateways de cartões de crédito: os clientes pagam a compra usando Bitcoins, a empresa faz a conversão para reais e, então, depositam o valor diretamente na conta bancária do empresário.
Como você viu, existem muitas maneiras de comprar com Bitcoin, desde realizando o pagamento diretamente na loja ou no serviço que aceita a criptomoeda como por meio dos gateways de pagamento ou dos cartões pré-pagos.
Gostou de saber como comprar com Bitcoin? Quer ficar por dentro dos assuntos e saber cada vez mais sobre o universo das criptomoedas? Então, assine a nossa newsletter e fique de olho no nosso blog para receber outras dicas interessantes como esta!
Deixe seu comentário: