Se você está começando a ler sobre investimentos, com certeza deve ter se deparado com o termo “trader” – um profissional responsável por negociar ativos financeiros atuando tanto via contrato com uma instituição financeira ou de forma autônoma.

Mas você sabe como ser um trader? Neste conteúdo, nós separamos as principais dicas e muitas informações sobre essa profissão. Siga a leitura!

O que é um trader?

Trader é qualquer pessoa que compra e vende algo visando lucros. A palavra é mais usada no mercado financeiro e, neste caso, representa os investidores que compram e vendem ativos ou contratos objetivando lucrar com as oscilações de preço.

Trader é diferente de trade. Trade é a operação, enquanto trader é o profissional que realiza essa operação. A tradução literal para o português é “comerciante” e não deixa de fazer sentido, já que a pessoa compra e vende ativos.

Quem pode ser trader?

Em tese, qualquer pessoa pode ser um trader, já que a profissão não exige formação específica. Contudo, é claro, isso não significa que você não precisará se preparar.

Para se tornar um trader expert e obter sucesso na área, é indispensável ter muito conhecimento e dedicação, inclusive preparo psicológico, para lidar com as mudanças constantes, imprevisíveis e diárias do mercado financeiro.

Existem alguns cursos específicos voltados à formação de traders, com informações sobre o mercado financeiro, economia e finanças. Entre os bacharelados, existem alguns que podem oferecer uma base de informações mais precisas e ajudar a entender melhor o mercado financeiro, como economia, contabilidade e administração.

Além disso, é importante ter algumas certificações. A mais indicada no Brasil é a CPA-20 ou Certificação Profissional ANBIMA. É um exame de qualificação dos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimentos. Você pode realizar o exame mesmo não sendo funcionário de uma instituição financeira, na modalidade “inscrições avulsas”.

Por não ter uma formação específica, qualquer um pode ser um trader. Com dedicação, é possível aprender e ser um profissional de sucesso

Quais são os tipos de trader?

Existem diferentes tipos de traders, variando de acordo com as operações que eles realizam. Vamos ver alguns em detalhes.

Scalper

As operações duram de 5 a 15 minutos. Por isso, esse trader deve ser bastante ágil e rápido. Quem opta pelo scalper tem como objetivo acumular, ao longo de um dia, várias negociações rápidas e com lucros mais baixos.

O trader scalper negocia apenas nos horários de pico de movimento, quando há mais volatilidade. Não é uma atuação indicada para iniciantes, pois exige bastante análise técnica de forma perspicaz e veloz.

Day Trade

Os day traders são os que atuam em operações com duração de até 1 dia, que podem ser ajustadas ao longo do período. Dessa forma, as negociações não precisam ser tão rápidas como dos scalpers e nem corre-se o risco de sofrer com grandes movimentações durante à noite.

Momentum

São os traders que realizam as negociações chamadas de momento – que têm duração de horas até, no máximo, uma semana. Esses profissionais identificam as ações que estão se direcionando em um alto volume para cima ou para baixo e negociam de maneira a aumentar as chances de atingir o lucro desejado.

Swing Trading

O Swing trade é aquele em que as negociações têm uma duração maior do que as anteriores, variando de 1 a 2 semanas até 2 ou 3 meses. Ela é ideal para quem exerce outra profissão e precisa conciliar ambas, afinal exige um tempo mínimo diário para se dedicar às operações, oferecendo mais liberdade e segurança ao trader.

Há diferentes tipos de trader, que variam conforme os objetivos, mas também levam em conta a personalidade do investidor

Position Trader

O position trader é o trader que realiza operações mais longas, com decisões de compra tomadas baseadas em análises gráficas. Como as operações de compra e venda podem demorar meses para acontecer, os custos são menores do que as realizadas em day trade e scalping.

Buy and Hold

O Buy and Hold Trader é aquele que adquire ações visando a valorização no longo ou longíssimo prazo. Na análise, esse trader considera outros fatores, como a capacidade de distribuição de dividendos (quanto maior, mais retorno para o investidor).

Além desses, um trader ainda poderá diferenciar conforme a sua forma de atuação, sendo:

·         trader autônomo: aquele que opera com recursos próprios, seguindo recomendações de carteiras recomendadas, mas executando, ele mesmo, as ordens pelo home broker. É a forma mais comum de iniciar como trader;

·         traders institucionais: são contratados por uma instituição financeira e atuam de acordo com a estratégia da instituição, que pode ser um banco, uma financeira, fundos, corretora ou seguradoras;

·         traders que executam ordens (brokers): não criam estratégias, apenas executam ordens de clientes ou empresas. O nome correto é broker;

·         sales trader: vendedor e broker, que mantém um relacionamento comercial com os clientes, oferecendo oportunidades e executando as operações quando o cliente deseja comprar;

·         pop trader: é preciso estar vinculado a uma mesa proprietária, conhecida como proprietary trading firm.

O que é preciso para ser um trader?

Se você quer saber como ser um trader, é importante destacar que existem algumas habilidades que devem ser trabalhadas, tornando mais fácil atuar no setor. Veja abaixo quais são.

Visão empreendedora

Ser ambicioso e querer ganhar dinheiro não é sinônimo de uma visão empreendedora. Para isso, é preciso ter a capacidade de definir metas e traçar planos de ação realistas, sabendo gerenciar a si próprio para a obtenção dos resultados esperados.

Conhecimento profundo

É impossível se tornar um trader bem-sucedido sem ter um conhecimento profundo do mercado financeiro. Por isso, nunca se canse de estudar e tenha sede de conhecimento.

Leia artigos sobre o mercado financeiro, acompanhe os dados e índices econômicos nacionais e internacionais e invista em um ou mais cursos de trader.

Você poderá encontrar capacitações específicas voltadas para diferentes tipos de trader, alinhadas com o seu nível de maturidade em relação às operações na Bolsa de Valores.

Para ser um trader de sucesso é necessário trabalhar habilidades-chave, como definição de metas, disciplina e ter uma visão empreendedora e treinada a longo prazo

Disciplina

Sabe aquela ideia de ganhar dinheiro enquanto aproveita os dias de folga na piscina? Isso não é real. Para ser um trader, você precisará definir uma estratégia, ter horários e dias certos para fazer as operações e outras questões que exigirão disciplina e dedicação.

Infelizmente, muitos veem o home office como a possibilidade de ganhar dinheiro sem trabalhar – e isso não existe. Você terá de estabelecer uma rotina e separar os momentos de lazer e de trabalho e, assim, conseguir fazer boas transações e lucrar.

Limites

Outra característica importantíssima para ser um trader é saber dizer “não” e conhecer o momento certo para encerrar uma operação, estipulando um valor-limite diário tanto de perda como de ganho.

Saber o quanto você está disposto a perder e ter noção de que perdas fazem parte do processo e das rotinas do mercado financeiro é importantíssimo. Quando a sua perda máxima diária for atingida, não tente repará-la no mesmo dia, especialmente caso não tenha uma estratégia definida para isso. Esfrie a cabeça, dê uns passos para trás e depois siga em frente.

Estabelecer limites de ganho também é uma prática saudável que garante a manutenção dos objetivos traçados. É essencial ter controle sobre si mesmo, caso contrário as rotinas da profissão poderão ser muito desgastantes.

Ter limites envolve organização e planejamento financeiro para evitar prejuízos ao longo do tempo

Inteligência emocional

A inteligência emocional é que garante a capacidade de ouvir suas percepções e ter um olhar analítico para encontrar padrões. Por isso é um diferencial competitivo. Afinal, uma mente bem treinada é capaz de identificar os melhores momentos para a compra e venda de ações e demais ativos.

Capacidade de leitura de gráficos

Uma capacidade básica que todo trader deve ter é saber ler e interpretar gráficos, baseando suas decisões nesses indicadores. Ter clareza de conceitos sobre o mercado financeiro é essencial para conseguir ler os gráficos corretamente.

Como ser um trader?

Agora que você já sabe tudo sobre essa profissão, que tal ver algumas dicas práticas de como ser um trader?

Faça cursos de especialização

Buscar o conhecimento é extremamente importante e uma das dicas mais essenciais de como ser um trader. Vale a pena fazer cursos livres voltados para a profissão de trader e também ler artigos especializados e se manter por dentro dos principais indicadores e notícias da economia brasileira e mundial.

Você também deverá saber sobre:

·         matemática financeira: conhecendo sobre os principais conceitos da área e se tornando mais preparado para tomar as melhores decisões sobre investimentos, sabendo, por exemplo, como calcular os juros, sistemas de amortização etc.;

·         finanças comportamentais: assim será possível compreender como o mercado é influenciado por meio do comportamento humano;

·         mercado financeiro: para quem deseja operar no mercado financeiro, é preciso saber como ler o comportamento das ações de uma empresa, onde acompanhar seus resultados financeiros e, assim, conseguir montar uma carteira promissora.

Na hora de escolher o curso pesquise previamente sobre a instituição e confira as avaliações de outras pessoas, evitando cair em golpes. 

É muito comum encontrar cursos ou materiais pagos com conteúdos rasos, que não oferecem o conhecimento necessário para você iniciar como um trader e/ou que vendem fórmulas infalíveis para ganhar muito dinheiro. Isso é golpe, fique atento!

Se quiser saber mais sobre golpes aplicados no universo das criptomoedas, também conhecidos como scam, clique aqui.

Análise de gráficos, finanças e mercado financeiro são alguns conceitos fundamentais para quem deseja ingressar nesta carreira

Tenha um plano de trading

A partir do conhecimento teórico e técnico, você conseguirá definir uma estratégia inteligente de atuação. Um bom plano de trading é aquele que considera suas metas no curto e no longo prazo.

Todas essas informações devem ser compatíveis com o capital disponível para suas operações. É importante, ainda, separar o capital para investir daquele usado para pagar suas contas diárias e de manutenção da sua casa, pois, independentemente do quanto você estude, inevitavelmente poderá sofrer perdas e comprometer a capacidade de manter sua família.

Uma dica para fazer seu plano de trading é responder a questões básicas, como: qual a minha disponibilidade de tempo para o trade, serei um trader em tempo integral, quanto quero ganhar mensalmente, qual valor usarei para reinvestir e qual é o limite de perda das minhas atuações.

Crie uma estrutura de trabalho

Para ser um trader profissional, você precisará de disciplina. E é impossível conquistar isso sem ter um local específico para trabalhar. Então, escolha um local tranquilo da sua casa, tenha um computador adequado e com sistema compatível para realizar as suas negociações e seja precavido, por exemplo com um pacote de dados disponível no celular, capaz de manter suas negociações mesmo em caso de problemas com a banda larga ou quedas de energia.

Use simuladores de operações

Usar os simuladores é indispensável na jornada de qualquer trader. Com eles, você conhece melhor o comportamento do mercado de renda variável e consegue fazer análises que poderão ser aplicadas nas suas operações em ambiente real.

Associe os testes nos simuladores aos conhecimentos adquiridos e assim você conseguirá se tornar um trader profissional, uma vez que a prática leva à perfeição. Existem muitos simuladores que você poderá usar, como: Simulador ProTrader, MetaTrader Demo, Simulador ProfitChart e Tryd.

Como ser um trader de Bitcoin?

Para ser um trader de Bitcoin, o caminho não é muito diferente do trader profissional do mercado financeiro. Afinal, você precisará ter muito conhecimento sobre o mercado das criptomoedas, fazendo cursos e entendendo como elas funcionam, sobre a questão da volatilidade e estar atento aos principais lançamentos e notícias capazes de influenciar o mercado.

Atuando como um cripto trader, você pode lucrar comprando criptomoedas e vendendo-as após a sua valorização (atuando como day trader ou buy and holder, por exemplo) ou ainda especulando sobre a alta do preço de uma criptomoeda.

Depois de todas essas dicas de como ser um trader, já deu para notar que não é possível começar a atuar na profissão de uma hora para outra, não é? Estudos e dedicação é fundamental, bem como disciplina nas suas atuações, independentemente de você se tornar um trader do mercado financeiro ou de criptoativos.

Gostou das nossas dicas? Assine a newsletter e receba conteúdos do blog diretamente no seu e-mail!

Redator | BitcoinTrade

Breno tem mais de 12 anos de experiência com Marketing Digital. Já passou por grandes varejistas tradicionais e em 2017 se apaixonou pelas criptomoedas. Hoje é responsável pelas estratégias de comunicação e aquisição de novos clientes na BitcoinTrade.