Um dos grandes desafios para quem ganha pouco e quer investir é conseguir fechar o mês com saldo positivo e uma grana extra. Assim, é necessário gastar o mínimo possível e dar prioridade para o essencial, além de realizar um plano a longo prazo.

Dessa forma e com muito planejamento, vai sobrar uma graninha para realizar o seu sonho de ter uma reserva financeira para conseguir investir. As moedas virtuais tem se valorizado muito e investir em Bitcoin pode ser muito rentável. 

Sim, é possível conseguir investir mesmo que você ganhe apenas um salário mínimo, ou receba apenas uma bolsa de estágio, com um valor muito pequeno. Tudo é uma questão de educação financeira, e de tentar levar uma vida mais regrada. 

E neste ponto nós vamos te mostrar que não dá para gastar sem pensar no amanhã: pare de desculpas e comece a economizar o seu dinheiro! No futuro ele vai fazer muita falta, e será tarde para correr atrás do prejuízo. Se você quer entender como conseguir economizar e poupar uma grana para conseguir fazer seus investimentos, leia nosso artigo e descubra tudo sobre esse assunto.

Primeiros passos rumo a educação financeira

O primeiro passo é anotar todos os seus gastos e ganhos. No momento que você começa a visualizar diariamente o que entra e o que saí, você toma a dimensão do quanto você pode estar passando dos limites e fazendo gastos desnecessários. E, assim, consegue controlar melhor o seu orçamento.

Tendo uma visão maior dos seus gastos você poderá controlar as suas finanças, então comece este exercício de guardar a nota do supermercado, da padaria, do cartão de crédito. Utilizar uma ferramenta para te auxiliar a gerenciar as suas despesas é uma boa opção para controlar o seu orçamento.

Existem muitos aplicativos bem simples de utilizar e que vão contribuir para você controlar sua vida financeira de maneira prática. 

É possível registrar todas as suas despesas e ganhos, e para isso você precisa registrar tudo na plataforma, até mesmo aquele brigadeiro que você comprou depois do almoço. 

Essa é uma dica fundamental: controlar cada gasto que tiver, mesmo que seja um valor pequeno.

Dicas para economizar e controlar as finanças

Para quem deseja juntar uma grana extra, mesmo ganhando pouco, fique ligado nos próximos tópicos. Vamos dar algumas dicas para que você entenda um pouco mais sobre educação financeira. Aproveite!

Divida o seu salário

Exatamente isso que você está lendo, divida o seu salário, preste atenção! Se você ganhar, por exemplo, um salário mínimo, vai usá-lo muito bem e aproveitar cada centavo.

Assim, o que você deve fazer é pegar papel e caneta, e realizar a seguinte divisão, 55% do seu salário deve ser reservado para gastos essenciais. 

O que são os gastos essenciais? São pagamentos em itens  dos quais não se pode viver sem e nem abrir mão, como comida, moradia, água, luz, internet, etc.

Já 5% será reservado para você investir em conhecimento. Gastar com educação é sim um investimento, afinal, é uma maneira de manter-se qualificado e competitivo no mercado de trabalho. 

Dessa forma, vai conseguir empregos melhores e elevar o seu rendimento. Para isso você também pode conferir algumas ideias de renda extra para colocar em prática. 

Pense nos sonhos que você deseja realizar, como fazer uma viagem, comprar um carro ou uma casa. Visualize em curto, médio e longo prazo cada um dos seus objetivos e reserve 20% do seu salário para ele. 

E, principalmente, pensar no futuro e tirar 10% do seu salário para investimentos e ter mais tranquilidade quando estiver mais velho. 

Você deve estar imaginando que o seu salário será apenas para pagar contas e investir dinheiro, né? Agora, eu vou te dar uma boa notícia. 

Do seu salário, 10% você pode gastar com o que você quiser. Você vai poder comprar aquela roupa que viu na loja no shopping ou ir ao cinema. Mas, lembre-se de não estourar o orçamento, afinal é 10% apenas.

Despesas essenciais

Coloque no papel tudo que você considera como um gasto essencial. É neste ponto que a pessoa consegue observar e analisar onde pode economizar. Ordene as despesas para identificar as mais caras e mais baratas, e veja quais são realmente necessárias. Não tenha receio e corte as que definitivamente não são. 

Pergunte-se: você consegue viver sem? Se a resposta for positiva, não tem motivo para manter. No entanto, vale ressaltar que essa definição também é muito pessoal.

Pagar as contas em dia

Se você é do time que esquece de pagar as contas, é uma boa dica colocá-las no pagamento automático. É possível programar o pagamento das suas contas.

As multas são um nítido exemplo de gasto desnecessário, que você pode e deve evitar. O dinheiro que você paga a mais por conta de alguma multa pode fazer muita falta. Pense o quanto isso vai representar em valor até o final do ano.

Supomos que a conta de água ficou com pagamento atrasado, e a multa foi de apenas 4,80, por exemplo. Pode parecer pouco, entretanto, multiplique por 12. O valor chega a mais de 50 reais, e o outro motivo para te convencer a parar de atrasar as contas é não ter que recorrer ao cheque especial no final do mês.

Por que pagar as contas dentro do prazo é importante? Simplesmente pelo motivo de evitar multas, e para não acabar estourando o seu orçamento e virando uma bola de neve.

Mercado

Indiscutivelmente, alimentação e produtos para casa, higiene e limpeza são um gasto essencial. 

No entanto, tenha cautela na hora das compras. Não fique com vontade de comprar guloseimas a mais, e caso queira muito, coloque-as dentro do orçamento de 10% que você reservou para poder gastar com o que quiser. 

Para não correr o risco de comprar itens desnecessários, faça uma lista de compras e compre apenas o que está nela. 

Economizar não é uma tarefa fácil, mas é muito importante para investir no nosso futuro e conseguir juntar dinheiro. Com essas dicas você vai poder investir, de acordo com os seus objetivos e perfil de investidor. O importante é deixar o seu dinheiro trabalhando para você!