Voltar ao início

Como fazer compras seguras com cartão de crédito online

Como fazer compras seguras com cartão de crédito online

Descubra como utilizar o Ripio Card com segurança e investir com proteção, evitar demoras e altas taxas de transferência de dinheiro.

Santiago Juarros
Content Analyst
16/9/22

Fazer compras e finalizá-las por meio do pagamento com cartão de crédito online virou um hábito cada vez mais comum nos dias de hoje, até para comprar Bitcoins. Porém, nem tudo são flores, afinal, é preciso estar sempre atento à segurança das informações no momento de realizar esse processo.

Sabemos que a internet é um mar enorme de opções, muitas facilitam as nossas vidas, inclusive essa questão de poder comprar sem sair de casa, a qual comentamos agora pouco. Porém, esse ambiente pode ser também muito vulnerável, com possibilidades reais de expor dados sensíveis, como os do cartão de crédito, para pessoas com intenções nada confiáveis.

Por esse motivo, é preciso se preocupar com a segurança ao realizar esse tipo de transação, seja para fazer compras de itens pessoais ou até mesmo investir em Bitcoins e outras criptomoedas. Para realizar a transação de forma segura, preparamos, estas 4 dicas para que você possa ficar tranquilo.

Compre apenas em sites seguros

Embora seja óbvia, nossa primeira dica é extremamente importante: procure sempre comprar em sites que sejam seguros e que apresentem uma boa reputação. Uma boa maneira de descobrir isso é verificar a barra de endereços da página, caso haja um cadeado ao lado do termo “Seguro” significa que a sua compra está protegida.

Mas, se mesmo assim você estiver com dúvidas, pesquise na internet sobre a reputação do site que está comprando.

Tenha preferência pelos intermediadores de compras online

Outra dica para garantir a segurança na compra com cartão de crédito é realizá-los em sites que utilizam intermediadores de pagamento, ainda mais se estivermos falando de Bitcoins e outras criptomoedas. Para quem não sabe, estamos falando de sistemas que são projetados somente para processar pagamentos online.

O fato é que eles possuem mecanismos para garantir uma boa performance da compra, bem como a sua segurança. Ou seja, o trabalho deles é, praticamente, garantir que as transações ocorram da melhor forma possível — inclusive, com 100% de segurança.

Hoje, grande parte dos sites de compras utiliza um intermediador de pagamento, portanto, caso você esteja em um que não oferece esse recurso, desconfie.

Realize compras de dispositivos de confiança

Uma das maneiras de garantir a segurança no pagamento com cartão de crédito online é utilizar apenas dispositivos de confiança, ou seja, do seu próprio computador, smartphone ou tablet.

O fato é que, por mais que o site possa garantir a compra de bitcoins, ou qualquer outro bem, com segurança, pode ser que um computador ou uma rede desconhecida possam estar infectados com algum tipo de componente malicioso que pode roubar os dados do seu cartão.

Então, tenha em mente que, antes de exigir a segurança do site que fará a compra, é preciso fazer a lição de casa e não dar margem para ter o seu cartão comprometido em um computador ou qualquer outro dispositivo duvidoso.

Verifique se o processo possui certificação de segurança

Por fim, destacamos a importância do processo de pagamento ter certificações que garantem a sua segurança. Existem alguns deles, mas salientamos a certificação PCI (Payment Card Industry – Data Security Standard) que está presente nas exchanges de Bitcoin e criptomoedas.

Essa certificação praticamente garante a segurança das transações feitas com cartões de crédito e foi idealizada pela própria indústria dos cartões de pagamento.

Além de procurar sempre prezar pela segurança no pagamento com cartão de crédito online, sugerimos que verifique periodicamente todas as compras realizadas por esse meio e, sempre que achar necessário, solicite a contestação caso suspeite de alguma compra indevida.

Como vimos, saber garantir a segurança no pagamento com cartão de crédito online é fundamental para se proteger das ameaças. Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a se protegerem também!