As criptomoedas ganharam destaque no ramo dos investimentos e, pelo visto, chamaram a sua atenção, mas você sabe como ganhar dinheiro com Bitcoin? Essa criptomoeda foi a primeira do mercado e, nos últimos anos, atingiu uma valorização impressionante, fazendo com que muitas pessoas queiram se “aventurar” na área e multiplicar os seus recursos financeiros ao se juntar a essa tendência. 

Porém, assim como qualquer outro investimento, é essencial se informar muito bem e entender o mercado de criptomoedas. Afinal, é com conhecimento que você poderá evitar perder dinheiro ou cair em armadilhas. 
Para lhe ajudar, montamos este conteúdo bem completo, com todas as informações mais importantes sobre os Bitcoins, além de reunir seis dicas fundamentais sobre como ganhar dinheiro com o Bitcoin que vão fazer toda a diferença na sua jornada. Confira!

O que são Bitcoins?

Antes de mais nada, é importante entender muito bem o que é o Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida do mundo. Como você já deve saber, ela é uma moeda virtual, ou seja, não é palpável. Além disso, é baseada em criptografia e não pode ser falsificada. 

Seu surgimento é recente e aconteceu no ano de 2009, quando um indivíduo (ou grupo de pessoas) sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto teve (ou tiveram) a ideia de desenvolver uma moeda que fosse descentralizada. Assim, a principal característica do Bitcoin – e de outras criptomoedas – é justamente não ter o controle de nenhum órgão nas transações nem passar pela intermediação de um Banco Central.

Embora em um primeiro momento isso possa causar insegurança em algumas pessoas, na verdade, as criptomoedas são muito mais transparentes, independentes e seguras. Afinal, como não há emissão física, as agências governamentais não têm controle sobre o valor ou a emissão dessas criptomoedas.

Alguns outros pontos também são distintos das moedas tradicionais fiduciárias (que são físicas e regidas por um governo). Por exemplo, para um Bitcoin ser emitido, existe o que chamamos de processo de mineração. 

De forma simplificada, esse processo se refere à atualização das carteiras existentes de moeda virtual a cada nova transação realizada e o registro correto em todas as estruturas de dados, de acordo com as regras da criptografia. Em tese, qualquer pessoa pode minerar Bitcoins, desde que tenha um computador com o processamento necessário para isso e entenda como funciona o processo.

Outra diferença básica do Bitcoin é o uso da blockchain, uma tecnologia que nasceu junto com essa criptomoeda e que é considerada o futuro das transações financeiras e das demais aplicações relacionadas a contratos inteligentes e segurança da informação.

Como conseguir Bitcoins?

A mineração de Bitcoins é apenas uma das formas de se conseguir essa criptomoeda.

A mineração de Bitcoins é apenas uma das formas de se conseguir essa criptomoeda. Porém não se engane: não tem como receber unidades inteiras de Bitcoin gratuitamente. Ao navegar na internet, você até poderá se deparar com sites prometendo Bitcoins grátis, mas o primeiro passo para começar a entender como ganhar dinheiro com Bitcoin é que não existe ganho 100% fácil e sem riscos com nenhum investimento, especialmente criptomoedas. 

Sendo assim, além da mineração, que é um procedimento técnico e exige vários cuidados específicos, outra maneira de ganhar dinheiro com Bitcoin é por meio das casas de câmbio, que também realizam a venda dos Bitcoins, ou por plataformas específicas, voltadas para a compra e a venda de criptomoedas.

Esteja você conquistando Bitcoins, por meio da mineração ou por meio da compra, é importante saber que, para guardar as moedas virtuais compradas, você precisará de uma carteira virtual, que nada mais é do que um software, com chaves criptografadas, que permite o armazenamento e a troca dos seus Bitcoins com outras pessoas. Outra alternativa para um armazenamento a longo prazo são os cold storages – hardwares onde você pode armazenar seus Bitcoins offline.

Como os Bitcoins se valorizam?

Se uma das principais formas de conseguir criptomoedas é através da compra, isso quer dizer que, para entender como ganhar dinheiro com Bitcoin, também é necessário entender como ela ganha ou perde valor. Afinal, a compra, por si só, não tem ganhos. 

Em 2019, o preço do Bitcoin aumentou cerca de 220%, chegando aos impressionantes US$ 12.500 por unidade. Se formos considerar desde o seu surgimento, essa valorização é ainda mais expressiva, já que, em 2010, por exemplo, a criptomoeda valia apenas cerca de US$ 1.

Conforme mencionamos anteriormente, ao contrário das outras moedas, essa cotação não é determinada por nenhum Banco Central ou outra agência governamental. E, por isso, não existe um “preço oficial”. O que se tem é uma média global, baseada nos preços das casas de câmbio globais, como o CoinDesk e o Bitcoin Average.

E o que determina o valor do Bitcoin? Muitas variáveis, conforme listamos abaixo. 

Ferramentas úteis

Para ajudar os investidores, existem algumas calculadoras virtuais que convertem os Bitcoins. Elas também podem te ajudar a ter um panorama de como ganhar dinheiro com Bitcoin é possível. As mais usadas são a calculadora Bitcoin, o Chrome Currency Converter e o aplicativo Metric Conversions.
  
A primeira é um conversor de valores exclusivo para Bitcoin, com um panorama de cotações de players importantes do mercado e histórico de oscilações da moeda. Já a segunda opção permite fazer a conversão do Bitcoin para o real, a partir do navegador do computador, e também oferece a cotação de várias moedas internacionais. Por fim, a terceira é um site com versões para iOS e Android, que permite a conversão de inúmeras medidas e também de moedas.

Bitcoin: como ganhar dinheiro com essa criptomoeda? 

Pronto, agora que você já entendeu melhor como funciona essa moeda virtual, será mais fácil compreender como ganhar dinheiro com Bitcoin. Basicamente, existem três maneiras seguras de alcançar esse objetivo: atuando como trader ou holder, fazendo campanhas no BitcoinTalk ou emprestando os seus Bitcoins. Vamos ver em detalhes cada uma delas.

1. Trader/Holder

Para atuar como trader ou holder e obter sucesso você precisa acompanhar e estudar o mercado e as cotações das criptomoedas constantemente.

Para atuar como trader ou holder e obter sucesso, você precisa acompanhar e estudar o mercado e as cotações das criptomoedas constantemente. Uma das opções para você fazê-lo é em nossa página, com informações do Bitcoin hoje

Ser um trader ou um holder é a maneira mais segura e eficiente quando o assunto é ganhar dinheiro com Bitcoin. Para começar a atuar, você terá de comprar a sua criptomoeda em uma corretora. Também será por lá que você realizará as suas operações; portanto, escolha a plataforma após pesquisar bem sobre ela. Para saber mais sobre como comprar Bitcoin, você também pode conferir nosso conteúdo sobre o tema. 

Quem escolhe o trade tem o hábito de comprar a moeda em uma cotação mais barata e vendê-la por um preço mais elevado pouco após ela passar por uma valorização. No trade, existem algumas possibilidades, dependendo do seu perfil de investidor, sendo elas: day trade (compra e venda no mesmo dia), swing trade (compra e venda varia de três dias a algumas semanas) e position (sem prazo determinado).

Já o hold é quando você compra e espera a moeda se valorizar. Assim, a segunda opção é mais indicada para os investidores pacientes e que estão pensando no longo prazo, enquanto a primeira é indicada para quem prefere ir acumulando ganhos menores no curto prazo.

De qualquer forma, para ganhar dinheiro sendo um trader ou holder, é indispensável ter muita informação e conhecimento sobre o mercado das moedas virtuais – e, claro, não investir um dinheiro que você não tem ou que fará falta nas suas economias. Afinal, como ganhar dinheiro com Bitcoin tem seus riscos, assim como qualquer investimento, não existe total certeza de lucro, e, no começo, se você não tiver conhecimento e experiência, poderá acabar tendo prejuízos.

Essas possibilidades – trade e hold – ocorrem de maneira similar às operações de câmbio e são feitas em plataformas online (exchanges), que reúnem os usuários que desejam comprar criptomoedas.

Na prática, as duas pessoas que estão negociando precisam chegar a um acordo entre a compra e a venda de Bitcoins, com o preço sendo negociado de ambos os lados. Todas as operações são feitas de forma anônima, respeitando os acordos de segurança e confidencialidade, exigidos pelo sistema de blockchain que é utilizado pelo Bitcoin.

Nessas formas específicas de ganhar dinheiro com Bitcoin, as exchanges têm um papel muito importante no processo, já que elas oferecem suporte tecnológico e estratégico, além de atuar como intermediadoras da transação. Quanto melhor for a exchange e mais usuários ela tiver, maiores são as chances de você ser bem-sucedido no investimento.

Para ambas as formas de lucrar com Bitcoins, é importante que o investidor consiga identificar tendências, estabelecendo uma projeção para o preço, para que, assim que o Bitcoin atingir a cotação esperada, ele venda a moeda.

2. Tornar-se referência no fórum BitcoinTalk

O BitcoinTalk é o fórum mais conhecido e famoso sobre Bitcoin e outras criptomoedas. É por lá que estão reunidos os maiores especialistas de todo o mundo sobre o assunto, com discussões relacionadas à economia, novos projetos e outras informações, capazes de influenciar nos valores das moedas virtuais.

Além disso, muitos dos projetos de criptomoedas são lançados por esse fórum. E, para que eles consigam a visibilidade necessária, costumam pagar por campanhas. Ou seja, os desenvolvedores escolhem determinados usuários para fazerem propaganda dos projetos, tanto nas suas assinaturas, como em postagens.

Como ganhar dinheiro com Bitcoin dessa forma demanda que você seja um usuário muito influente, com boa reputação e especialista no assunto, capaz de informar e orientar os novatos, você teria de começar a usar a plataforma e, aos poucos, ir interagindo e se posicionando como expert no ramo. Definitivamente, é um projeto a longo prazo, mas que poderia render bons frutos se bem-sucedido.

3. Empréstimo de Bitcoins

O empréstimo de criptomoedas pode ser muito lucrativo mas também é uma das formas de ganhar dinheiro com Bitcoin mais arriscada.

O empréstimo de criptomoedas pode ser muito lucrativo, mas também é uma das formas mais arriscadas que existem de ganhar dinheiro com Bitcoin. 

Com o crescimento do mercado de moedas virtuais, emprestar as suas se tornou uma das mais novas possibilidades. Esses empréstimos podem ser feitos por meio de carteiras virtuais, podendo envolver pessoas e empresas de toda a parte do mundo.

Assim, ao mesmo tempo em que você estará lucrando, ainda poderá ajudar outras empresas a se desenvolverem. Porém é preciso lembrar que existe um risco grande nesse tipo de operação, o que justifica os retornos altos, por meio das taxas. Apesar de todo o cuidado das plataformas com o cálculo dos juros e outras questões, existe o risco de calote, ou seja, de quem contrair o empréstimo não pagá-lo. Por isso, recomendamos pensar bem se essa é a melhor alternativa para ganhar dinheiro com Bitcoin hoje

6 dicas sobre como lucrar com Bitcoin que farão a diferença

Com tudo o que trouxemos acima, já dá para perceber que investir em Bitcoin é algo sério e que deve ser feito com bastante cuidado, da mesma maneira que outros investimentos, não é? Por isso, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a ter sucesso no seu investimento.

1. Entenda o funcionamento do mercado

Não tem como ganhar dinheiro com Bitcoin se você não se informar e acompanhar o mercado das criptomoedas. Então, a dica mais importante é se atualizar e entender a fundo como esses sistemas funcionam. Revisar e se aprofundar nos pontos que ajudam a valorizar ou desvalorizar o Bitcoin ou outras moedas que você possa vir a comprar no futuro também é muito importante.

Também é recomendável tornar parte da sua rotina acompanhar as notícias sobre o  mercado e os lançamentos de inovações tecnológicas relevantes para o contexto das criptomoedas, especialmente se você deseja ser um trader.

2. Aja com cautela

Como qualquer investimento, o Bitcoin também tem riscos associados. Por isso, é imprescindível agir com cautela, ou seja, realizar um estudo prévio do mercado, conversar com quem já entende da área, conhecer muito bem os termos contratados, calcular os riscos, escolher uma boa exchange e saber o quanto você pode investir, sem comprometer o seu orçamento.

Mesmo quem já tem experiência em investimentos mais tradicionais como ações, precisa de cautela; afinal, o mercado das moedas virtuais é bem diferente e envolve uma nova gama de riscos.

3. Diversifique seus investimentos

Além de investir em Bitcoins, você também pode procurar por outras criptomoedas ou investimentos tradicionais.

Essa também é uma dica válida para qualquer investidor: além de investir em Bitcoins, é recomendável procurar também por outras criptomoedas ou investimentos tradicionais.

Ou seja, não invista “todas as suas fichas” nos Bitcoins. Pelo contrário, dilua seus recursos em diferentes ativos, de forma que alguns ganhos consigam suprir possíveis prejuízos de outros investimentos.

Além de diversificar o investimento em diferentes criptomoedas, você também pode manter investimentos tradicionais. Apenas tome cuidado para não diluir tanto os investimentos, a ponto de ser difícil gerir suas atividades.

4. Cuidado com as casas de câmbio

Quando estamos falando de como ganhar dinheiro com Bitcoin ou altcoins, as casas de câmbio, infelizmente, podem não ser a melhor alternativa. Afinal, elas podem “abocanhar” uma quantia considerável em cima de cada transação como forma de remuneração dos serviços realizados. Quanto mais o Bitcoin se valoriza, mais caro fica realizar essas transações por meio das casas de câmbio, diminuindo sua margem de lucro em potencial e, portanto, fazendo com que a compra valha menos a pena. 

5. Fuja de grandes promessas

Sabemos que pode ser tentador fazer cadastros em sites que prometem dar uma grande quantidade de Satoshis (frações de Bitcoin), caso você faça uma determinada tarefa ou acesse sites específicos. No entanto, vale lembrar que essas tarefas podem expor seus dispositivos a riscos como malwares. Além disso, caso a segurança do site não seja muito sofisticada, seus dados podem acabar ficando vulneráveis a invasões e vazamentos de dados. 

Sempre que cogitar fazer uma dessas coisas, busque pesquisar sobre o site em questão. Dessa forma, você evitará se expor a riscos desnecessários e poderá saber se esses Satoshis que são prometidos realmente podem ser sacados. 

6. Escolha uma corretora qualificada

Por isso, como dissemos nesse conteúdo, o melhor a ser feito na hora de investir em Bitcoins é procurar por uma boa corretora (exchange). Escolher uma empresa séria e de qualidade faz toda a diferença nos seus resultados, já que ela oferecerá suporte técnico, segurança e informações aos vendedores e compradores, garantindo resultados melhores.

Já deu para notar que não existe um caminho único para ganhar dinheiro com Bitcoins, não é mesmo? Existem várias possibilidades, e tudo dependerá do seu perfil de investidor.

O trade ainda é uma das maneiras mais usuais de investir em Bitcoin, porém, assim como qualquer outro investimento, exige conhecimento e uma boa parceria com uma corretora qualificada e séria.
Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com Bitcoin, que tal começar a investir nessa e em outras criptomoedas? Conheça os serviços da BitcoinTrade e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Conheça a BitcoinTrade

Redator | BitcoinTrade

Breno tem mais de 12 anos de experiência com Marketing Digital. Já passou por grandes varejistas tradicionais e em 2017 se apaixonou pelas criptomoedas. Hoje é responsável pelas estratégias de comunicação e aquisição de novos clientes na BitcoinTrade.