Voltar ao início

Como faço para começar a economizar em criptomoedas?

Como faço para começar a economizar em criptomoedas?

Descubra como economizar e se organizar para investir em criptomoedas e conheça alguns recursos para rentabilizar seus investimentos.

Santiago Juarros
Content Analyst
30/3/21

Caso você esteja pensando em organizar a sua vida financeira, começar a investir em criptomoedas e colocar o seu dinheiro para render, seja bem-vindo ao primeiro passo para a sua liberdade financeira.

Atualmente, por se tratar de uma tecnologia emergente, existem diversos recursos atraindo novos investidores, e aqueles que aproveitarem os incentivos podem acabar lucrando bastante.

Antes de iniciarmos falando de investimento em criptomoedas, é extremamente importante ter controle sobre os seus gastos mensais, e apenas investir o dinheiro “que sobra” e que não irá te colocar em complicações financeiras ou dívidas. 

Seja um investidor consciente e mantenha a sua organização financeira em dia.

Criptoativos são uma excelente opção para investidores a longo-prazo, que querem aproveitar da valorização de seus criptoativos ao decorrer dos anos. 

Como por exemplo, se você tivesse comprado 1 Bitcoin há 10 anos atrás, você teria pago por volta de 3 reais, e se o tivesse mantido por todo esse período, atualmente teria 300 mil reais. Uma excelente maneira de fazer o seu capital crescer, não é mesmo? 

Infelizmente, não podemos viajar no tempo para fazer isso acontecer, mas podemos adaptar as nossas estratégias de investimento e nos planejar para os próximos 10 anos à frente.

Criptoativos com uma base sólida, bons projetos, com alta adoção e movimentação diária tendem a aumentar de valor com o passar dos anos e pelo simples fato de guardar tais ativos em sua carteira, já é uma maneira de aumentar o seu patrimônio.

Pense assim, caso você coloque 100 reais hoje dentro do seu colchão, e outros 100 reais investidos em uma criptomoeda, em 10 anos, qual você pensa que estará valendo mais?

Se considerarmos apenas a inflação brasileira, o dinheiro do colchão com muita dificuldade vai servir para comprar alguma coisa. Já o criptoativo, no mínimo, pode servir como uma bela proteção contra a inflação.

Mas não apenas pelo fato da valorização das criptomoedas, diversas empresas estão incentivando a adoção das mesmas e existem muitos outras opções para investir.

Formas de rentabilizar o seu investimento

Airdrops ou Bonificações

Um recurso utilizado para distribuição de criptomoedas ao público. Altamente utilizado por novas empresas de blockchain para atrair novos clientes para suas criptomoedas, com os principais objetivos de:

  • Aumentar a popularidade: Distribuindo tokens de graça, aumenta o número de pessoas com o ativo em suas carteiras, e incentiva as pessoas a entender sobre o projeto, possivelmente os convertendo em reais investidores de tal criptoativo.
  • Aumentar a consciencialização: Quando os tokens são listados em corretoras, o seu valor tende a aumentar e o interesse dos usuários é maior.
  • Levantar capital: Financiar o futuro desenvolvimento e construção do projeto.

Stake & Earn (Guarde e Ganhe)

Similar a poupança de bancos tradicionais, a ferramenta de Stake & Earn de algumas corretoras, nada mais é que você deixar o seu dinheiro na conta parado e semanalmente, ou com uma certa frequência pré-definida você ganha uma % de rendimento conforme a criptomoeda investida.

Na Ripio você pode começar com Ripio Earn.

Lending - Empréstimo

Outra ferramenta das plataformas de criptomoedas, envolve você poder emprestar dinheiro para a rede ou outros usuários, e em troca do empréstimo, você receberá uma % de rendimento de acordo com a quantidade, tempo e moeda.

Pools de Investimento

Normalmente, corretoras utilizam essa tática para incentivar as suas próprias moedas, utilizando como incentivo uma outra criptomoeda.

A empresa pode criar um grupo de investimento em que se você depositar determinada quantidade na pool, você receberá o rendimento em bitcoins. Dessa forma, incentivando investidores a manterem os seus criptoativos em nesta determinada moeda, para então receberem um rendimento em BTC.

Exemplificando de uma outra maneira, seria como se você pudesse colocar o seu dinheiro em reais na poupança, e mensalmente os rendimentos recebidos fossem em dólar.

Cashback

Essa técnica já é mais conhecida e aplicada por diversos outros setores. Corretoras de criptomoedas agora tem cartões de débito, em que você pode pagar as suas contas e receber entre 1% a 10% de cashback em criptomoedas.

Dessa forma, apenas fazendo as suas compras do dia-a-dia, automaticamente você estará aumentando o seu investimento em criptomoedas. 

Cartões de Presente (Gift Cards)

Também por meio de cashback, corretoras têm parcerias com lojas físicas em que você pode comprar gift-cards de tais lojas em um valor específico e receber até 10% de cashback em criptoativos. Um desconto automático no valor da sua compra, gerando um aumento no seu investimento em criptomoedas.

Agora que você já sabe como economizar e aumentar suas frações de criptomoedas, que tal continuar a explorar o universo das criptomoedas? Acesse nosso Launchpad e descubra tudo sobre a nova economia digital!