O valor de mercado do Bitcoin de 310 bilhões de dólares não depende do lucro de nenhuma empresa. Na realidade, existem criptomoedas sem desenvolvimento algum, como o Dogecoin, que ainda figuram dentre as 50 maiores.

Em contrapartida, no mercado de ações, o valor de mercado depende da capacidade da empresa de crescer e gerar lucro. Tesla é uma empresa dirigida e controlada pelo bilionário Elon Musk, e dedica-se a desenvolver e produzir veículos elétricos. Seu valor de mercado atual? 560 bilhões de dólares.

Deste modo, ultrapassou a holding de investimentos Berkshire Hathaway de Warren Buffett, tornando-se a 6ª maior empresa norte-americana. A fabricante de automóveis e baterias elétricas já era maior que as gigantes VISA (435 bi), Walmart (425 bi), Johnson & Johnson (385 bi), além do banco JP Morgan (350 bi).

Qual a receita anual da Tesla?

A empresa faz cerca de 35 bilhões de dólares de receita anualizada, embora nunca tenha registrado lucro na história. Isso é normal em segmentos que estão em grande expansão, seja investindo em novas linhas de negócio, lançando produtos ou simplesmente aprimorando tecnologia.

Para efeito de comparação, as vendas da Tesla em 2019 totalizaram cerca de 25 bilhões de dólares, ou seja, no ritmo atual, o crescimento foi de 40%. Outro ponto interessante é que no último trimestre, o resultado operacional antes de impostos (LAJIDA) foi positivo.

Quais os produtos da Tesla?

Apesar de ser uma fabricante de automóveis, a empresa também desenvolve baterias elétricas e painéis solares. Seu novo “Model 3” vendeu mais de 500 mil unidades, atingindo uma fatia de mercado de 80% do segmento nos EUA.

Ao contrário das montadoras tradicionais, a Tesla consegue receitas de assinatura pós-venda. Isso inclui manutenção, estações de carga, seguros e melhorias no software.

Qual o potencial de lucro da Tesla?

A empresa hoje produz cerca de 50 mil veículos por mês, enquanto a gigante Toyota atinge 750 mil. Deste modo, tudo depende da capacidade de Elon Musk expandir seus negócios para outros países.

O estudo acima, da consultoria BCG, mostra que os modelos 100% elétricos devem sair dos atuais 2% de mercado para 9% em 2026. O aumento pode parecer pequeno, porém isso significa uma produção adicional de 6 milhões de automóveis por ano.

Em suma, se a Tesla conseguir abocanhar 33% deste mercado, isso representa um aumento de 230% nas vendas da empresa. Isso sem contar nos novos produtos, que incluem um táxi totalmente autônomo, o Robotaxi.

Nesse sentido, a receita anual da empresa saltaria para a casa dos 115 bilhões de dólares sem incluir novos segmentos, por exemplo, caminhões. Por este motivo, o valor de mercado atual não é tão absurdo quanto parece.

De onde vem o valor do ouro e Bitcoin?

Ao multiplicar a cotação atual do ouro pela quantidade estimada em circulação, temos um valor de mercado de 10 trilhões de dólares. Embora 3% de sua produção seja utilizada na indústria, os demais 97% servem como investimento ou jóias.

Portanto, é correto afirmar que a escassez do ouro, assim como o Bitcoin, os tornam objetos de desejo. Em vista disso, não há necessidade de aperfeiçoamento na tecnologia para que os investidores enxerguem valor.

Quer entender melhor como as criptomoedas podem ser reserva de valor? Acompanhe no link.

Redator | BitcoinTrade

Breno tem mais de 12 anos de experiência com Marketing Digital. Já passou por grandes varejistas tradicionais e em 2017 se apaixonou pelas criptomoedas. Hoje é responsável pelas estratégias de comunicação e aquisição de novos clientes na BitcoinTrade.