Garantir a segurança em transações monetárias na internet é uma das maiores preocupações tanto para quem utiliza esse canal para investir ou gastar o seu dinheiro, quanto para quem oferece serviços por meio dele, principalmente quando a transação é feita com cartão de crédito. Por esse motivo, é interessante contar com o recurso da certificação de PCI.

Afinal, sabemos que por mais que a internet tenha proporcionado muitos benefícios para a vida das pessoas, ela também demonstrou ser um canal de fácil acesso para quem pretende realizar atividades ilegais, como golpes financeiros, por exemplo.

Mas fique tranquilo. Hoje, existem ótimas maneiras de se prevenir para não cair em nenhum infortúnio relacionado a essas atividades. Uma delas é a própria certificação de PCI, o tema desse conteúdo que preparamos exclusivamente para você saber mais sobre o assunto.

Está interessado em conhecê-la e entender melhor como ela funciona? Então continue acompanhando a leitura conosco!

O que é a certificação de PCI?

A certificação de PCI nada mais é do que um certificado internacional focado na segurança dos dados financeiros de uma transação realizada com cartão de crédito. Ela foi idealizada pela comissão das indústrias de cartões de pagamentos.

Na prática, uma empresa que possui a certificação de PCI demonstra que poderá manusear os dados sensíveis de cartões de crédito dos seus clientes sem maiores problemas relacionados a segurança. Ou seja, será capaz de lidar com dados referente ao nome, número, validade, CVV do portador de um cartão de crédito ao receber um pedido de compra, por exemplo.

Essa certificação foi criada com o nome de PCI DSS, que significa Payment Card Data Security Standard — em português, padrão de segurança de dados de cartão de pagamento.

A importância dessa certificação está no fato de ela avaliar sistemas e servidores, bem como realizar testes de vulnerabilidade na atuação das empresas na web, verificando se o site oferece condições para conclusão de negócios com cartão de crédito. Tudo isso, claro, de modo frequente e consistente.

É interessante dizer também que a certificação de PCI se aplica a qualquer negócio que processe ou transmita dados dos portadores do cartão de crédito. Então, para que a empresa consiga obter esse certificado, deve demonstrar que possui capacidade para garantir a segurança em seus sistemas e processos de pagamento, cumprindo seus requisitos.

Quais são os requisitos da certificação de PCI?

Falando em garantir a segurança, assim como acabamos de mencionar, para que uma empresa possa obter a certificação de PCI, precisa cumprir alguns requisitos que estão ligados a objetivos pré-definidos.

Segue abaixo uma lista com esses objetivos e seus respectivos requisitos:

1. Manter a rede segura

Quando o assunto é manter a rede segura, o PCI DSS exige os seguintes requisitos:

2. Proteger os dados

No que diz respeito à proteção de dados, as normas da certificação dizem que:

3. Se manter seguro contra hackers

A proteção contra iniciativas hackers também é uma preocupação da PCI. Então, ela estabelece os seguintes requisitos:

4. Controlar o acesso

Há também normas relacionadas ao controle de acesso de informações:

5. Monitorar e testar frequentemente

A certificação também exige a realização de monitoramento e testes de forma frequente:

6. Ter uma política de segurança

É importante também que a empresa tenha uma política de segurança, que deve ser seguida por todos os colaboradores. Ao delimitar ações coletivas para otimizar a prevenção contra imprevistos, todos saem ganhando.

Qual a importância da certificação de PCI?

Por fim, listamos aqui alguns pontos que são importantes a respeito do quanto é benéfico para qualquer negócio contar com esse tipo de certificação:

Segurança para o cliente

Sem dúvida alguma, os negócios que demonstram contar com a certificação passam uma segurança a mais para os seus clientes. Afinal, dessa maneira mostra-se ao consumidor que os seus processos e sistemas são validados pela indústria de pagamentos e que dificilmente haverá o risco de vazamento dos seus dados de pagamento.

Isso fornece mais tranquilidade para que ele possa concluir uma compra ou realizar uma transação, não deixando dúvidas de que o procedimento é seguro.

Redução de custos legais

Saiba que, se por algum motivo, houver algum vazamento de dados do cartão, pode ser constatado que isso ocorreu em alguma etapa do processo de pagamento entre um cliente e uma empresa. Caso ela tenha a certificação, praticamente fica imune a qualquer processo legal, pois comprovou que está agindo conforme as suas normas.

Sendo assim, diminui-se o risco de ter que arcar com qualquer indenização financeira e que possa comprometer a saúde financeira do negócio.

Cumprimento das normas

Um benefício que se destaca também ao utilizar a certificação de PCI é o próprio cumprimento das normas estabelecidas pela Indústria de Cartões. Quer queira ou quer não, isso garante que a empresa não se preocupe em relação a segurança das suas transações.

Dessa forma, a companhia se sente mais confortável para realizar o seu trabalho e oferecer também as melhores condições para os clientes.

Dentre os negócios que podem contar com a certificação de PCI, destacamos que as plataformas de compra e venda de Bitcoins que possuem esse recurso saem na frente das que não contam com ele. Afinal, as movimentações financeiras feitas em seu ambiente são intensas todos os dias.

Quer saber mais sobre a Certificação de PCI nas plataformas Bitcoin? Então entre em contato conosco!