Voltar ao início

Bitcoin Cash: o que é, qual a sua cotação e como comprar

Bitcoin Cash: o que é, qual a sua cotação e como comprar

Vocêr sabe o que é Bitcoin Cash? descubra qual o seu valor e cotação hoje, além de como comprá-lo.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

Bitcoin Cash: o que você precisa saber sobre

Não é novidade para ninguém que o mercado cripto está crescendo de maneira acelerada. Se até poucos anos atrás a única cripto desse segmento era o Bitcoin (BTC), hoje ela é a base para a criação e o desenvolvimento de mais de 20 mil ativos.

O Bitcoin Cash (BCH), por exemplo, é uma alternativa à principal cripto do mercado, e desponta como uma das preferidas dos entusiastas do setor. Entenda como funciona essa moeda digital e quais são as suas principais diferenças em relação ao Bitcoin original.

O que é Bitcoin Cash?

O Bitcoin Cash (BCH) é uma criptomoeda criada com a mesma base do Bitcoin, mas que possui funcionalidades diferentes. Ela foi criada na metade do ano de 2017, quando surgiu a ideia de modificar algumas características da moeda original.

O projeto foi criado para melhorar a velocidade de processamento das transações e, consequentemente, aumentar o número de operações por segundo. Além desse avanço, a sua proposta também inclui a otimização da segurança, o que culmina em transações mais seguras, principalmente em relação aos usuários mal intencionados. 

Como não havia um consenso na comunidade sobre a eficácia da rede Bitcoin, foi criada uma divisão do processo de emissão do BTC (conhecido como hard fork), e assim surgiu o Bitcoin Cash. 

Diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash

Apesar das duas redes terem um código-fonte parecido, o Bitcoin Cash funciona de maneira autônoma ao Bitcoin original, uma vez que as suas criptomoedas são emitidas de acordo com suas próprias regras.

A principal diferença entre os projetos é em relação ao tempo de processamento e a forma como as respectivas moedas são mineradas: o BCH tem uma mineração menos concorrida e pode ser mais lucrativa para os pequenos mineradores, além de permitir um número maior de transações por minuto.

Para que serve o BCH

Essa criptomoeda serve para os mesmos fins que a moeda original, mas oferece transações e taxas mais baratas. Assim, desponta como uma alternativa mais em conta em relação ao BTC, também servindo tanto para meio de pagamento como para reserva de valor.

Para os programadores e mineradores, o BCH é menos competitivo e pode gerar um lucro maior, uma vez que é uma opção menos concorrida que o BTC. 

Quais são as vantagens do Bitcoin Cash?

Tendo em vista que você já sabe mais sobre o BCH, vamos falar sobre algumas de suas vantagens. Se você não sabe se vale a pena adicionar essa moeda na sua carteira, acompanhe abaixo!

Mais velocidade de transação

Uma das grandes motivações para a criação do Bitcoin Cash foi, justamente, a série de problemas relacionados à lentidão nas transações da rede original. Se olharmos para o ano de 2017, quando o Bitcoin Cash foi criado, percebemos que os usuários do Bitcoin padrão tinham um grande desagrado relacionado a essa questão.

Por isso, essa blockchain nasceu com a ideia de trazer melhorias na velocidade das transações das criptomoedas. Com capacidade de processar mais transações por segundo, mais pessoas podem usar o Bitcoin Cash ao mesmo tempo.

Facilidade de conversão em Bitcoin

Por mais que o Bitcoin Cash tenha um grande potencial de crescimento, não podemos ignorar o fato de o Bitcoin ser a moeda mais forte e com maior visibilidade no mundo todo. Nesse cenário, podemos dizer que, muitas vezes, surge a necessidade de os usuários converterem BCH para BTC.

A boa notícia é que essa conversão é muito fácil: além de o BCH ter surgido do próprio BTC, o fato de ser uma das criptomoedas mais aceita nas exchanges possibilita que essa troca ocorra com certa facilidade.

Grande potencial de valorização

Por fim, o BTC é visto como uma alternativa mais barata que o BTC, fazendo com que a moeda figure entre as principais do mercado.

No início de 2018, por exemplo, o BCH ganhou grande destaque por ser considerado a quarta maior criptomoeda em termos de capitalização do mercado, perdendo apenas para o próprio BTC, a Ethereum (ETH) e Ripple (XRP). Agora, apesar de ter caído algumas posições, ainda está no top 30 das mais valiosas em um mercado que já conta com mais de 20 mil ativos.

Como minerar BCH?

Para quem entende do assunto de mineração de criptomoedas o processo com o BCH não tem segredo: basta entrar em um pool de mineração (quando diversos usuários se unem para potencializar o poder de processamento e dividem os lucros) e começar a participar.

Além disso, é possível participar de alternativas interessantes, tais como usar um recurso chamado cloud mining, em que não é necessário minerar no seu próprio computador, já queno geral, não costuma valer muito a pena minerar o BCH em casa, uma vez que exige alto investimento em hardware e também pelo seu alto consumo de energia. 

Como ganhar Bitcoin Cash?

Uma das formas de ganhar BCH é usando faucets, que são sites que oferecem frações de criptomoedas em troca de alguma ação exigida. Ao solucionar captchas, clicar em anúncios ou assistir a vídeos, você pode acumular pontos para trocar por criptomoedas.

Mas, além de ser uma atividade que exige tempo e energia, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes e acabar comprometendo a segurança do seu computador e dos seus dados. 

Agora que você já sabe o que é Bitcoin Cash (BCH), que tal continuar se informando sobre todo o mercado cripto com a ajuda de quem o conhece?