O mundo das criptomoedas cresce de forma muito acelerada nos dias atuais. Se antes existia apenas o Bitcoin como referência, hoje, muitas outras moedas virtuais podem ser aplicadas nos mais diferentes contextos deste mercado. No post de hoje, vamos apresentar tudo sobre Bitcoin Cash.

O que é Bitcoin Cash?

Para quem ainda não sabe, o Bitcoin Cash (BCH) é uma criptomoeda que tem como base o Bitcoin. Ela surgiu na metade do ano de 2017, quando iniciou-se uma discussão na rede do Bitcoin com a temática de mudar o funcionamento da criptomoeda, levando melhorias à velocidade de processamento das transações e, consequentemente, aumentando o número de transações por segundo.

Além desse avanço, a proposta também incluía a otimização de sua segurança, deixando as suas transações mais protegidas principalmente em relação aos usuários mal intencionados. No fim, não houve um consenso na comunidade e, por meio de um processo de divisão (conhecido como hard fork), foi criado o Bitcoin Cash.

E então, ficou interessado em saber mais sobre essa moeda virtual? Continue acompanhando a leitura conosco para entender!

Para que serve o Bitcoin Cash?

Assim como falamos na introdução, o BCH surgiu com a ideia de substituir o Bitcoin. A falta de consenso na comunidade em relação ao assunto culminou no processo de criação dessa criptomoeda. Podemos dizer que a sua utilidade é a mesma que a do Bitcoin, mas com algumas melhorias que foram previstas por seus idealizadores.

Sua aceitação no mundo das criptomoedas é muito relevante desde a sua criação. Um exemplo disso são as exchanges ao redor do mundo, que vêm fornecendo um bom suporte para os usuários dessa criptomoeda desde então.

Vamos falar mais adiante sobre isso, mas, só para você ter um panorama inicial, suas melhorias em relação ao Bitcoin estão ligadas à segurança e a velocidade de processamento das suas transações. Além disso, o BCH vem conseguindo manter uma boa posição no ranking das criptomoedas mais valiosas do mundo, permanecendo entre as 5 mais cotadas.

Quais são as vantagens do Bitcoin Cash?

Tendo em vista que você já sabe mais sobre o BCH, vamos falar sobre algumas de suas vantagens. Se você não sabe se vale a pena investir no BCH para sua carteira, acompanhe abaixo!

Mais velocidade em suas transações

Uma das grandes motivações para a criação do Bitcoin Cash foi , justamente, a série de problemas relacionados à lentidão nas transações da moeda original. Se olharmos para o ano de 2017, ano em que o BCH foi criado, percebe-se um grande desagrado relacionado a essa questão vinda dos usuários da Bitcoin padrão.

Por isso, o BCH nasceu com a ideia de trazer melhoras para a velocidade das transações no mundo das criptomoedas. Com uma maior capacidade de processamento de transações por segundo, mais pessoas podem usar BCH ao mesmo tempo, em comparação com o Bitcoin.

Facilidade de conversão em Bitcoin

Por mais que o Bitcoin Cash tenha um grande potencial de crescimento, não podemos ignorar o fato de o Bitcoin ser a moeda mais forte e com mais visibilidade no mundo todo. Nesse cenário, podemos dizer que, muitas vezes, surge a necessidade de os usuários converterem o Bitcoin Cash em Bitcoin.

A boa notícia é que essa conversão é muito fácil. Além de o BCH ter surgido do próprio Bitcoin, o fato de ser uma das criptomoedas mais aceita nas exchanges possibilita que essa troca ocorra com certa facilidade.

Grande potencial de valorização

Por fim, trazemos o seu grande potencial de valorização, que é algo que vem desde a sua criação. No início de 2018, por exemplo, o BCH ganhou um grande destaque por ser considerada a quarta maior criptomoeda em termos de capitalização do mercado, perdendo apenas para Bitcoin, Ethereum e Ripple.

Como minerar Bitcoin Cash?

Para quem entende do assunto de mineração de criptomoedas, o processo com o BCH não tem segredo: basta entrar em um pool de mineração, que é o recurso onde diversos usuários se juntam para potencializar o poder de processamento, e dividir os lucros.

Além disso, é possível participar de alternativas interessantes, tais como usar um recurso chamado cloud mining, em que não é necessário minerar no seu próprio computador.

No geral, não costuma valer muito a pena minerar o BCH em casa, pelo seu alto consumo de energia, além de exigir um processamento expressivo do computador. Então, é preciso trabalhar com máquinas com um alto poder de processamento para ter um bom retorno.

Onde posso comprar Bitcoin Cash?

Atualmente, várias exchanges trabalham com BCH, não sendo difícil comprar essa moeda. Entre as plataformas nacionais, você pode encontrá-la na BitcoinTrade, que aceita o pagamento em reais.

Para saber como comprar Bitcoin Cash no Brasil, confira esta página.

E como ganhar Bitcoin Cash?

Uma das formas de ganhar BCH é usando faucets, que são sites que oferecem frações de criptomoedas em troca de alguma ação exigida, como, por exemplo, solucionar captchas, clicar em anúncios ou assistir vídeos. Além de exigir tempo e energia, é preciso tomar muito cuidado para não cair em golpes e acabar comprometendo a segurança do seu computador e dos seus dados. 

Sendo assim, caso você queira adentrar o mercado de moedas digitais e adquirir Bitcoin Cash, uma boa alternativa é ganhar criptomoedas fazendo compras. Para isso, basta ativar uma extensão de cashback que retorne em criptomoedas quando você compra nas lojas parceiras.

#Curiosidade: Você conhece o Bitcoin Gold?

Assim como o BCH, o Bitcoin Gold foi um fork na comunidade Bitcoin. Ele nasceu também em 2017, a partir da frustração de parte da comunidade com o excesso de centralização da mineração nas mãos de grandes empresas, com computadores altamente especializados.

O Bitcoin Cash e o Bitcoin Gold são criptomoedas criadas a partir de forks do Bitcoin. No entanto, o Bitcoin Cash deslanchou e o Bitcoin Gold não, principalmente devido à desconfiança dos especialistas.

Para isso, o Bitcoin Gold utilizou um algoritmo que tenta retirar essa vantagem, descentralizando a mineração ao permitir que computadores menores e mais baratos sejam usados.

O que há de diferente entre o Bitcoin Cash e o Gold, portanto, é o algoritmo de mineração. O BCH utiliza o mesmo algoritmo de mineração do Bitcoin original, o SHA 256, enquanto o Bitcoin Gold utiliza o algoritmo PoW (conhecido como equihash).

Em relação ao valor de mercado, o Bitcoin Gold ainda não conseguiu deslanchar como o BCH, principalmente devido à desconfiança dos especialistas que não têm certeza se há um propósito real para o nascimento de uma moeda bifurcada.

Deu para entender como funciona o Bitcoin Cash, não é mesmo? Sendo assim, caso deseje comprá-lo para começar a investir, sugerimos que procure uma exchange o quanto antes!

E então, o que achou deste artigo? Agora que já está mais inteirado em relação a criptomoedas alternativas, o que acha de conhecer outra opção bastante em voga na atualidade? Continue conosco e saiba tudo sobre litecoin!