O criptoativo BitBlocks (BBK), assim como muitas das altcoins que têm surgido nos últimos meses, foi criado como parte do projeto de uma empresa com o mesmo nome do token. Dentre os serviços oferecidos pela BitBlocks, empresa de finanças descentralizadas, estão o chamado BBK Pay (para pagamentos com BBK), e uma carteira virtual. Outro ponto de interesse da empresa são os e-sports, área em que tem firmado algumas parcerias.

Dentre as ideias divulgadas pela empresa em seu white paper está a de não fazer uma revolução na tecnologia, e sim “uma revolução na vida das pessoas”. A leitura também mostra que o token BitBlocks foi criado essencialmente para servir de forma de pagamento em estabelecimentos físicos e virtuais, além de viabilizar transações na blockchain da plataforma.

Isso tudo, claro, é apenas uma pequena parcela do que está por trás desse criptoativo, que vem conquistando a atenção de investidores em potencial. Para saber mais e descobrir se o investimento vale a pena para você, continue lendo.

Criptomoeda BitBlocks: como surgiu? 

A criação da BitBlocks aconteceu em 2018, ou seja, é relativamente recente e bem mais nova que as demais altcoins. Quanto às pessoas por trás desse lançamento, não existem grandes certezas. Tanto no site do projeto quanto nos demais conteúdos disponíveis em toda a internet, não são apontados nomes — nem mesmo um pseudônimo, como acontece com Satoshi Nakamoto, nome por trás do Bitcoin.

A forma como as transações são realizadas com BitBlocks é um pouco diferente da que estamos acostumados com o Bitcoin, por exemplo. Nesse token, há uma combinação dos tipos proof-of-service (POS) e masternodes. Essa união foi feita para viabilizar tanto transações 100% visíveis para todos como também transações discretas, com total privacidade — algo que foge da transparência oferecida por outras criptomoedas.

Minerar BitBlocks é possível?

Sim, minerar BitBlocks é uma possibilidade. Graças à união das características por trás do POS e do Masternode, pessoas podem se unir para apoiar a rede, viabilizar transações e obter recompensas por isso. Porém, vale pontuar que as recompensas vão diminuindo conforme o tempo. 

De acordo com o que é divulgado no white paper da empresa, o número máximo de moedas a serem colocadas em circulação é de 457.200.000. Até lá, a estrutura de recompensa será diminuída conforme certas quantidades forem atingidas. É algo que até lembra o halving do Bitcoin, porém, diferentemente deste, já sabemos exatamente quando irá acontecer com o BitBlocks. Além disso, nesse caso, as recompensas são reduzidas de forma gradativa, e não pela metade. 

Comprar a moeda BitBlocks faz sentido?

Se quando olhamos para outras criptomoedas temos alternativas cujo valor pode ser influenciado por poucos fatores, o BBK é um criptoativo que vai de contramão a isso devido à sua origem. 

Como o BBK está diretamente relacionado a uma marca que fornece serviços financeiros, o sucesso do token é fortemente influenciado pelo sucesso da empresa. Em outras palavras, para que a criptomoeda valorize, é necessário que a empresa ganhe destaque e seja respeitada pelo mercado. Por outro lado, caso os serviços da empresa não vinguem, uma valorização extrema, como a sofrida pelo Bitcoin, será altamente improvável.

Outro fator importante dessa correlação é que, caso a empresa tenha algum escândalo similar àquele vivido pela Tether, por exemplo, o valor de mercado dos BitBlocks poderá, sim, sofrer um impacto considerável. 

Isso não quer dizer exatamente que o investimento seja totalmente dispensável, mas é algo muito importante a se considerar. Afinal, quanto mais fatores influenciarem o valor de uma criptomoeda, mais temas relacionados a ela você terá que acompanhar para prever seus ganhos e perdas como investidor.

Alternativas ao BitBlocks

Se você prefere fazer investimentos em criptomoedas que estão há mais tempo no mercado e que não estão diretamente atreladas a empresas, alternativas como o Ethereum, a Polkadot e até mesmo o clássico Bitcoin podem ser mais interessantes para a sua realidade.

Ethereum

No mercado há mais de oito anos, a Ethereum (ETH) é um token ligado a uma plataforma de mesmo nome que foi financiada popularmente, por meio de crowdfunding. A plataforma Ethereum é um projeto vivo bastante promissor, que deve receber grandes atualizações nos próximos anos. Atualmente, ela é utilizada para transações com o token Ethereum, dentre outros criptoativos que foram construídos a partir do seu sistema de blockchain e contratos inteligentes.

Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda da história e, exatamente por conta do seu pioneirismo e da sua popularidade, muitas pessoas acabam preferindo começar a se aventurar nesse mercado através dela. Atualmente, uma unidade dessa criptomoeda custa milhares de dólares, mas aqui na BitcoinTrade você consegue comprar alguns satoshis (frações dela) com apenas 20 reais.

Polkadot

Agora, se você está em busca de uma criptomoeda com um valor unitário um pouco mais baixo, mas com grandes previsões para o futuro, vale a pena pesquisar sobre a Polkadot. Essa criptomoeda foi cofundada pelo Gavin Andresen —  que também participou do projeto da plataforma Ethereum — e é baseada em uma versão inovadora de blockchain, capaz de interoperar com plataformas externas ao seu sistema.

Como comprar BitBlocks?

Se após se informar sobre a BitBlocks você ainda acreditar que a compra dela trará bons frutos no futuro, o próximo passo é fazer uma pesquisa extensiva sobre as exchanges que comercializam esse token. Faça uma lista com as opções e confira fóruns para entender a opinião de outros investidores sobre as plataformas. Com essas informações, você poderá evitar golpes, dentre outras inconveniências.

Com tudo o que trouxemos por aqui, você é do time dos que acreditam que a BitBlocks tem bastante potencial? Ou é do time dos que veem mais futuro em outros nomes de criptomoedas que já estão no mercado há mais tempo?
Como qualquer outro investimento, antes de adquirir BitBlocks é recomendado que você se informe sobre o mercado, possibilidades e riscos. Para isso, aqui no nosso blog você encontra uma série de informações essenciais — desde o que é criptomoeda até como comprar Bitcoin. Confira nossas publicações!