Voltar ao início

USD Coin (USDC): O dólar em formato de criptoativo. Quais os benefícios?

USD Coin (USDC): O dólar em formato de criptoativo. Quais os benefícios?

USD Coin (USDC): O dólar em formato de criptoativo. Quais os benefícios?

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

A negociação (trade) de criptomoedas é instantânea, e geralmente, sua transferência é quase imediata. No entanto, ao tentar movimentar dólares, especialmente nas remessas internacionais, o processo pode levar 2 dias úteis.

Para resolver esse problema, surgiram as stablecoins, criptoativos (tokens) pareados em dólar. De forma simplificada, o usuário envia os dólares para o emissor, que guarda esse valor, e em troca emite a quantidade equivalente em moedas virtuais.

Trocar dólares por moedas virtuais?

Pode parecer loucura, porém, ao converter sua moeda fiduciária em um ativo digital o investidor passa a contar com inúmeros benefícios:

  • Agilidade: transferências instantâneas, mesmo as internacionais.
  • Transparência: ao utilizar o banco de dados (blockchain) de uma criptomoeda conhecida para registro, as transações podem ser facilmente verificadas.
  • Segurança: uma vez confirmada pelos mineradores, o custo para reverter uma transação torna-se inviável.
  • Independência: para transferir dólares no sistema bancário é preciso que um ou mais instituições financeiras coordenem e aceitem a transação.
  • Auto-custódia: o usuário, se desejar, pode fazer a própria custódia, sem necessidade de terceiros.

No universo das criptomoedas, onde transações ocorrem 24 horas por dia, é fundamental contar com um valor fiduciário que possa ser transferido a qualquer momento.

Note na ilustração acima como cada nova transação é verificada por todos os participantes da rede de forma autônoma.

Quem é responsável pelo USD Coin (USDC)?

Sem dúvidas, é importante contar com uma empresa séria para emissão e controle dessa moeda pareada em dólar, a stablecoin. Portanto, a USD Coin (USDC) foi criada pelo do consórcio Centre, capitaneado pela exchange (corretora) norte-americana Coinbase, em conjunto com a startup Circle.

Ao contrário de seus competidores, na USC Coin não há segredos sobre seu emissor, uma empresa registrada nos EUA que faz questão de trabalhar em conjunto com os reguladores. Em suma, o consórcio Centre busca trazer segurança ao investidor através de auditorias periódicas e observância às regras internacionais de prevenção à lavagem de dinheiro (AML).

Como é criado um USD Coin (USDC)?

É possível comprar novas moedas diretamente no emissor, através da startup Circle, ou da exchange norte-americana Coinbase. Em ambos os casos é solicitado um cadastro com envio de documentação, e, somente após aprovação, é possível transferir os dólares para a conta bancária indicada.

Atualmente a USD Coin encontra-se listada nas redes Ethereum (ERC-20),  Algorand (ASA), Solana (SPL), Stellar (asset), e Tron (TRC-20). Portanto, é necessário indicar um endereço em alguma dessas blockchains.

Cabe lembrar que existe um rigoroso processo de validação para a emissão de novas moedas USD Coin (USDC), portanto, é mais comum adquiri-las no mercado secundário. Desse modo, qualquer cliente consegue comprar a stablecoin através das exchanges que trabalham com este criptoativo.

Nem toda stablecoin é igual. A criptomoeda DAI, por exemplo, é garantida por uma cesta de ativos digitais, rebalanceada de forma automática para tentar manter a paridade com o dólar.

Como ocorre a negociação do USD Coin (USDC)?

Na teoria, o criptoativo USDC funciona de forma idêntica aos demais, como Pokadot (DOT) ou Ripple (XRP). O fato do emissor ter os respectivos dólares em conta bancária não torna obrigatório a negociação no mercado secundário ao preço de 1,00 dólar.

Cabe aos interessados na compra e venda em cada exchange determinar o preço que cada um deseja participar. Por exemplo, na Bitcointrade a negociação é denominada em Reais (R$), diferente das exchanges nos EUA ou Europa.

Em suma: não existe uma entidade responsável por manter a cotação próxima de 1,00 dólar, ou valor equivalente na moeda local. A paridade ocorre de forma natural, pois o próprio mercado tende a ajustar as diferenças entre cotações.

Afinal, Stablecoin é ou não dólar?

Não. USD Coin (USDC) é um criptoativo, um bem digital, e assim é reconhecido pela Receita Federal e reguladores. Dessa forma, o informe das movimentações dessa stablecoin, assim como eventuais ganhos de capital, seguem as normas do Bitcoin e demais criptomoedas.

De qualquer modo, deve ficar claro que a USC Coin (USDC) não é uma moeda oficial emitida por governos, e tampouco é reconhecida como moeda fiduciária pela legislação.

Vale a pena comprar USC Coin (USDC)?

A população de países com moedas fracas por conta do descontrole de gastos do governo é acostumada a buscar proteção no dólar, euro, e demais moedas fortes. Portanto, ao comprar USD Coin (USDC), o investidor busca proteção, e, ao mesmo tempo, ganha os benefícios trazidos pelo blockchain.

Outra vantagem para os usuários de criptomoedas é o envio 24 horas por dia, sem depender de bancos, casas de câmbio ou similares. Por esses motivos, vale a pena comprar a stablecoin USD Coin (USDC), e essa é mais uma das opções disponíveis para compra e venda na BitcoinTrade. Cadastre-se já!

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.