Você já ouviu falar de Bitcoins wallet? Sabe qual é a sua importância e funcionalidade na rotina daqueles que investem em moedas virtuais?

A carteira virtual Bitcoin, também chamadas de Bitcoin wallet ou carteira bitcoin têm a mesma função que as carteiras que conhecemos: guardar dinheiro. Porém, diferente daquela que você leva no bolso (ou na bolsa), a wallet pode ser totalmente virtual e serve apenas para guardar criptomoedas.

Neste artigo especial, você vai entender como funciona esse tipo de carteira, quais são seus principais tipos e características, além de aprender a escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades.

O que é uma wallet de Bitcoins

A função das carteiras — chamadas de wallets — é armazenar as moedas virtuais de modo que o seu proprietário possa utilizá-las quando for do seu interesse.

Entretanto, além da sua função de guardar moedas virtuais, algumas carteiras também permitem que sejam feitas operações financeiras, como, por exemplo, venda de Bitcoins.

É importante destacar que, tecnicamente, o usuário não precisa armazenar moedas virtuais em nenhum lugar. Na prática, o armazenamento de uma carteira virtual bitcoin, é feito pelas chamadas chaves criptografadas, que são as informações utilizadas para acessar endereços de Bitcoins e assinar respectivas transações.

De forma geral, essas ferramentas são desenvolvidas por empresas que atendem desde usuários compradores de Bitcoins a corporações que atuam no setor de moedas virtuais.

Quando as criptomoedas foram desenvolvidas, o número de carteiras era muito pequeno. No entanto, o mercado passou a ficar mais versátil, oferecendo soluções que foram desenvolvidas com base no crescimento e na disseminação das moedas e na ampliação das necessidades dos usuários e investidores.

Hoje, já é possível encontrar diversos tipos de wallets — cada um com características e particularidades próprias —, que são oferecidas por empresas variadas. O investidor deve conhecer esses tipos de carteiras para avaliar qual atende melhor às suas necessidades.

Tipos de wallet de Bitcoins

Você sabia que existem diversos tipos de wallets e que cada um conta com características e funções distintas? Você pode escolher dentre as melhores carteiras Bitcoin disponíveis no mercado financeiro digital.

Wallet desktop

É uma carteira instalada no computador, o que permite que as chaves privadas sejam armazenadas no disco rígido do dispositivo. Esse tipo está entre os mais seguros do mercado, tendo em vista o baixo risco de invasão e vazamento das informações para terceiros.

Wallet hardware

A carteira funciona como um pendrive em que o investidor pode armazenar as suas chaves. Isso faz dela uma carteira física, já que conta com um dispositivo específico para armazenamento.

A grande vantagem da wallet hardware é que ela não pode ser acessada via rede, o que a torna imune aos vírus.

Wallet mobile

É a carteira favorita da maioria dos usuários. Aplicativos de wallets para smartphones são alternativas práticas, especialmente para quem movimenta suas criptomoedas com frequência.

Nos aplicativos, o programa armazena as chaves privadas, permitindo transações por meio da leitura de QR Code. Todavia, é importante que o usuário fique atento. Caso perca o aparelho, o investidor perde também seus Bitcoins.

Se o usuário tem valores muito altos, essa pode não ser a opção mais interessante. Além disso, é recomendado que o investidor mantenha nesse tipo de carteira apenas os valores que serão utilizados no seu dia a dia.

Wallet papel

Muitos investidores sequer sabem da existência da wallet de papel, mas é completamente possível optar por uma carteira de papel. Essa ainda é a maneira mais segura de manter as chaves privadas longe do ataque de hackers.

A carteira de papel nada mais é do que um documento físico que contém as chaves pública e privada impressas em formato de QR Code.

Wallet web

Também conhecida como e-wallet, ela permite o armazenamento de chaves privadas em um servidor conectado à internet, possibilitando o acesso em diversos dispositivos, inclusive smartphones.

É uma modalidade muito prática para o investidor. No entanto, ao optar por ter uma carteira no servidor de uma empresa terceira, o usuário corre o risco de sofrer as consequências em caso de falhas de segurança que independem da sua vontade.

Como escolher uma Bitcoin Wallet

Quer saber como escolher uma Bitcoin wallet e começar a guardar suas moedas virtuais de forma segura? Escolha a melhor carteira Bitcoin, que mais se encaixe com o seu perfil de investidor

Lembre-se de que uma wallet é como uma carteira física. Por isso, a melhor carteira bitcoin será aquela que esteja de acordo com as suas necessidades, sempre prezando pela segurança da carteira.

É importante estar ciente de que se você perder a sua wallet, pode perder todo o dinheiro que está guardado nela. Portanto, estude bastante para fazer a escolha certa.

Gostou deste post sobre wallet de Bitcoins? Quer continuar a ler conteúdos sobre o mercado das criptomoedas? Então, aprofunde o seu conhecimento e leia nosso artigo “Entenda como investir em criptomoedas“.