O mercado acionário não é um indicador da situação atual da economia, tanto pela amostragem empírica, quanto pela lei de oferta e demanda, o livre mercado que rege o preço de cada ação individualmente.

Ainda assim, deveria-se esperar que houvesse alguma conexão com a realidade, uma vez que o lucro e crescimento das empresas está ligado à situação econômica global.

O que nos diz o histórico de preços das ações em relação aos rumos da economia? Toda crise necessariamente gera um crash, uma queda forte nas cotações? Como entram o Bitcoin e as criptomoedas nesta história?

Finalidade das Ações de Empresas

Nem toda empresa é negociada em Bolsa de Valores. Na verdade a vasta maioria das corporações, mesmo as S/A – sociedades anônimas – que podem contar com diversos sócios, são de capital fechado.

No entanto, financiar a empresa através da venda de ações ao mercado é a maneira mais barata de captar recursos. Através do compromisso de distribuição de parte dos lucros futuros, a empresa consegue levantar recursos sem necessidade de pagamento de juros, ou até mesmo de quitar o principal.

Outra vantagem para a empresa é a possibilidade de utilizar estas ações como garantia para financiamentos e cartas de crédito. As empresas de capital aberto possuem maiores exigências de contabilidade e transparência, que ajudam a reduzir taxas e a abrir portas para negócios internacionais.

Vantagens para o acionista

Imagine você entrar de sócio em uma empresa, por maior que seja, porém sem ações listadas em Bolsa de Valores. Mesmo que seja altamente rentável, a Diretoria pode optar por reinvestir o montante ou manter uma reserva de lucros em seu balanço.

A única forma para este acionista extrair este valor é vendendo suas cotas, necessariamente por um valor mais alto do que pagou. No entanto, os demais sócios sabem que não há um grande mercado de compradores para tais cotas, justamente por não haver liquidez.

Desta forma, o acionista se beneficia pela existência de um mercado secundário, onde ações da empresa são negociadas de forma simples e eficiente. 

Existem diferentes níveis de governança, que além de conferir transparência e regras mais rígidas para distribuição de dividendos, garante que no caso da venda do controle este acionista irá receber o valor proporcional.

Bolsas vs Economia

Variação do PIB vs ano anterior, fonte: CEIC Data

Índice Ibovespa em Dólar, fonte: CEIC Data

É possível notar que, em linhas gerais, há uma correlação entre o Produto Interno Bruto (PIB) e a performance do Ibovespa em Dólar. No entanto, entre 2010 e 2012, por exemplo, o país se recuperava de uma crise, apresentando forte crescimento no comparativo ano/ano, e mesmo assim o mercado foi incapaz de buscar novas máximas.

Da mesma maneira, no auge da queda do PIB em 2016, o Ibovespa já iniciava uma forte trajetória de recuperação. Isso nos dá um sinal de que há uma antecipação de expectativas, indicando que os investidores tomam decisões baseadas no crescimento futuro, ao invés da situação atual.

Seria leviano e superficial afirmar que o PIB é o único fator que direciona os mercados acionários, mas precisamos lembrar que câmbio, risco de calote, eleições e demais forças acabam refletindo no desempenho deste indicador, mesmo que no futuro.

Bitcoin vs Bolsa de Valores

Assim como as ações listadas podem iniciar um movimento de alta no auge da crise, com o mercado ajustando expectativas futuras, os investidores de Bitcoin estão fugindo do risco das moedas fiduciárias, ou ao menos buscando procurando proteção contra a inflação.

Para o holder de Bitcoin, é irrelevante uma alta no S&P500, indicador acionário dos EUA. Um cenário de incerteza política, até mesmo na eleição dos EUA, pode ser extremamente negativo para as bolsas mundiais.

Tivemos ao longo de 2019 uma disputa comercial acirrada entre China e EUA, que foi muito benéfica para o Bitcoin. Os fatores que direcionam cada um dos ativos é completamente diferente, apesar de eventualmente caminham de maneira semelhante.

Quer saber se existe alguma fórmula no preço do Bitcoin? Neste outro artigo explicamos a o que é uma stablecoin, e como competem com as demais moedas.


Sugestão: siga a BitcoinTrade no Instagram e Youtube para se manter informado e acompanhar nossas lives e dicas de investimento. Venha para a exchange mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin