4 dicas para realizar uma transferência online de maneira segura

A cada dia, optar pela transferência online virou uma das principais preferências do consumidor. Visto que, hoje, é tudo mais fácil com a presença da tecnologia e da Internet, fazer transações bancárias por meio do computador ou de um smartphone é bem mais viável do que dirigir-se a uma agência ou ao caixa eletrônico.

Porém, é preciso ficar atento aos riscos que envolvem essa ação. Sabemos que a Internet trouxe muitos avanços e otimização de tempo à vida das pessoas, mas, ao mesmo tempo, é preciso se prevenir, devido às vulnerabilidades que esse ambiente pode proporcionar ao realizar transações bancárias, principalmente se forem feitas com a finalidade de comprar criptomoedas, realizando transferências para qualquer carteira virtual.

Por esse motivo, vamos listar 4 dicas para realizar uma transferência online com segurança. Confira abaixo quais são elas!

1. Proteja o seu dispositivo

Antes de mais nada, entenda que é preciso proteger o seu dispositivo, seja ele um celular, seja ele um computador. Estamos falando de verificar se o sistema operacional utilizado é o mais atual, com as devidas atualizações.

Pode parecer bobagem, mas as versões mais atualizadas do sistema operacional garantem que o computador não contenha vulnerabilidades que ocorreram em versões anteriores. Para os celulares, o ideal é realizar a mesma coisa. Além disso, é indicado verificar também a versão do aplicativo para fazer a transferência online pelos mesmos motivos.

2. Evite utilizar computadores ou redes públicas

Outra dica interessante é evitar realizar uma transferência online por meio de um computador público, ou, então, de uma rede pública, no caso de ela ser feita pelo celular. O fato é que é impossível saber se ambos têm a segurança devida para executar essas transações. Afinal, muitas pessoas fazem uso desses computadores e redes a todo tempo.

Então, sempre que possível, opte por essa ação somente em dispositivos e redes em que você confia, caso contrário, o risco de ter problemas futuros é enorme. Pensando em um cenário em que é preciso realizar uma transferência bancária para a compra de criptomoedas, estar em um ambiente duvidoso pode representar uma grande dor de cabeça futuramente.

3. Tenha cuidado com os golpes

É muito comum a ocorrência dos chamados golpes financeiros por meio da Internet. Estamos falando daquele e-mail que você pode ter recebido com a orientação de transferir uma quantia para uma instituição bancária ou para terceiros, no geral, devido a uma dívida ou outro motivo qualquer, por exemplo.

Sugerimos que você desconfie disso, principalmente se for enviado um link para realizar tal ação. Antes de acessá-lo, verifique se você tem essa pendência financeira, se o remetente é confiável, dentre outros cuidados.

Caso contrário, a chance de você cair em um golpe será grande, tanto em relação à questão de fazer uma transferência online indevida quanto à possibilidade de infectar o seu computador com algum programa malicioso.

4. Verifique a segurança do site

Por fim, nossa última dica é relacionada à segurança do site em que a transferência online será realizada. Antes de mais nada, pesquise e verifique se, de fato, ele é seguro. Após isso, confira se a sua criptografia está funcionando e se a barra de endereço tem o símbolo do cadeado, indicando que o ambiente é protegido. É importante conferir também se o site apresenta a certificação PCI, um valioso recurso que ajuda a garantir a segurança das transações feitas nele.

Dessa forma, a chance de acontecer algo errado é reduzida drasticamente. Além disso, avalie os banners e anúncios que aparecem ao longo da página, pois muitos deles podem conter componentes duvidosos.

Tenha em mente também que, em uma transferência online, serão solicitados os seus dados pessoais e bancários. Por isso, é importante tomar os cuidados devidos ao fornecer essas informações importantes.

Você tem mais alguma dica de segurança em relação às transações bancárias? Então, conte-nos no espaço de comentários abaixo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"