Seja no mercado financeiro tradicional, seja no universo das criptomoedas, todo investidor tem as suas próprias estratégias. Uma bem comum entre os criptoinvestidores é a manutenção dos ativos por tempo indeterminado. Essa ação é chamada de HODL.

A expressão pode confundir algumas pessoas que ainda estão iniciando no universo do Bitcoin e das altcoins – e também tem uma origem bem curiosa. Continue lendo este artigo para descobrir o que é HODL e como essa história começou!

O que é HODL?

HODL é uma expressão que vem da palavra hold, em inglês “segurar, manter”. Holdar criptomoedas, portanto, é manter as criptomoedas em sua posse por tempo indeterminado, não se afligindo com as variações de preço registradas.

Para os hodlers, dentro de alguns anos, as criptomoedas substituirão as moedas fiduciárias tradicionais e, assim, eles acreditam que a valorização desses ativos atingirá níveis até então não registrados.

Além disso, algumas criptomoedas, como é o caso do Bitcoin, têm uma tendência histórica de altas que se repetem como um padrão. Assim, os holders aproveitam a época de baixa dos preços para investir em Bitcoins, aguardando a próxima alta histórica.

Por exemplo, em 2013, o Bitcoin teve uma alta histórica, atingindo a marca dos 198 dólares. Muitos holders compraram a criptomoeda nessa época e aguardaram até a próxima alta histórica, que ocorreu em 2017, quando o ativo atingiu a casa dos 19 mil dólares.

Assim, as estratégias de holder são de longuíssimo prazo, pois os ciclos de mercado são temporariamente muito longos.

Como a expressão surgiu?

Talvez você já tenha notado que a expressão HODL se assemelha muito a palavra HOLD, em inglês, certo? Na verdade, essa expressão nasceu, justamente, de um erro de digitação.

A expressão surgiu em um post no fórum BitcoinTalk, quando o usuário “GameKyuubi” reclamava sobre suas habilidades de trader. No dia das postagem, o Bitcoin tinha caído de 876 dólares para 455 dólares em apenas 1 dia. Diante disso, como o usuário dizia não ter habilidades com trade, ele resolveu “hodlar” os Bitcoins.

A expressão HODL, hoje muito usada entre os investidores de criptomoedas, surgiu de um erro de digitação em um fórum sobre Bitcoins.

O usuário até chegou a perceber o erro de digitação, mas estava tão bravo (ou bêbado) com a situação que não se importou.

Em menos de 1 hora, o HODL começou a virar meme entre os usuários do fórum e logo se tornou sinônimo de uma abordagem de investimento que evita as negociações com base em movimentos de preço de curto prazo.

Outras expressões do universo das criptomoedas

Assim como o HODL, que nasceu de uma postagem no fórum BitcoinTalk, existem outras expressões do universo das criptomoedas que são muito usadas. Seja para lidar com investidores, seja para entender melhor a comunicação no universo das criptomoedas, é interessante conhecer esse vocabulário.

Bear

“Urso”, em inglês, é uma expressão usada em Wall Street e designa um contexto negativo para o mercado. É quando o preço de uma criptomoeda despenca – indo para baixo, como a patada de um urso quando ataca. É o oposto de Bull (Touro), expressão usada para um contexto positivo de mercado – indo para cima, como os chifres de um touro quando ataca.

Whale

“Baleia”, em inglês, é um termo incorporado dos apostadores e designa aquele trader com uma “conta gorda”. Essas pessoas também são chamadas de baleia alta.

Rekt

Rekt é uma palavra em inglês escrita com erros de ortografia (o correto seria wrecked) e significa náufrago, naufragado. É usado para designar o investidor que perdeu tudo com a queda do preço das criptomoedas, arruinando seu patrimônio.

Mas, afinal, vale a pena holdar?

É difícil definir se o HODL é uma boa tática ou não. Afinal, cada investidor possui suas próprias estratégias. O mais importante é entender cada uma delas e saber se ela funciona para o seu perfil e os seus objetivos com o investimento nas criptomoedas.

A estratégia HODL se baseia em um investimento de longuíssimo prazo e que, geralmente, não encontra justificativas plausíveis no gráfico de históricos da criptomoeda.

Por isso, alguns usuários dizem que HODL não é uma estratégia de investimento, mas sim uma filosofia – já que muitos mantêm suas criptomoedas acreditando que, em um futuro breve, elas substituirão as moedas fiduciárias.

Ao optar por essa estratégia, é importante reduzir a exposição ao risco – por isso a recomendação é diversificar seu portfólio, incluindo outras criptomoedas na sua carteira. A análise deve considerar aspectos como: adoção da moeda, poder de processamento da rede, número de transações por dia, cenário econômico, engajamento da comunidade e outros.

Vantagens

Aqueles que usam a estratégia de HODL em seus investimentos em criptomoedas confiam que, um dia, as moedas virtuais substituirão as chamadas moedas fiduciárias.

Hodlar conta com algumas vantagens, como:

Desvantagens

Mas, como todas as estratégias, o HODL também apresenta alguns pontos negativos que precisam ser considerados, como:

Então, diante disso, holdar é uma boa estratégia? Tudo dependerá do seu perfil de investidor, do conhecimento que possui do mercado das criptomoedas e, claro, do seu controle emocional, além do quanto acredita no potencial do ativo.

A verdade é que muitas pessoas já conseguiram ganhar bastante com a estratégia de comprar e guardar, enquanto outros acabaram perdendo dinheiro. Não existe uma fórmula mágica que funcione para todos e o ideal é se conhecer, primeiro, antes de buscar qualquer investimento, além de diversificar a sua carteira.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que HODL é uma expressão para a palavra “hold”, que significa uma estratégia de investimento em criptomoedas. 

Definir se essa é uma boa estratégia para você, depende de muitos fatores. Existem investidores que apenas praticam o buy and hold – e outros que preferem operar no curto prazo, como o day trade. E há como ter ganhos com ambas as opções.

Agora que você sabe o que é HO, que tal fazer um depósito na BitcoinTrade e testar suas estratégias?

Conheça a BitcoinTrade!