Um depósito bancário é o processo financeiro utilizado para que bancos recebam determinada quantia de dinheiro, seja na sua própria conta ou na conta de terceiros. Mas você conhece as melhores maneiras realizar essa operação?

A revolução digital tornou a vida dos usuários muito mais simples, otimizando processos anteriormente demorados. Hoje em dia existem diversas opções como o depósito bancário, seixa físico, eletrônico, cheque e até mesmo pela internet. 

O surgimento do Internet Banking, em especial, fez com que boa parte das pessoas resolvesse qualquer assunto relacionado a operações bancárias  pelo computador ou celular. No entanto, em alguns casos, ainda é preciso se dirigir a uma agência para realizar determinadas atividades, como um depósito.

Entretanto, é necessário estarmos atentos às normas e recomendações de privacidade e segurança no momento das transações. Pensando nisso, listamos abaixo dicas para que você saiba a melhor forma de realizar um depósito bancário  

Quais os dados necessários para realizar um depósito bancário?

Para facilitar o processo, antes de tudo, tenha sempre em mãos os dados financeiros da conta em que deseja realizar o depósito. Os dados em geral solicitados são:

  1. Nome do titular ou instituição
  2. Número do CPF ou CNPJ
  3. Número do banco
  4. Agência e conta do beneficiário

Agora que já possui os dados necessários, você pode escolher a opção desejada para o depósito. 

 Qual a melhor opção para realizar um depósito bancário?

 Para realizar um depósito bancário você deve se dirigir a um caixa físico ou caixas eletrônicos, portando a quantia desejada em dinheiro físico ou cheque. A escolha da melhor opção deve estar pautada no valor,  tempo de processamento da operação e disponibilidade de deslocamento.  

Detalhamos a seguir as especificações de cada modalidade de depósito bancário:

Depósito bancário em caixa físico: 

O caixa físico é a opção mais recomendada para o depósito de grandes quantias e transferência imediata. Para realizar essa operação você deve seguir os seguintes passos:

  1. Se deslocar até uma agência do banco desejado para o depósito. 
  2. Ter em mãos os dados da conta para realizar o depósito e a quantia de dinheiro para o depósito.
  3. Realizar o depósito pelo caixa com o auxílio do funcionário da agência. 

Está é a forma mais segura para realização de depósitos de altas quantias, por ser realizada diretamente com profissionais da agência. Entretanto, apesar da transferência ser imediata, essa opção exige deslocamento até a agência mais próxima e atenção aos restritos horários de atendimento disponíveis em cada banco.

Depósito em caixa eletrônico

O depósito bancário em caixa eletrônico faz parte das modernidades que facilitam as operações bancárias.

O depósito em caixa eletrônico é uma alternativa que pode ser realizada através do autoatendimento nas máquinas, mas que não elimina a necessidade de ir até uma agência. Essa operação geralmente acontece por meio de um envelope específico, disponibilizado na agência ou no próprio caixa eletrônico.

Primeiramente, verifique as políticas da instituição relacionadas ao depósito em caixa eletrônico e se a máquina em questão realiza a operação de depósito. Pois, não são todos os caixas que estão autorizados a realizar esse tipo de transação, além disso, alguns bancos podem não permitir depósito em máquinas não filiadas a ele. 

Se você já conferiu e está tudo certo, pode seguir com o depósito. O processo pode variar de acordo com a agência do banco e o modelo do caixa eletrônico, mas em geral os passos para realizar este tipo de depósito são:

  1. Adicionar a quantia nos envelopes disponibilizados pela agência;
  2. Preencher corretamente o envelope com os dados bancários do beneficiário;
  3. Inserir o cartão e senha para liberar o acesso na máquina;
  4. Encontrar a opção depósito no painel de autoatendimento do caixa;
  5. Digitar o valor a ser depositado;
  6. Inserir o envelope selado no local indicado pela máquina;
  7. Confirmar o depósito e retirar o comprovante. 

Apesar da modalidade de depósito em caixa eletrônico facilitar o acesso e evitar grandes filas nas agências bancárias, esse tipo de depósito não cairá na conta imediatamente, podendo demorar de um a três dias úteis para a compensação.

Depósito de cheque ou dinheiro vivo?  

O depósito de cheque é um método que não envolve dinheiro físico e também pode ser realizado em caixas físicos ou eletrônicos. A diferença está no prazo de compensação, de dois a três dias, pois necessitam de conferência manual do valor e crédito em conta

Sendo assim, no período anterior a confirmação, o montante aparece na conta do beneficiário como valor bloqueado. Somente após a verificação o valor pode ser disponibilizado para uso. 

No caso de depósitos em caixa eletrônico, é importante se atentar na descrição correta do valor e ao tipo de envelope utilizado, pois existem diferenças nos envelopes para depósito de cheque e depósito de dinheiro.

Operações com dinheiro vivo, por exemplo, possuem limite de valor e número de cédulas por envelope. Quando se trata de quantias grandes, é necessário realizar diversos depósitos em diferentes envelopes até chegar ao valor desejado. 

Independente do método escolhido, lembre-se sempre guardar o comprovante de depósito para verificação da transação. Em caso de qualquer erro, comunique a agência e mostre o comprovante para solucionar o que for preciso.

E então, já sabe como fazer depósito bancário? Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de outras informações que podem ajudar a sua vida financeira!